Oficina sobre PANCs promove conhecimento acerca da diversidade na alimentação

• Quarta, 29 de Maio de 2019

Ocorreu, na quarta-feira, dia 22 de maio, a terceira etapa das oficinas sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais - PANCS, realizada pela EcoFeira Unisinos, com participação da bióloga Daiani Fraporti dos Santos, integrante do Programa de Ação Socioeducativa na Comunidade - PASEC

A ministrante iniciou a oficina relembrando algumas plantas mencionadas nas edições anteriores e fez uma explicação sobre o que se entende por PANCs. Elas são, como o nome diz, plantas alimentícias não convencionais, geralmente tradicionais e regionais, que anteriormente foram usadas como alimento, mas a homogeneização do comércio fez diminuir o consumo. São ervas comestíveis espontâneas que nascem nos jardins, nas hortas, campos e matas, também mais fáceis de cultivar, livres de agrotóxicos e, por conseguinte, mais frescas.

Daiani explicou ainda que, pela necessidade de se produzir mais alimento e cada vez mais rápido, as plantas comercializadas acabam adquirindo menos nutrientes do solo. Já as PANCs nascem no seu tempo e são uma rica fonte de ferro, vitaminas e fibras. Muitas delas, inclusive, têm valor medicinal como chás ou no próprio consumo in natura.

Juntamente com os alunos participantes dos cursos de Jornalismo, Psicologia e Economia, foi debatida a exigência de pesquisadores conhecidos ou bases acadêmicas reconhecidas para que essa sabedoria e informações sejam aceitas. Como se trata de um assunto que apenas agora, aos poucos, começa a ter a atenção de pesquisadores, fica mais difícil validar estudos práticos de comunidades ou produtores.

A EcoFeira acontece todas as quartas-feiras, no corredor central da universidade. Também ocorre uma atividade cultural relacionada à sustentabilidadealimentação e cidadania, promovida pela EcoFeira e com participação gratuita para alunos e pessoas da comunidade.