40 dias pelo Rio: Navegando juntos a boa nova de Deus a caminho do Sínodo Amazônico - 7º dia

02 Setembro 2019

 

 

Dia 7 de Navegação - 02 de Setembro
Petição permanente para o Sínodo Amazônico no início de cada dia:

“Que o Deus da vida e da beleza, o Espírito Santo que nos impulsiona para mais fraternidade, unidade e dignidade, o Cristo encarnado da Boa Nova, da inculturação e da interculturalidade nos proporcionem serenidade, discernimento e coragem para encontrar novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral neste Sínodo Amazônico. Tudo isso para o bem e a vida de seus povos e comunidades, e para caminhar mais juntos pelo Reino”.

Medite por alguns momentos neste pedido inicial, busque a calma interior para entrar neste momento para navegar pelas águas da Amazônia e a vida da Igreja a serviço de seus povos e comunidades, e para ouvir o chamado de Deus através de sua palavra viva. 

 

Leitura do dia (cada um e cada uma são convidados a aprofundar a leitura completa de acordo com suas próprias necessidades e critérios): 

"Dirigiu-se a Nazaré, onde se havia criado. Entrou na sinagoga em dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler. Foi-lhe dado o livro do profeta Isaías. Desenrolando o livro, escolheu a passagem onde está escrito: O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a Boa-Nova aos pobres, para sarar os contritos de coração, para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para pôr em liberdade os cativos, para publicar o ano da graça do Senhor. E, enrolando o livro, deu-o ao ministro e sentou-se; todos quantos estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. Ele começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu este oráculo que vós acabais de ouvir”. Lucas 4, 16-30 (fragmento).

Reflexão sob a perspectiva do Sínodo Amazônico: Neste sínodo amazônico, nos sentimos confiantes da presença de Jesus no meio da realidade cotidiana de seu povo e comunidades. Sua voz ecoa profundamente através de rios, florestas, montanhas, comunidades, vilas e cidades e no coração de mulheres e homens simples. Sua promessa de liberdade para quem mais sofre encontra a terra fértil desejada no coração dos povos e comunidades da Amazônia.  Aqui está se cumprindo sua promessa de uma Igreja que se sente chamada a levar as boa nova da salvação, e a ser uma presença atuante e encorajadora para que isso aconteça. Este Sínodo causou desconforto em muitos poderosos, mas com a certeza da comunhão não podemos esquecer que o próprio Jesus prometeu essa liberdade aos mais esquecidos. Esta libertação é integral ou não será assim, porque os cegos que não veem o que acontece nesta Amazônia também são destinatários dessa promessa e verão novamente. Este Sínodo Amazônico, neste Kairós, é reconhecido naquele ano de graça prometido pelo Senhor. 

 

Contemplação

Contemplemos a imagem deste dia e tomemos um momento para reconhecer nossa própria vida e experiência na Igreja e ao serviço da Amazônia para pedir luz nesta palavra de Deus em preparação para o Sínodo. Escrever meus pedidos particulares e permanecer neles durante este dia. Convidamos você a manter um registro de tudo o que o Espírito nos provoca como  preparação interior para o Sínodo AMAZÔNICO

 

Citação para fechar a meditação:

Laudato Si', 245: Deus, que nos chama a uma generosa entrega e a oferecer-Lhe tudo, também nos dá as forças e a luz de que necessitamos para prosseguir. No coração deste mundo, permanece presente o Senhor da vida que tanto nos ama. Não nos  abandona, não nos deixa sozinhos, porque Se uniu definitivamente à nossa terra e o seu amor sempre nos leva a encontrar novos caminhos. Que Ele seja louvado!

 

Leia mais

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV