"Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral". Tema central do Sínodo para a Amazônia

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

09 Março 2018

Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”. Este é o tema escolhido pelo Papa Francisco para a assembleia especial do Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônica. Na verdade, os preparativos já começaram efetivamente durante a recente visita do Papa ao Peru, mas o Sínodo será realizado em outubro de 2019. Jorge Mario Bergoglio também nomeou os 18 membros do Conselho Pré-Sinodal, que colaborará na preparação do evento. Entre eles estão uma freira e um leigo, os vigários apostólicos de diversas comunidades amazônicas, o cardeal Claudio Hummes e o bispo missionário Erwin Kräutler.

A reportagem é de Iacopo Scaramuzzi, publicada por Vatican Insider, 08-03-2018. A tradução é de André Langer.

O Papa, que havia anunciado a intenção de convocar um Sínodo especial sobre a Amazônia aos bispos peruanos durante a visita ‘ad limina’, em maio do ano passado, fez o anúncio oficial durante o Angelus de 15 de outubro: “Acolhendo o desejo de algumas Conferências Episcopais da América Latina, além da voz de diversos pastores e fiéis de outras partes do mundo”, disse ele na ocasião aos fiéis, “decidi convocar uma Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônica, que terá lugar em Roma em outubro de 2019”.

“O objetivo principal desta convocatória – prosseguiu Francisco – é identificar novos caminhos para a evangelização daquela porção do Povo de Deus, especialmente dos indígenas, muitas vezes esquecida e sem a perspectiva de um futuro sereno, devido inclusive à crise da floresta amazônica, pulmão de capital importância para o nosso planeta. Que os novos santos intercedam por este evento eclesial, para que, no respeito à beleza da Criação, todos os povos da terra possam louvar a Deus, Senhor do universo, e, por Ele iluminados, trilhem caminhos de justiça e paz”.

No final do encontro com as populações indígenas, durante a visita a Puerto Maldonado, às portas da Amazônia peruana, o Papa anunciou, em janeiro deste ano: “A primeira reunião pré-sinodal acontecerá aqui, esta tarde”.

Fonte: Il Sismografo

A Sala de Imprensa do Vaticano anunciou hoje o tema da assembleia de outubro de 2019, e também mencionou que o Papa nomeou, como sempre acontece antes de um Sínodo especial, “os membros do Conselho Pré-Sinodal que colaborará com a Secretaria Geral na preparação da mencionada Assembleia Especial”. Trata-se de 18 pessoas que representam substancialmente a geografia da Amazônia, a maior floresta do mundo que se estende por nove países da América Latina: Brasil, principalmente, Colômbia, Peru, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.

Os nomes escolhidos pelo Papa são o cardeal brasileiro Claudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo (amigo de longa data de Jorge Mario Bergoglio, além de seu “vizinho de banco” durante o Conclave), presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM) que se manifestou em várias ocasiões a favor da evangelização da Amazônia; o cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson, prefeito do dicastério vaticano para o Serviço Integral de Desenvolvimento Humano; o “Ministro para os Assuntos Exteriores” da Santa Sé, Paul Richard Gallagher; o vigário apostólico de Puerto Maldonado, Peru, David Martínez de Aguirre Guiné; o novo arcebispo da Cidade do México, cardeal Carlos Aguiar Retes; o vice-presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica, o jesuíta Pedro Ricardo Barreto Jimeno, arcebispo peruano de Huancayo; o arcebispo paraguaio de Assunção, Edmundo Ponciano Valenzuela Mellid; o arcebispo brasileiro de Porto Velho, Roque Paloschi.

Também foram nomeados para fazer parte desta comissão o presidente da Conferência Episcopal da Argentina, Óscar Vicente Oiea; o bispo brasileiro do Mato Grosso, Neri José Tondello; o bispo de Paramaribo, Suriname, Karel Martinus Choennie; o ex-vigário apostólico de Puerto Ayacucho, Venezuela, José Ángel Divasson Cilveti; o vigário apostólico de Puyo, Equador, Rafael Cob García; o vigário apostólico de Pando, Bolívia, Eugenio Coter; o vigário apostólico de Puerto Leguízamo-Solano, Colômbia, Joaquín Humberto Pinzón Guiza; a irmã carmelita María Irene Lopes Dos Santos, delegada da Conferência Latino-Americana e Caribenha de Religiosos e Religiosas (Clar); Mauricio López, leigo, secretário executivo da Repam (Equador); dom Erwin Kräutler, missionário austríaco no Brasil, prelado emérito do Xingu.

No início do pontificado de Francisco, Kräutler foi recebido pelo novo Pontífice argentino e, em conversas subsequentes com a imprensa austríaca, falou sobre os ‘viri probati’, homens ordenados de fé comprovada, em relação à dificuldade dos sacerdotes locais chegarem às comunidades tão distantes umas das outras e com o consequente sofrimento para os fiéis que não podem se comunicar durante longos períodos de tempo.

Relação dos membros do Conselho Pré-Sinodal:

- Card. Claudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo (Brasil), presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica.

- Card. Peter Kodwo Appiah Turkson, prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.

- Card. Carlos Aguiar Retes, arcebispo da Cidade do México (México).

- Dom Pedro Ricardo Barreto Jimeno, S.J., arcebispo de Huancayo (Peru), vice-presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica.

- Dom Paul Richard Gallagher, arcebispo titular de Hodelm, secretário para as Relações com os Estados.

- Dom Edmundo Ponciano Valenzuela Mellid, S.D.B., arcebispo de Assunção (Paraguai).

- Dom Roque Paloschi, arcebispo de Porto Velho, Rondônia (Brasil).

- Dom Oscar Vicente Ojea, bispo de San Isidro, presidente da Conferência Episcopal (Argentina).

- Dom Neri José Tondello, bispo de Juína, Mato Grosso (Brasil).

- Dom Karel Martinus Choennie, bispo de Paramaribo (Suriname).

- Dom Erwin Kräutler, C.P.P.S., bispo emérito do Xingu, Pará (Brasil).

- Dom José Ángel Divassón Cilveti, S.D.B., ex-vigário apostólico de Puerto Ayacucho (Venezuela), bispo titular de Bamaccora.

- Dom Rafael Cob García, vigário apostólico de Puyo, bispo titular de Cerbali (Equador).

- Dom Eugenio Coter, vigário apostólico de Pando, bispo titular de Tibiuca (Bolívia).

- Dom Joaquín Humberto Pinzón Güiza, I.M.C., vigário apostólico de Puerto Leguízamo-Solano, bispo titular de Ottocio (Colômbia).

- Dom David Martínez de Aguirre Guinea, O.P., vigário apostólico de Puerto Maldonado, bispo titular de Izirzada (Peru).

- Irmã María Irene Lopez Dos Santos, delegada da Conferência Latino-Americana e Caribenha de Religiosos e Religiosas (CLAR).

- Mauricio López, secretário executivo da REPAM (Equador).

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

"Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral". Tema central do Sínodo para a Amazônia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU