Artigo fundamental para definir o início do Antropoceno. Artigo de José Eustáquio Diniz Alves

Revista ihu on-line

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Clarice Lispector. Uma literatura encravada na mística

Edição: 547

Leia mais

Mais Lidos

  • Müller também se recusa, na 'TV do diabo', a participar do Sínodo

    LER MAIS
  • Aquele que veio para desconstruir e devastar - Frases dia

    LER MAIS
  • Desmatamento na Amazônia já chega a quase 9 mil km² em 2021, mostra Imazon

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


27 Outubro 2020

"O estabelecimento da nova época proposta formalizaria o uso do termo Antropoceno, que já tem sido amplamente utilizado em pesquisas que descrevem mudanças induzidas por ações humanas e registradas em arquivos geológicos", escreve José Eustáquio Diniz Alves, doutor em demografia e pesquisador titular da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – ENCE/IBGE, ao comentar artigo[1] publicado pela revista Nature (Communications Earth & Environment). O comentário foi publicado por EcoDebate, 26-10-2020.

Eis o texto.

Olá pessoal,

O artigo abaixo publicado na Nature (Communications Earth & Environment) mostra como o crescimento demoeconômico de 1950 até o presente (70 anos) gerou uma quantidade de recursos energéticos (principalmente energias fósseis como o carvão e os hidrocarbonetos) superior ao que consumiram nossos antepassados no Holoceno, a época geológica que se estende por aproximadamente 11.700 anos até a atualidade.

Em números, os autores estimam que o consumo de energia da humanidade, nos últimos 70 anos, chegou a aproximadamente 22 zetajoules, em comparação com apenas 14,6 zetajoules, no período entre o final da última Era do Gelo (11.700 anos atrás) e 1950.

Assim, os humanos se tornaram uma força geológica nos últimos 300 anos, particularmente após o início da revolução industrial global em 1850, quando o excesso de energia (combustível fóssil) tornou-se amplamente disponível. Existem fortes relações entre três parâmetros: população global, uso global de energia e produtividade global. O aproveitamento de combustíveis fósseis permitiu aos humanos aplicar esse excesso de energia disponível além da simples produção e sobrevivência de alimentos. Como resultado, a taxa de crescimento da população humana aumentou rapidamente, com pico durante a metade do século 20, assim como as taxas associadas de consumo de energia e produtividade.

O resultado foi a ‘Grande Aceleração’ de meados do século 20, quando a humanidade começou a dominar muitos dos ciclos planetários descritos no artigo. Assim como o entrelaçamento da população humana global, consumo de energia e produtividade, os principais traçadores ambientais também aparecem fortemente acoplados uns aos outros e a essas três forças humanas.

O Grupo de Trabalho do Antropoceno (AWG) votou para afirmar que o Antropoceno deve ser tratado como uma unidade cronoestratigráfica formal … Registros geológicos que caracterizam a base do Antropoceno estão sendo reunidos e, no devido tempo, as recomendações do Grupo exigirão a aprovação da Comissão Internacional de Estratigrafia.

Os dados narrativos e quantitativos apresentados no artigo sustentam fortemente a trajetória do Sistema Terrestre longe de um estado holoceno do sistema, substancialmente e globalmente, em meados do século 20, por volta de 1950.

O estabelecimento da nova época proposta formalizaria o uso do termo Antropoceno, que já tem sido amplamente utilizado em pesquisas que descrevem mudanças induzidas por ações humanas e registradas em arquivos geológicos.

Vale a pena ler…

Nota:

[1] Extraordinary human energy consumption and resultant geological impacts beginning around 1950 CE initiated the proposed Anthropocene Epoch. DOI (aqui). Texto disponível em inglês aqui.

 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Artigo fundamental para definir o início do Antropoceno. Artigo de José Eustáquio Diniz Alves - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV