Haiti: quando as vacinas anti-Covid-19 estarão disponíveis?

Revista ihu on-line

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Clarice Lispector. Uma literatura encravada na mística

Edição: 547

Leia mais

Mais Lidos

  • Byung-Chul Han: smartphone e o “inferno dos iguais”

    LER MAIS
  • Os 13 tweets do Papa no dia do IV Encontro Mundial de Movimentos Populares

    LER MAIS
  • Só um radical ecossocialismo democrático pode mudar o horizonte

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


24 Fevereiro 2021

Enquanto a República Dominicana está avançando em um plano de vacinação anti-Covid-19, as autoridades haitianas ainda não fizeram nenhum comunicado sobre a possível chegada de uma vacina ao Haiti, muito menos sobre o plano de vacinação. Em entrevista ao jornal Le Nouvelliste nesta sexta-feira [19], o presidente da Comissão Multissetorial para a Gestão da Pandemia da Covid-19, Dr. William Pape, disse que em breve novas vacinas chegarão ao Haiti.

A reportagem é publicada por Le Nouvelliste, 22-02-2021. A tradução é de André Langer.

A questão da vacina anti-Covid-19 está começando a ganhar importância à medida que a pandemia se mostra cada vez mais imprevisível. Com as novas restrições concernentes aos testes Covid-19 para as viagens, algumas autoridades sanitárias temem a possível introdução de um passaporte de vacinação nos aeroportos. “A vacina anti-Covid-19 não é mais uma questão de escolha, é uma necessidade. Nesta fase, o Haiti não pode decidir por si mesmo; as medidas sanitárias vinculadas à Covid-19 são globais e o MSPP deve respeitá-las”, afirma uma fonte do Ministério da Saúde Pública e da População (MSPP) que não quis entrar em detalhes.

Contatado por telefone, o Dr. William Pape afirma que uma comissão trata exclusivamente de questões relativas às vacinas anti-Covid-19 e trabalha dia e noite para encontrar uma solução adequada à nossa realidade. “Sei que foi feito um acordo com a Novavax para vacinar quase 20% da população haitiana em um curto espaço de tempo. Os fundos foram coletados de doadores e o processo está em andamento”, anuncia o Dr. William Pape.

Se não foi capaz de especificar a data exata da disponibilidade das vacinas anti-Covid-19 no Haiti, acredita que não vai demorar e que um plano nacional de conscientização será implementado em breve. “20% da população vai tomar essas vacinas e os critérios de seleção serão semelhantes aos de outros países. Os profissionais da saúde, as pessoas com 65 anos ou mais e as pessoas com comorbidades serão priorizados”, anuncia o Dr. Pape. “Ele acredita que os centros Gheskio [organização haitiana dedicada à pesquisa na área de saúde pública] já envolvidos em vários níveis na luta contra a Covid-19 estarão disponíveis para a distribuição das vacinas caso o MSPP precise de um parceiro para apoiá-lo”.

Convencido de que não há motivos para ter dúvidas sobre a vacina, o Dr. William Pape lembra que o processo de validação de uma vacina é extremamente complexo e, apesar da celeridade dos preparativos, as autoridades sanitárias mundiais não tomam essas decisões levianamente. “Não há razão para não tomar a vacina. É uma vacina que passou por um processo de validação rigoroso. Até agora, nenhuma reação colateral importante foi relatada”.

Em uma entrevista anterior à rádio Magik 9, o Dr. Pape compartilhou suas preocupações sobre as condições de armazenamento das vacinas anti-Covid-19, que poderiam impedir o Haiti de se beneficiar rapidamente delas. De acordo com a parceria firmada com a empresa Novavax, 20% da população deve ser vacinada em breve. Se o Dr. Pape está bastante convencido de sua eficácia, nada foi revelado até o momento sobre as exigências de conservação.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Haiti: quando as vacinas anti-Covid-19 estarão disponíveis? - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV