40 dias pelo Rio: Navegando juntos a boa nova de Deus a caminho do Sínodo Amazônico - 2º dia

Amazônia equatoriana | Foto: Wikimedia Commons

28 Agosto 2019

 

Dia 2 de Navegação -28 de agosto
Petição permanente para o Sínodo Amazônico no início de cada dia:

“Que o Deus da vida e da beleza, o Espírito Santo que nos impulsiona para mais fraternidade, unidade e dignidade, o Cristo encarnado da Boa Nova, da inculturação e da interculturalidade nos proporcionem serenidade, discernimento e coragem para encontrar novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral neste Sínodo Amazônico. Tudo isso para o bem e a vida de seus povos e comunidades, e para caminhar mais juntos pelo Reino”.

Medite por alguns momentos neste pedido inicial, busque a calma interior para entrar neste momento para navegar pelas águas da Amazônia e a vida da Igreja a serviço de seus povos e comunidades, e para ouvir o chamado de Deus através de sua palavra viva.

 

Leitura do dia (cada um e cada uma são convidados a aprofundar a leitura completa de acordo com suas próprias necessidades e critérios):

"Para onde irei, longe de vosso Espírito? Para onde fugir, aparta- do de vosso olhar? Se subir até os céus, ali estareis; se descer à região dos mortos, lá vos encontrareis também. Se tomar as asas da aurora, se me fixas nos confins do mar, é ainda vossa mão que lá me levará, e vossa destra que me sustentará. Se eu dissesse: “Pelo menos as trevas me ocultarão, e a noite, como se fora luz, me há de envolver”. As próprias trevas não são escuras para vós, a noite vos é transparente como o dia e a escuridão, clara como a luz." Sal 138,7-8.9-10.11-12ab

Reflexão sob a perspectiva do Sínodo Amazônico: Neste Sínodo Amazônico, reconhecemos firmemente a presença de Deus em meio a essa realidade e em toda a beleza da diversidade do criado. Nos contrastes deste território que representam os céus e o abismo, somos chamados a reconhecer a luz da esperança no Deus vivo que está presente em nosso meio todos os dias. Este é um vasto território, que expressa vida como um rio mar que funciona como uma artéria central que expande a beleza e parece infinita. Em Ti, Deus da vida, reconhecemos a promessa do amanhecer, isto é, do novo dia que vencerá as trevas. Tua força e a esperança de teus filhos e filhas farão com que a luz volte a nascer no meio dessas terras que querem ser queimadas, desmatadas, exploradas e despojadas de seus habitantes e cuidadores originários. Em tua promessa, Senhor, os povos e comunidades amazônicas esperam. Neste Sínodo, como um meio, estamos confiantes de que Tu haverás de te fazer propício.

 

Contemplação 

Contemplemos a imagem deste dia e tomemos um momento para reconhecer nossa própria vida e experiência na Igreja e ao serviço da Amazônia para pedir luz nesta palavra de Deus em preparação para o Sínodo. Escrever meus pedidos particulares e permanecer neles durante este dia. Convidamos você a manter um registro de tudo o que o Espírito nos provoca como preparação interior para o Sínodo AMAZÔNICO.

 

Citação para fechar a meditação:

Laudato Si', nº. 207:  Por isso, atrevo-me a propor de novo aquele considerável desafio: «Como nunca antes na história, o destino comum obriga-nos a procurar um novo início (...). Que o nosso seja um tempo que se recorde pelo despertar duma nova reverência face à vida, pela firme resolução de alcançar a sustentabilidade, pela intensificação da luta em prol da justiça e da paz e pela jubilosa celebração da vida» (Carta da Terra).

 

Leia mais

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV