Ouvindo o Espírito

Revista ihu on-line

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Clarice Lispector. Uma literatura encravada na mística

Edição: 547

Leia mais

Mais Lidos

  • Os católicos ainda leem? Sinodalidade e a “Igreja que escuta” nesta era digital. Artigo de Massimo Faggioli

    LER MAIS
  • Estou obcecado pelo Evangelho. O Evangelho não é Religião. Artigo de José María Castillo

    LER MAIS
  • Tenho medo dos padres

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


10 Junho 2019

Se prestarmos atenção a isso, o simbolismo da linguagem bíblica usa dois modelos para descrever a vinda do Espírito Santo e sua ação dentro de nós. O primeiro é o modelo da infusão, evidente, por exemplo, nas línguas de fogo que do alto se derramam sobre os apóstolos, preenchendo-os com nova vida. É como se o Espírito Santo se unisse ao que somos (São Paulo dirá que se une ao nosso espírito) para nos fortalecer e recriar com seus dons.

Somos assim chamados a descobrir o Espírito Santo dentro de nós porque já nos foi dado, e a nossa existência é o seu templo. Neste caso, o grande trabalho espiritual consiste então na tomada de consciência e no reconhecimento.

O comentário é do arcebispo, poeta e teólogo português José Tolentino Mendonça, também arquivista e bibliotecário do Vaticano, publicado por Avvenire, 09-06-2019. A tradução é de Luisa Rabolini.

Mas Jesus também indica um modelo complementar quando diz: "O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito." (Jo 3, 8). Nossa relação com o Espírito Santo não é apenas fusão e confirmação: é também representada como diferenciação.

A voz do Espírito Santo, portanto, não é apenas aquela que já conhecemos e podemos ouvir geralmente dentro de nós mesmos. O Espírito também se manifesta na imprevisibilidade, nos novos desafios, nos gestos inéditos, na maneira surpreendente com que Deus se revela, falando-nos em línguas diferentes e a partir de lugares que não esperávamos.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ouvindo o Espírito - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV