Papa propõe um abalo radical na Cúria Romana

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

23 Abril 2019

As reformas do Papa Francisco na Cúria Romana contarão com a criação de um novo “superministério” dedicado à evangelização, que terá precedência sobre o outrora poderoso órgão doutrinal vaticano.

A reportagem é de Christopher Lamb, publicada em The Tablet, 22-04-2019. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

A Congregação para a Doutrina da Fé, anteriormente Santo Ofício da Inquisição, é a instituição mais antiga da Cúria e conhecida como “La Suprema”. Durante anos, ela policiou teólogos, estabeleceu as linhas demarcatórias da doutrina católica e carimbou todos os principais documentos vaticanos.

Mas, de acordo com a Vida Nueva, a respeitada publicação católica espanhola, a Congregação não ocupará mais o primeiro lugar na Cúria. Com Francisco, a Congregação para a Doutrina da Fé já perdeu uma influência significativa, e a nova constituição estabelece formalmente que ela agora estará submetida à nova missão de pregar o Evangelho.

As mudanças estão contidas na nova constituição apostólica sobre a Cúria Romana, Praedicate Evangelium (“Preguem o Evangelho”), elaborada pelo papa e pelo seu conselho de cardeais conselheiros ao longo dos últimos cinco anos, e que poderia ser publicada no dia 29 de junho, Festa de São Pedro e São Paulo.

Toda a força da constituição põe a evangelização no centro da missão da Cúria Romana, o que significa que todo aspecto do serviço civil do catolicismo deve fluir a partir disso.

“O Papa Francisco sempre enfatiza que a Igreja é missionária. Por isso, é lógico que colocamos em primeiro lugar o Dicastério para a Evangelização e não a Doutrina da Fé”, disse à revista Vida Nueva o cardeal Oscar Rodríguez Maradiaga, coordenador do Conselho dos Cardeais, em uma reportagem que será publicada na revista no próximo sábado e que foi vista pela The Tablet.

“Desse modo, o Santo Padre enviou uma significativa mensagem de reforma ao Povo de Deus.”

O cardeal Oswald Gracias, outro membro do Conselho dos Cardeais – que agora é composto por seis membros – destacou que esse novo departamento se tornará o “primeiro dicastério”.

Ele explicou: “O ponto-chave da nova constituição apostólica é que a missão da Igreja é a evangelização. Ela [a Constituição] coloca a evangelização no centro da Igreja e de tudo o que a Cúria faz. Esse será o dicastério principal. O título do texto mostra que a evangelização é o objetivo número um, tendo prioridade sobre qualquer outra coisa”.

Em termos práticos, o superdicastério para a evangelização surgirá a partir de uma fusão entre o Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, instituída por Bento XVI em 2010, e a Congregação para a Evangelização dos Povos, que supervisiona a Igreja nos antigos territórios de missão. Conhecida como Propaganda Fidei, é uma parte poderosa da Cúria, com um grande orçamento e influência sobre a nomeação dos bispos. Seu prefeito é conhecido como o “Papa Rosso” (“papa vermelho”).

Outra reforma estabelecida pela constituição é a instituição do Pontifício Conselho para a Proteção dos Menores como parte da Cúria, que daria uma maior autoridade ao órgão protetor das crianças instituído pelo papa e o tornaria mais eficaz. Uma das dificuldades que a comissão enfrentou foi a falta de qualquer status legal no Vaticano.

Junto com seu trabalho teológico, a Congregação para a Doutrina da Fé supervisiona os julgamentos da Igreja sobre os padres acusados de abuso sexual clerical, embora não esteja claro como o órgão de proteção dos menores trabalhará com o doutrinal nesse assunto.

Enquanto isso, a Vida Nueva relata que um novo dicastério que realiza obras de caridade em nome do papa também poderia ser criado na nova constituição.

Francisco já reforçou o ofício caritativo do esmoleiro papal, criando cardeal Konrad Krajewski, seu atual presidente, embora seu papel esteja sediado em Roma e possa ser expandido. Um departamento baseado na caridade também demonstraria que pregar o Evangelho significa que as palavras devem ser acompanhadas por ações.

“Depois da evangelização, tem que vir a caridade”, disse o cardeal Maradiaga.

Fundada em 1542, a Congregação para a Doutrina da Fé foi criada para difundir a “sã doutrina católica”.

Durante a liderança de 23 anos do cardeal Joseph Ratzinger – agora Papa Emérito Bento XVI –, ela ganhou a reputação de investigar e disciplinar os teólogos e desempenhou um papel importante nas batalhas doutrinais internas da Igreja.

Durante o pontificado de Francisco, as investigações de teólogos por parte da Congregação minguaram, e a Congregação para a Doutrina da Fé ficou em segundo plano com um papa pastoral que quer que a doutrina seja aplicada à missão da Igreja em vez de se transformar em ideologia.

Mas o cardeal Gerhard Müller, que atuou como prefeito da Congregação com Francisco até a sua demissão em 2017, argumentou que o seu papel significava que a Congregação era responsável por “estruturar teologicamente” o papado de Francisco, porque o primeiro papa latino-americano era “mais pastoral”.

No entanto, isso pareceu ser um exagero do seu papel, pois, até 1965, os papas atuaram como prefeitos da Congregação doutrinal, e é o Romano Pontífice que tem o poder “supremo, pleno, imediato e universal” sobre a Igreja.

Desde a sua saída do cargo, o cardeal Müller tornou-se um dos críticos mais proeminentes de Francisco.

A nova constituição deve enfatizar a importância do Vaticano e da Cúria Romana a serviço do papa e das Igrejas locais, colocando os bispos diocesanos em pé de igualdade com os prefeitos dos departamentos da Cúria.

Nas décadas desde o Concílio Vaticano II (1962-1965), que previu um papel reforçado para os bispos e as Igrejas locais, houve inúmeras queixas de que algumas autoridades da Cúria Romana excediam sua autoridade.

Em vez de trabalhar com os bispos locais, nos últimos anos, os bispos diocesanos viram-se sendo mandados pelas autoridades vaticanas, particularmente quando se tratava de questões litúrgicas e doutrinais incômodas.

O Papa Francisco fez das reformas do Concílio a luz orientadora do seu pontificado, pedindo uma “saudável descentralização” da Igreja e conferindo mais poderes aos bispos locais no que se refere às traduções litúrgicas.

A nova constituição também prevê que sejam postos mais leigos em posições de liderança – algo falado há muito tempo – e que sejam fundidos o Pontifício Conselho para a Cultura e a Congregação para a Educação Católica em um só órgão. Não haverá mais distinções entre Conselhos e Congregações, que serão conhecidas como Dicastérios.

Mas o cardeal Maradiaga deixou claro que a reforma não tratou apenas da fusão de Congregações: “O principal objetivo é ressaltar a importância dos leigos na Igreja e para a Igreja”.

A nova constituição deixa claro que não são apenas os clérigos que precisam estar no comando dos departamentos (atualmente, há um único leigo encarregado de um dicastério vaticano – Paolo Ruffini, prefeito do Dicastério para a Comunicação).

Há também um possível rebaixamento na influência do papel da Secretaria para a Economia, antigamente liderada pelo cardeal George Pell.

O cardeal Pell, agora em uma prisão australiana depois de ter sido condenado por abuso sexual contra crianças, tentou se tornar o “administrador da Santa Sé” em questões financeiras. Mas a Vida Nueva relata que, no organograma hierárquico, essa secretaria ficará abaixo dos principais dicastérios.

O Conselho dos Cardeais deve discutir a Praedicate Evangelium, que atualiza a constituição Pastor Bonus de João Paulo II, de 1988, durante sua reunião entre os dias 25 e 27 de junho.

Embora seja possível que a Praedicate Evangelium seja promulgada pelo papa no dia 29 de junho, Festa de São Pedro e São Paulo, a data poderia ser adiada, já que as Conferências Episcopais em todo o mundo e a Cúria Romana foram solicitadas a oferecer um retorno sobre o esboço do texto. As revisões precisam ser enviadas até o fim de maio.

Não são esperadas mudanças significativas no texto, pois esta é a rodada final de consulta.

“O papa queria um processo longo, em que as ideias pudessem decolar sem deixar as pessoas para trás”, disse o cardeal Gracias.

Depois que o novo documento for publicado, o Conselho dos Cardeais continuará aconselhando o papa sobre as reformas, incluindo uma atualização do Código de Direito Canônico e o debate de novas ideias sobre questões como a gestão financeira e o papel das mulheres.

O cardeal Maradiaga disse à Vida Nueva que um Sínodo dos Bispos poderia ser convocado para aplicar a “eclesiologia prática” prevista pela nova constituição.

“O Espírito Santo continua soprando”, disse ele. “Ele não tira uma sesta nem sai de férias.”

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Papa propõe um abalo radical na Cúria Romana - Instituto Humanitas Unisinos - IHU