Para New York Times, crise da Igreja chilena começou com Woityla

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

28 Mai 2018

Quem assinou o “j’accuse” contra Karol Wojtyla foi o New York Times, que afirmou que todos os problemas da Igreja chilena decorrem da mudança imposta nos anos 1990 pela Cúria liderada pelo papa polonês.

A reportagem é de Fai.informazione.it, 27-05-2018. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

João Paulo II, escreveu Patricio Fernández, quis substituir uma hierarquia próxima da Teologia da Libertação por prelados conservadores – “elitistas e distantes de seu rebanho” – que não teriam sido capazes de acompanhar a entrada do país na contemporaneidade e na democracia após a ditadura de Augusto Pinochet.

Um conceito não muito diferente do assinado pelo teólogo jesuíta Jorge Costadoat: “Durante os anos 1960 e 1970, Paulo VI havia nomeado no Chile uma geração de bispos excepcionais. João Paulo II, a partir dos anos 1980, no Chile e no restante da América Latina, nomeou bispos com pouca liberdade para interpretar a doutrina da Igreja, doutrina que, em casos como a Veritatis splendor, significou um retrocesso. Eram homens sem as luzes da geração anterior, temerosos, estritamente fiéis ao governo do papa”.

O problema, portanto, torna-se ainda mais delicado para o Vaticano: não se trata apenas de avaliar os casos individuais de abuso sexual por parte de membros do clero, nem de processar toda uma Conferência Episcopal. O pedido até agora implícito da mídia, dos eclesiásticos e da opinião pública chilena é de também passar pelo crivo a operação de um papa, acima de tudo, santo.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Para New York Times, crise da Igreja chilena começou com Woityla - Instituto Humanitas Unisinos - IHU