40 dias pelo Rio: Navegando juntos a boa nova de Deus a caminho do Sínodo Amazônico - 33º dia

Foto: Maria Teresa Meinberg

28 Setembro 2019


 

 

Dia 33 de Navegação - 28 de Setembro
Petição permanente para o Sínodo Amazônico no início de cada dia:

“Que o Deus da vida e da beleza, o Espírito Santo que nos impulsiona para mais fraternidade, unidade e dignidade, o Cristo encarnado da Boa Nova, da inculturação e da interculturalidade nos proporcionem serenidade, discernimento e coragem para encontrar novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral neste Sínodo Amazônico. Tudo isso para o bem e a vida de seus povos e comunidades, e para caminhar mais juntos pelo Reino”.

Medite por alguns momentos neste pedido inicial, busque a calma interior para entrar neste momento para navegar pelas águas da Amazônia e a vida da Igreja a serviço de seus povos e comunidades, e para ouvir o chamado de Deus através de sua palavra viva. 

Leitura do dia (cada um e cada uma são convidados a aprofundar a leitura completa de acordo com suas próprias necessidades e critérios):

Enquanto todos se admiravam com tudo o que Jesus fazia, ele disse aos discípulos: “Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: o Filho do Homem vai ser entregue às mãos dos homens”.
Mas eles não compreendiam esta palavra. O sentido lhes ficava oculto, de modo que não podiam entender. E tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto. Lucas 9, 43b-45

Reflexão sob a perspectiva do Sínodo Amazônico: Reconhecemos no Papa Francisco a força da fé inabalável, a profundidade de seu sentimento na e com a Igreja, e seu compromisso com a escuta genuína para incentivar a conversão, que é ajudada por três conversões (Instrumentum Laboris, 5): CONVERSÃO PASTORAL (Evangelii Gaudium), CONVERSÃO ECOLÓGICA (Laudato Si') e CONVERSÃO À SINODALIDADE ECCLESIAL (Episcopalis Communio). Três movimentos que precisam ser articulados e representam uma EXORTAÇÃO APOSTÓLICA- chamado, uma ENCÍCLICA – Orientação de rumo, e uma CONSTITUIÇÃO APOSTÓLICA – Definição estrutural para caminhar juntos. Esses convites também estão associados à necessária reforma da Igreja, que tem sido expressada como revelação de Deus desde o Concílio Vaticano II, para que ela seja muito mais ministerial e mais fiel ao Evangelho, que é uma boa notícia permanente e nos reconfigura e nos tira do local rígido ou seguro. Como nos dias de Jesus, muitos se opõem ao novo, não entendem e têm medo de reconhecer como nesses mais de 50 anos a presença de Deus nos levou ao novo. Peçamos que este Sínodo tenha forças para perguntar a Jesus, a quem queremos seguir, a explicação desses gestos e convites, embora não os compreendamos plenamente, cuidando da unidade na diversidade e incentivando uma saudável centralidade enriquecida pela descentralização de nossa Igreja na Pan-Amazônia. Que este Sínodo seja uma verdadeira Páscoa, um passo em direção a mais vida.

 

Contemplação

Contemplemos a imagem deste dia e tomemos um momento para reconhecer nossa própria vida e experiência na Igreja e ao serviço da Amazônia para pedir luz nesta palavra de Deus em preparação para o Sínodo. Escrever meus pedidos particulares e permanecer neles durante este dia. Convidamos você a manter um registro de tudo o que o Espírito nos provoca como preparação interior para o Sínodo AMAZÔNICO.

 

Citação para fechar a meditação

Missa sobre o mundo. Teilhard de Chardin: Ao seu Corpo em toda a sua extensão, é dizer ao mundo que, pelo Teu poder e pela minha fé, ele se tornou o magnífico e vivo crisol onde tudo desaparece para renascer, por todos os recursos que sua atração criativa me fez brotar em mim (...) No fundo da minha convicção humana, sou consagrado a este Corpo para viver e morrer nele, Jesus.

 

Leia mais