Sarau cultural da EcoFeira promove encontro com grupo Araçá, de produtos orgânicos

• Quinta, 30 de Maio de 2019

Ocorreu dia 28 de maio mais um Sarau cultural promovido pela EcoFeira, que também acontece todas as quartas-feiras, no corredor central da Unisinos. Estiveram presentes nesta edição a professora Rosana Kirsch e Agda Santos, participantes do Grupo Araçá de Consumo Responsável. O grupo faz mediação com mais de vinte produtores, de diferentes cidades da região, proporcionando que as mercadorias sejam distribuídas em São Leopoldo, Novo Hamburgo e Campo Bom

Nessas três cidades, já existem núcleos de distribuição, e um dos tópicos do encontro dessa quarta foi a ideia de constituir um núcleo na Unisinos São Leopoldo. Conforme sugestão das ministrantes, depois de um período de experiência, pode-se criar um núcleo fixo na universidade, facilitando a aproximação dos alunos com os produtos. Para esse encontro, foi promovida uma pequena capacitação sobre o uso do site do Grupo Araçá, onde ficam disponíveis os produtos para os pedidos, e informações sobre os produtores. Os pedidos são feitos uma vez por mês, com datas fornecidas no site, para que os alimentos tenham tempo de serem produzidos naturalmente.

O Grupo Araçá realiza reuniões semestrais para organização de questões importantes e reuniões mensais em que estejam presentes, no mínimo, um membro de cada núcleo. Todas as decisões e balanços são comunitários e promovem a participação da comunidade, que se reconhece no coletivo como agente de cidadania para o local onde vivem. Um dos diferenciais dessas práticas é, justamente, começar a pensar toda a rede de produçãovendaconsumo como parte de um mesmo ciclo que precisa estar em equilíbrio. Utilizar insumos disponíveis dentro dessa rede fortalece as relações interdependentes das comunidades.

Na próxima quarta-feira, acontece uma exibição de Cine-vídeo, além da feira de produtos no corredor central. Acompanhe aqui a programação completa da EcoFeira Unisinos para o primeiro semestre de 2019.