Imagem Pixabay / Creative Commons

24 Novembro 2020

O segundo evento da programação do XIX Simpósio Internacional IHU Homo Digitalis. A escalada da algoritmização da vida em tempos de pandemia será com o professor Nick Couldy, da London School of Economics and Political Science (Inglaterra) e com o professor Norval Baitello Junior, da Pontifícia Universidade Católica - PUC-SP. A conferência Colonialismo de dados e esvaziamento da vida social antes e pós pandemia de Covid-19 ocorre no dia 2 de dezembro às 10h.

A atividade será por meio de webconferência e se inicia a partir das 10h, e terá transmissão pelo Teams e pelo Youtube. As inscrições estão abertas no site do evento. Para sua maior comodidade, você pode clicar no vídeo abaixo para "Definir lembrete" e receber a notificação pelo YouTube quando as atividades estiverem prestes a iniciar.

Nick Couldry - London School of Economics and Political Science

Nick Couldry é professor de Mídia, Comunicação e Teoria Social no Departamento de Mídia e Comunicação da Escola de Economia e Ciência Política de Londres (The London School of Economics and Political Science – LSE). Como sociólogo de mídia e cultura, ele aborda a comunicação pela perspectiva do poder simbólico historicamente concentrado nas instituições midiáticas.

Imagem: Divulgação Fapeam

Norval Baitello Junior – PUC-SP

Norval Baitello Junior é doutor em Ciências da Comunicação e em Literatura Comparada pela Universidade Livre de Berlim, com estágio pós-doutoral no Instituto de Sociologia da Universidade Livre de Berlim e no Centro Internacional de Pesquisas em Ciências da Cultura – IFK, em Viena. É professor titular da PUC-SP, atuando na Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica. Fundou e dirige o Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Semiótica da Cultura e da Mídia – CISC desde 1992. É autor, dentre outros, de Existências Penduradas - Selfies, Retratos e Outros Penduricalhos (Ed. Unisinos, 2019), A era da iconofagia (Ed. Paulus, 2014) e A serpente, a maçã e o holograma - esboços para uma teoria da mídia (Ed. Paulus, 2010).

Imagem: Reprodução YouTube Conexão Universitária

Sobre o evento

A Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, numa iniciativa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, ao promover o XIX Simpósio Internacional IHU Homo Digitalis. A escalada da algoritmização da vida em tempos de pandemia, propõe debater, numa visão transdisciplinar, a digitalização como um modo de ser no mundo, que cada vez mais se estabelece na estruturação social.

O Simpósio discutirá as potencialidades, limites e os riscos da digitalização, identificando seus impactos na reprodução da vida humana e do planeta, cotejando tendências pré pandemia, subsumindo-as no contexto pandêmico e vislumbrando possíveis futuros pós Covid-19.