Chanceler do Arcebispado de Santiago se declara culpado por abusos

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

26 Mai 2018

Na terça-feira, 2 de janeiro passado, o chanceler do Arcebispado de Santiago do Chile, o sacerdote Óscar Muñoz Toledo (56 anos), ordenado em 3 de junho de 2000, se autodenunciou por ter cometido abusos, perante as autoridades eclesiásticas da arquidiocese. Não se sabe, por enquanto, se o presbítero fez o mesmo perante os tribunais civis. A notícia da autodenúncia foi dada nessa quinta-feira, 24, no site do arcebispado da capital chilena.

A reportagem é de Luis Badilla, publicada em Il Sismografo, 25-05-2018. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

A nota esclarece que o sacerdote, que também era pároco, foi imediatamente suspenso, afastado e banido do exercício público de seu ministério. Após a investigação local, o dossiê foi enviado à Congregação para a Doutrina da Fé, o dicastério vaticano competente nessa matéria.

A notícia está causando um certo escândalo na imprensa chilena não só pela situação que o país está vivendo após a renúncia dos bispos depois do encontro com o Papa Francisco para enfrentar a crise da Igreja e gravíssimos casos de abuso sexual, de consciência e de poder.

Neste caso, há um detalhe trágico: o padre que se autodenunciou por abuso é o mesmo que recebia as declarações de Cruz, Murillo, Hamilton e outros sobre as suas denúncias contra Fernando Karadima, o padre pedófilo em série.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Chanceler do Arcebispado de Santiago se declara culpado por abusos - Instituto Humanitas Unisinos - IHU