EcoFeira Unisinos promove o diálogo sobre consumo consciente

• Sexta, 26 de Abril de 2019

Ecofeira Unisinos foi idealizada para a promoção de práticas sociais, ambientais e ecológicas, possibilitando o diálogo dentro da universidade sobre temas tão pertinentes à nossa realidade, como cidadaniapolíticas públicas e meio ambiente. Toda quarta-feira, feirantes da região reúnem-se no corredor em frente ao Instituto Humanitas Unisinos - IHU para a mostra e venda de seus produtos. Assim, o intuito da feira é também valorizar o produtor e o desenvolvimento a partir da produção local.

Paralelo às atividades de mostra e comercialização de produtos naturaissustentáveis e orgânicos, semanalmente a EcoFeira Unisinos promove atividades culturais que fomentam o diálogo de ensinagens no ambiente acadêmico. Na última quarta-feira, dia 24 de abril, o evento oportunizou, em parceria com o Grupo Araçá de Consumo Responsável, uma roda de conversa sobre consumo consciente.

Conheça o Araçá

O Grupo Araçá trabalha na região do Vale do Rio dos Sinos justamente como um grupo de consumo consciente. A equipe conecta o produtor agroecológico ao consumidor que tem buscado produtos com menor impacto ambiental. As encomendas são realizadas on-line, pelo site www.araca.eco.br, e entregues pelo grupo em núcleos do Araçá. Hoje, cerca de 150 pessoas participam do coletivo de compras e aproximadamente 40 produtores fornecem sua produção a cinco núcleos da equipe espalhados na região.

Uma vez por mês são realizados os pedidos, que são entregues na semana seguinte nos núcleos do grupo ou pela equipe do Bicicletar – voluntários que entregam de bicicleta os produtos na região. O pedido mínimo é de R$ 30,00 e há uma taxa de contribuição de R$ 10,00 mensais para os participantes. Essa contribuição mensal é utilizada para cobrir as despesas como o combustível dos voluntários que se prontificam a fazer o transporte das mercadorias.

Círculo Cultural

A roda de conversa faz parte dos encontros do Círculo Cultural, que integra a programação da Ecofeira, ocorrendo uma vez por mês nos corredores da Unisinos. O prof. Telmo Adams, do PPG de Educação da Unisinos, mediou a conversa sobre consumo consciente, retomando o último encontro do Círculo, que discutiu as mazelas da fome a partir do documentário “Histórias da Fome no Brasil”, de Camilo Tavares.

A fome e o consumo consciente são temas que estão intimamente ligados e devem ser igualmente debatidos. O estímulo à economia solidária é um dos caminhos para que o desperdício das grandes produções diminua, incentivando assim a produção local. Consumindo do produtor regional, busca-se uma melhor qualidade nos alimentos por um preço que seja justo e acessível à comunidade. “É uma questão de resistência. De descentralizar essas grandes empresas, essas grandes multinacionais que são donas de outras pequenas empresas”, explica Rafael Santos, do Grupo Araçá.

Durante o encontro, foi debatida a possibilidade de a Unisinos tornar-se também um núcleo do grupo, com a compra de produtos não perecíveis. A compra de frutas, legumes, verduras ou hortaliças no campus continuará sendo realizada semanalmente com os expositores da EcoFeira. Assim, ficou acordado que o Núcleo Unisinos iniciará as atividades no mês de maio e os produtos serão entregues na AduniSinos, que fica no corredor central da universidade.

Contatos podem ser feitos com a Adunisinos, pelos telefones (51) 35908500 (ramal 5500) ou (51) 989547487 (Fabrício) e pelos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..