Manifestações de apoio e solidariedade a Padre Amaro

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

29 Março 2018

Desde a manhã desta terça-feira, 27, quando o Padre José Amaro Lopes de Sousa, ou simplesmente Padre Amaro, foi detido preventivamente, inúmeras manifestações de apoio e solidariedade ao religioso têm chegado à Comissão Pastoral da Terra (CPT), entidade que ele, assim como Irmã Dorothy Stang, escolheu para dedicar a vida como agente de pastoral. Amaro também é pároco da Paroquia de Santa Luzia de Anapu, da Prelazia do Xingu, situada no estado do Pará.

“Esta prisão representa mais umas das inúmeras violências que o Padre Amaro, trabalhadores e as irmãs de Notre Dame, sofrem naquele município há décadas”, ressalta, em Nota Pública, a CPT no Pará.

 

Confira as mensagens e notas reproduzidas pelo portal da CPT, 28-03-2018.

Dom João Muniz Alves, bispo do Xingu, e Dom Erwin Kräutler, bispo emérito do Xingu

“O servo não é maior do que o seu senhor. Se a mim perseguiram, também vos perseguirão", (Jo 15,20).

A Semana Santa começou com grande sofrimento para a Prelazia do Xingu. Fomos surpreendidos na manhã do dia 27 de março com a notícia da prisão de nosso Padre José Amaro Lopes de Sousa, pároco da Paróquia de Santa Luzia de Anapu.

Manifestamos nossa fraterna solidariedade a esse incansável defensor dos direitos humanos, defensor da regularização fundiária, da reforma agrária e dos assentamentos de sem-terra. Há anos alvo de ameaças, Padre Amaro agora é vítima de difamação para deslegitimar todo o seu empenho em favor dos menos favorecidos.

Repudiamos as acusações de ele promover invasões de terras que são reconhecidas pela Justiça como terras públicas, destinadas à reforma agrária, mas se concentram ainda nas mãos de pessoas economicamente poderosas.

Padre Amaro atua desde 1998 na Paróquia Santa Luzia. É líder comunitário e coordenador da Pastoral da Terra (CPT). O assassinato da Irmã Dorothy em 12 de fevereiro de 2005 no Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) “Esperança”, não mais o deixou quieto e o fez continuar a missão daquela Irmã mártir.

Acompanhamos apreensivos a investigação e elucidação dos fatos e insistimos que a verdade seja apurada com justiça e total transparência.

A Semana Santa nos recorda a Paixão e Morte do Senhor na cruz, muito mais ainda a Ressurreição de Jesus. Na Páscoa celebramos a vitória da Vida sobre a morte, mas também da Verdade sobre todas as mentiras”.

***

Comissão Pastoral da Terra – Regional Pará

Padre Amaro: uma prisão com indícios de armação

Na manhã deste 27 de março de 2018 fomos surpreendidos com a notícia de prisão preventiva do Padre José Amaro Lopes de Sousa, agente da CPT e padre da paróquia de Anapu, da Prelazia do Xingu no Pará. Esta prisão representa mais umas das inúmeras violências que o Padre Amaro, trabalhadores e as irmãs de Notre Dame, sofrem naquele município há décadas. Tudo isto na tentativa de calar o trabalho da CPT e a luta do povo contra a injustiça e a violência implantada por aqueles que controlam as terras, o poder econômico e em muitos casos os próprios órgãos públicos.

O Assassinato covarde da Missionária Dorothy Stang é um caso emblemático da violência que acontece em Anapu. Após 13 anos deste assassinato a violência neste município não diminuiu. No Atlas de Conflitos na Amazônia publicado ano passado mostra que no Estado do Pará o município que registrou maior número de conflitos foi Anapu. Isto revela a dimensão da violência existente naquela região.

Para justificar o pedido de prisão, a Polícia Civil de Anapu atribui a Padre Amaro a prática de uma série de crimes: ameaça, esbulho, extorsão, assédio, etc. No entanto, o que chama a atenção são as fontes das supostas provas apresentadas. Na decisão da Juíza, ela cita o depoimento de uma dezena de fazendeiros que compareceram à delegacia de Anapu para acusar, de forma genérica, o Padre Amaro por supostas ocupações de suas terras. Ora, esses depoimentos são imprestáveis como prova, pois, os fazendeiros além de inimigos declarados do Padre, foram até a Delegacia com a clara intenção de prejudica-lo.

Outros depoimentos citados pela Juíza são de pessoas que participaram de ocupações de fazendas no município e que, posteriormente, discordaram da assessoria prestada pela CPT aos trabalhadores nessas ocupações e passaram a acusar Padre Amaro de se beneficiar de venda de lotes nessas áreas. Da mesma forma, as acusações são genéricas e carecem de materialidade. Todos sabem que em Anapu a CPT defende o modelo dos Projetos de Assentamento Sustentáveis (PDS), que prioriza a convivência entre a agricultura e a preservação da floresta. Muitos discordam dessa orientação da CPT e acabam sendo influenciados a apresentarem denúncias contra Padre Amaro como forma de atingir o trabalho da entidade.

Por outro lado, não é novidade a intenção da Polícia Civil de Anapu em criminalizar o trabalho das lideranças da CPT no município, especialmente, o Padre Amaro. Não foi diferente na época de Dorothy. Durante as investigações do assassinato da missionária, o então delegado de polícia de Anapu, Marcelo Luz, foi acusado pelos próprios fazendeiros investigados, de receber propina para dar proteção a eles nas terras grilada e não dar seguimento às denúncias feitas por Dorothy.

Os advogados da CPT vão analisar todos os documentos juntados no inquérito para averiguarem se houve intensão da polícia local em armar um cenário que justificasse o pedido de prisão.

Padre Amaro vem recebendo ameaças de morte há vários anos da parte de fazendeiros que ocupam ilegalmente terras públicas no município de Anapu. O ódio dos fazendeiros contra ele e a CPT é devido ao apoio dados aos trabalhadores rurais na conquista dessas terras. Em relação à Irmã Dorothy que também foi ameaçada, a decisão dos fazendeiros foi de encomendar sua morte. Dada a repercussão do crime e a prisão dos fazendeiros, ao que tudo indica, houve mudança de estratégia em relação a Amaro, ou seja, tentar afastá-lo de seu trabalho em Anapu através da criminalização e tentativa de desmoralização de seu trabalho.

Importante deixar claro que Padre Amaro não responde a nenhum processo criminal, o que está em curso é apenas uma investigação policial da delegacia de Anapu. O Ministério Público sequer foi ouvido na decretação da prisão. Uma vez concluída a investigação, o MP poderá oferecer denúncia contra o Padre o requerer o arquivamento do inquérito se não se convencer da veracidade das provas.

A CPT irá empreender todos os esforços no sentido de revogar imediatamente essa prisão injusta e provar a inocência de Amaro no curso das investigações.

Esta prisão nos deixa extremamente indignados, mas considerando todo o histórico de violência e a atuação truculenta do governo do Estado do Pará, que com sua polícia que mata e prende trabalhadores, não nos deixa surpresos com ocorrido neste dia 27. Nossa missão como CPT é continuar nosso serviço junto aos trabalhadores que lutam por liberdade e assim continuaremos nosso trabalho. Cada dia mais forte.

Assim, repudiamos todo o processo de criminalização promovida por agentes da polícia civil de Anapu contra o Padre Amaro, que levou ao absurdo de uma prisão preventiva a partir de acusações infundadas, com o intuito de desmoralizar toda sua história de luta. Contudo, nos manteremos fortes e firmes em nossa luta de transformação profunda desta sociedade desigual e injusta. Como pediu Padre Amaro a sua equipe de trabalho, no momento em que era conduzido por policiais: “não deixem de ir para as comunidades. Não parem a missão”.

***

Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC)

Pedimos atenção de todos para o que ocorreu com o padre Amaro Lopes, agente da CPT em Anapu, preso hoje pela manhã. Ele foi grande amigo de irmã Dorothy e deu continuidade à luta pela terra – contra o latifúndio e em favor dos camponeses.

Há muito tempo ele vem sendo ameaçado de morte pelos latifundiários, por aqueles que querem se apropriar criminosamente de terras públicas para explorá-las, às custas da expulsão do povo que precisa das terras para sobreviver. Nesse ínterim, padre Amaro tem sido um incansável defensor dos direitos humanos e, por isso, é odiado pelos exploradores da região e por aqueles que acobertam seus crimes.

O CONIC repudia a perseguição a mais um defensor dos Direitos Humanos e manifesta preocupação de ele ser conduzido para o presídio em Altamira, uma vez que o mandante do assassinato de Dorothy está lá e isso pode colocar a vida do padre Amaro em sério risco.

***

Irmãs de Notre Dame de Namur, Breves – Prelazia do Marajó

Caras irmãs e irmãos, pedimos intensas orações de vocês por nosso companheiro, padre Amaro, agente da CPT em Anapu: foi grande amigo de irmã Dorothy e deu continuidade à luta pela terra – contra o latifúndio e em favor dos camponeses na posse da terra, depois do assassinato dela em 2005. Ele foi preso hoje de manhã em Anapu. Conhecemos padre Amaro há anos, e sabemos que está sendo acusado injustamente. Há muito tempo que ele vem sendo ameaçado de morte pelos latifundiários, por aqueles que querem se apropriar criminosamente de terras públicas para explorá-las, às custas da expulsão do povo que precisa das terras para sobreviver. Padre Amaro é um incansável defensor dos direitos humanos e, por isso, é odiado pelos exploradores da região e por aqueles que acobertam seus crimes.

Repudiamos todas as acusações contra padre Amaro e nos colocamos solidariamente ao lado dele. Manifestamos nossa grande preocupação com a notícia de que padre Amaro está sendo levado para o presídio em Altamira, uma vez que Taradão – o mandante do assassinato de Dorothy – está lá. Isso coloca a vida do padre Amaro em sério risco. Não podemos nos calar diante de mais esta tentativa de criminalizar lideranças que atuam em favor dos direitos do povo. Como Igreja, nosso lugar é ao lado dos acusados injustamente e dos "perdedores" desta sociedade – não nos palanques, não nos gabinetes, mas pisando no chão batido e enfrentando a poeira da estrada, juntando nossas vozes às vozes daqueles que a sede de poder, de fama e de dinheiro querem calar a todo custo.

***

Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil)

Se calarem a voz dos profetas, as pedras falarão (Lc 19,40).

...Se fecharem uns poucos caminhos, mil trilhas nascerão.

Sim! Milhares de trilhas iniciadas por irmã Dorothy Stang continuam abertas depois de seu martírio em 12 de fevereiro de 2005, no município de Anapu, Estado do Pará. Trilhas estas, continuadas pelo padre Amaro Lopes, conhecido, amado e respeitado por sua incansável luta em defesa dos direitos humanos, especialmente dos camponeses, pequenos agricultores da região de Anapu. Gente simples e de grande valor na defesa da Amazônia e da ecologia integral.

Dando continuidade ao trabalho de irmã Dorothy, padre Amaro atua no município de Anapu (PA), na Paróquia Santa Luzia, como líder comunitário e coordenador da Comissão Pastoral da Terra (CPT) na região. Há muitos anos, defende a regularização fundiária e o justo assentamento de centenas famílias de camponeses pobres da região vinculados ao Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS). Em sua missão, tem se colocado à serviço da causa dos trabalhadores e trabalhadoras do campo sendo um suporte para a sua organização, seu protagonismo e sua incansável luta em defesa da Amazônia.

Nesta semana em que celebramos as dores de Cristo a caminho do calvário, padre Amaro Lopes está sendo injustamente acusado e conduzido pelos mesmos caminhos do Calvário de Jesus Cristo. Os sumos sacerdotes, que outrora condenaram Jesus, são os poderosos, exploradores da Amazônia e de seu povo, que agora condenam padre Amaro Lopes.

Da mesma forma que reconhecemos as injustiças da condenação de Jesus, reconhecemos também que o mesmo se passa com padre Amaro. Por isso, compartilhando das mesmas dores de Jesus, clamamos por justiça e bradamos pela imediata libertação deste nosso irmão. Repudiamos veementemente as acusações impetradas sobre ele de forma caluniosa.

Manifestamos nossa solidariedade e nos colocamos ao seu lado, pedindo que se faça justiça com transparência e neutralidade. Que a verdade dos fatos seja apurada com o rigor da justiça, e que o padre Amaro tenha o direito de responder ao processo em liberdade, como o é permitido a qualquer cidadão em situação parecida.

Estamos apreensivos e acompanhamos a investigação e espera pela rápida elucidação dos fatos.

Que se faça justiça e que se celebre a Páscoa da Libertação!

***

Comissão Pastoral da Terra em Rondônia (CPT-RO)

Nota de repúdio à prisão do Padre José Amaro

A Comissão Pastoral da Terra – Regional Rondônia se junta à CPT Nacional na denúncia das caluniosas acusações contra o Padre Amaro e a CPT em AnapuPará.

Repudiamos a ação deliberada de difamação e criminalização das comunidades na luta pela terra e de seus apoiadores/as, a exemplo de Rondônia, onde existem muitos lutadores/as presos/as injustamente por defender a distribuição justa da terra.

A CPT não medirá esforços para comprovar a inocência do Padre Amaro e revelar os reais mecanismos de intimidação continuada por parte de poderosos contra o povo e sua luta e não se calará.

Conclamamos a todos/as os/as companheiros em Rondônia e no Brasil a não termos medo de continuar assumindo o projeto de Jesus e sua opção preferencial pelos pobres.

Nesse tempo de Páscoa caminhamos juntos/as nos caminhos da Cruz na esperança da Ressurreição.

***

Movimentos sociais da região do Xingu divulgam carta coletiva contra a prisão arbitrária do Padre Amaro, militante da luta pela terra na região.

“Nesta manhã de terça-feira (27 de março), a região do Xingu (PA) foi surpreendida com a injusta prisão preventiva do padre católico e defensor de Direitos Humanos e ambientais, José Amaro Lopes de Sousa.

Padre Amaro, como é conhecido pelo povo do Xingu, há décadas atua como missionário da Prelazia do Xingu na Região da Transamazônica, seguindo os passos do seu mestre Jesus Cristo e continuando a luta da irmã Dorothy, com o Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Esperança. Ele foi preso provisoriamente no início da Semana Santa, data simbólica na fé cristã que rememora a morte e ressureição de Jesus Cristo.

A prisão preventiva do padre Amaro faz de um contexto de conflitos fundiários no Pará e não está desvinculada de outros crimes que já aconteceram na região como ameaças, difamação, calúnia, agressões e execuções de pessoas que lutam pela reforma agrária, pela igualdade e ousaram questionar o “consórcio da morte” executor da irmã Dorothy Stang, Ademir Federick (DEMA), Brasília Bartolomeu Dias (Brasília), Maria do Espirito Santo,Zé Cláudio e Chico Mendes, das vítimas da chacina de Pau D’arco e Colniza, entre outros executados e silenciados pela crueldade, covardia e ganância.

Trata-se de um grande consórcio da morte composto por latifundiários, que age por meio da militarização contra o povo, e é legitimado por membros corruptos do poder Judiciário, Executivo, Legislativo e entre outros que desrespeitam leis ambientais e fundiárias, acordos internacionais e convenções socioambientais e direitos fundamentais (acesso à moradia, saúde, educação e a vida).

A operação responsável pela prisão de Padre Amaro foi nomeada ironicamente “Operação Eça de Queiroz”, em alusão ao personagem da obra “O Crime do Padre Amaro”. Desnecessário dizer como é inapropriado comparar nosso Padre Amaro, defensor dos direitos dos mais fracos, com este personagem corrupto e criminoso criado por Eça de Queiroz. Diferente do personagem, esse religioso, lutador e defensor de povos amazônicos, contraria apenas aqueles que não se felicitam em ver os trabalhadores mais pobres conquistarem direitos.

Diante desses motivos, os movimentos sociais se posicionam contra a prisão do Padre Amaro, são solidários à sua luta e estão juntos na sua defesa e na defesa dos direitos da terra, da liberdade de expressão e da vida.”

Assinam: Movimento Xingu Vivo Para Sempre, Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Frente Brasil Popular, Movimento Negro, Coletivo de Mulheres do Xingu, Movimento de Mulheres Campo e Cidade, Pastoral da Juventude, Comissão Justiça e Paz, Coletivo de Mulheres Negras Maria Maria, Casa de Educação Popular, Levante Popular da Juventude, Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Pastoral da Criança, Fórum em Defesa de Altamira, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Pará (Fetagri), Sindicato dos trabalhadores de Educação Pública do Pará (Sintepp Regional), Mutirão Pela Cidadania, Associação de Mulheres Altamira Região, Fundação Viver, Produzir e Preservar (FVPP), Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais do Pará (Sintsep), Associação de Mulheres Trabalhadores de Brasil Novo (Amtaban).

***

NOTA DE SOLIDARIEDADE DIANTE DA PRISÃO DE PADRE AMARO

“Se chamaram de Beelzebu ao dono da casa, com que nome haverão de chamar aos familiares dele”? (Mt. 10,25)

A prisão do Pe. José Amaro Lopes de Sousa, pároco da Paróquia de Santa Luzia e coordenador da Comissão Pastoral da Terra de Anapu, nos tem produzido muita dor e tristeza: companheiro incansável comprometido com a defesa dos direitos dos pequenos. E a dor chega até o fundo da alma, sabendo que está preso por falsas acusações que pretendem deslegitimar a ação de quem lidera pastoralmente a comunidade de Anapu desde 1998.

Queremos em primeiro lugar expressar nossa estreita e fraterna solidariedade ao Pe. Amaro Lopes neste momento tão constrangedor para ele, para todo o povo de Deus da Prelazia do Xingu, para os membros de Comissão Pastoral da Terra e para os que estão comprometidos em defender as comunidades que fazem vida neste bendito chão amazônico.

Seguimos com preocupação a prisão do Pe. Amaro, conhecendo os contextos históricos, geográficos e sociopolíticos em que ele continua vivendo, pois, muitos órgãos do Estado e até mesmo a Justiça se tem contaminado com interesses alheios ao bem comum. Repudiamos que em nome dos direitos humanos, que ele seja aprisionado sem provas de crime.

Esperamos que a verdade seja apurada com objetividade e total transparência para que o sol da justiça possa continuar iluminando e guiando nossa vida social, apesar de tantos tropeços. Exigimos imediatamente a liberdade do Pe. Amaro.

Que a experiência da paixão, morte e ressureição de nosso Senhor Jesus Cristo nesta Semana Santa, nos ajude a manter viva a esperança no Deus da Justiça, da Verdade e da Vida.

Santarém, 27 de março de 2018.

Diocese de Santarém

Pastoral Social da Diocese de Santarém

Comissão Justiça e Paz de Santarém

Cáritas de Santarém

Comissão Pastoral da Terra, CPT, Santarém

Conselho Pastoral dos Pescadores, CPP, de Santarém

Movimento Tapajós Vivo

Grupo de Defesa da Amazônia - GDA

***

Entidades saem em defesa do padre Amaro!

Nota em apoio ao padre Amaro e repúdio a criminalização de defensores dos direitos humanos

Nós, de diversas organizações de defensores de direitos humanos, estamos vindo a público para manifestar nosso profundo repúdio a mais este ato de criminalização de defensores humanos, materializado na prisão do companheiro, o agente pastoral padre José Amaro, pároco da paróquia Santa Luzia em Anapu, no Pará.

Diferente do que vem sendo dito pela mídia conservadora, padre Amaro não é um substituto de irmã Dorothy, ele e ela são dois seguidores de Jesus de Nazaré, que entenderam bem o seu batismo e, nesta condição, assumem não se calar diante das injustiças. Padre Amaro e imã Dorothy, cada um tem seu lugar e seu trabalho. Ele não a subsistiu, mas sim respondeu a sua missão de cristão, de ser humano comprometido com a causa da justiça.

Padre Amaro vem servindo aos povos empobrecidos de Anapu como padre na sua missão de evangelizar. Evangelho vivo e atuante no meio daqueles filhos e filhas de Deus, sofridos e maltratados pela ganância do latifúndio.

Padre Amaro, como qualquer defensor dos direitos humanos neste país, está sujeito a sofrer investidas sanguinárias, sujas e cruéis deste sistema apodrecido, que para encobrir suas próprias sujeiras jogam o foco para a direção de outros, particularmente dos que ousam lutar pela liberdade da terra e dos filhos da terra. Quem não lembra de Marielle Franco, que depois de morta ainda foi brutalmente caluniada? E mais, até agora nada de resposta.

O problema da grilagem de terras é uma constante naquela região do Pará. Desde o ano 2015, quando do assassinato da irmã Dorothy, até os dias atuais já foram mortas 15 pessoas no município de Anapu, pela mesma razão.

Padre Amaro é uma das vozes que constantemente vem denunciando tais violências acontecendo em Anapu. Ele também vem denunciando o silêncio das autoridades e, inclusive, a atuação estranha de certos agentes públicos como a polícia em Anapu, sobre quem pesa muitas interrogações.

No último dia 09 de março, padre Amaro, em audiência pública sobre os conflitos por terra na região de Anapu realizada em Belém, mais uma vez denunciou a situação violência que acomete camponeses daquela região. Ele também pediu ação das autoridades no sentido de solucionar as causas desta violência. Em resposta, prendem o denunciante.

Estamos aqui para denunciar mais esta ação, imoral, cruel e injusta de Estado brasileiro, que por meios inescrupulosos, em conjunto com os manda chuvas, latifundiários e grileiros da região de Anapu, tenta calar a voz de quem se levanta para denunciar as injustiças praticadas contra camponeses, povos indígenas e todas comunidades de povos tradicionais neste país. E negros e pobres das cidades.

Abaixo a criminalização! Pelo fim do autoritarismo e da violência no campo e na cidade contra os empobrecidos.

Exigimos a revogação desta prisão, infame e de caráter puramente político contra nosso companheiro padre Amaro.

Acampamento Nossa Terra-CE
Ananda Marga – Belém
Articulação nacional de Agroecologia- -ANA
Conselho Indigenista Missionário – Maranhão
Centro Ecumênico de estudos Bíblicos – CEBI – Maranhão
Comunidades Eclesiais de Base – CEB´s- Maranhão
Comissão Pastoral da Terra-Maranhão
Centro Ecumênico de estudos Bíblicos – CEBI – PA
Central sindical e Popular- CSPConlutas
Centro Alternativo de Cultura Padre Freddy - CAC
Comitê Dorothy – Belém PA
Consulta Popular-CE
Coletivo Nagô de Barra do Corda - MA
Comissão pastoral da Terra-Marajó
Cáritas Brasileira regional Maranhão
Comissão de Direitos Humanos da OAB/MA
Conferencia dos Religiosos do Brasil – CRB Núcleo de Balsas-MA
Equipe JPIC das Irmãs de São José de Chambery
Grupo Musical Balanço do coqueiro-CE
Grupo de pesquisa Resistenciais e reexistencias na terra-UFPA
Irmãs de Notre Dame de Namur
Irmãs De São José de Chambery
Instituto Terramar- CE
Jornal Vias de Fato
Levante Popular da Juventude-Ce
Mulheres Quilombolas Guerreiras da Resistência
Movimento Saúde dos Povos – Pará
Movimento Reocupa
Movimento Quilombola dos Maranhão – MOQUIBOM
Missionárias do Sagrado Coração de Jesus
Movimento Interestadual das quebradeiras de Coco babaçu- MIQCB
Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra- MST-CE
Movimento dos pescadores e pescadoras – MPP-MA
MAIS-PSOL
Movimento Mulheres em Luta
Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra- MST-PA
Movimento em Defesa da Ilha
Núcleo de estudo e Pesquisa em Questão Agrária – NERA
Ordem Franciscana Secular do Brasil Regional Nordeste I- São Luís -MA
Pastoral da Juventude-CE
Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados-PSTU
Povo Tremembé de Raposa e Engenho
Povo Akroá Gamela/território Taquaritiua
Quilombo Raça e Classe
Sindicato dos Técnicos Administrativos das instituições Federais de Ensino Superior do Pará – SINDTIFES-PA
Sindicato dos Bancários – MA
Sinasesfe Seção Monte Castelo – MA
Secretariado da CNBB Regional Nordeste 5
Teia de Povos e Comunidades Tradicionais do Maranhão

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Manifestações de apoio e solidariedade a Padre Amaro - Instituto Humanitas Unisinos - IHU