Conselho Pastoral de Católicos LGBT da Arquidiocese de Westminster encontra o Papa Francisco

Revista ihu on-line

Grande Sertão: Veredas. Travessias

Edição: 538

Leia mais

A fagocitose do capital e as possibilidades de uma economia que faz viver e não mata

Edição: 537

Leia mais

Juventudes. Protagonismos, transformações e futuro

Edição: 536

Leia mais

Mais Lidos

  • 15 de agosto de 1222: o sermão de São Francisco. “Os anjos, os homens, os demônios”

    LER MAIS
  • Hoje mais do que nunca, Argentina! A advertência de Noam Chomsky

    LER MAIS
  • Guerra comercial: por que Trump vai perder

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

12 Março 2019

O Conselho Pastoral dos Católicos e Católicas LGBT+ da Arquidiocese de Westminster, na Inglaterra, se encontrou com o Papa Francisco no dia 6 de março de 2019.

Publicamos aqui a nota lançada pelo LGBT+ Catholics Westminster Pastoral Council, 11-03-2019. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Eis o texto.

Católicos LGBT+ de Westminster se encontram com o Papa Francisco

A 3ª Peregrinação dos Católicos LGBT+ de Westminster a Roma encerrou no domingo, 10 de março de 2019.

Na Quarta-Feira de Cinzas, 6 de março de 2019, os 16 peregrinos, incluindo pais e familiares, junto com os católicos LGBT, com o capelão da peregrinação, Pe. David Stewart SJ, tiveram o privilégio de se participar da Audiência Papal na Praça de São Pedro. No fim da Audiência Geral, o grupo foi convidado para se encontrar com o Papa Francisco.

(Foto: LGBT+ Catholics Westminster Pastoral Council)

O líder do grupo, Martin Pendergast, membro do nosso Conselho Pastoral de Católicos LGBT+ de Westminster, apresentou o grupo a um sorridente Papa Francisco, explicando que eles faziam parte do ministério pastoral para os LGBT+ da Arquidiocese de Westminster (Londres). Cada peregrino recebeu um terço de presente do Papa Francisco, que apertou a mão dos membros do grupo.

Depois, na tarde da Quarta-Feira de Cinzas, o grupo pôde participar da missa com o Papa Francisco com a imposição das cinzas na Igreja de Santa Sabina. À noite, o grupo foi calorosamente acolhido em uma liturgia ecumênica da Palavra com a bênção das cinzas junto com anglicanos, católicos e metodistas de língua inglesa na Igreja de Santo Inácio.

(Foto: LGBT+ Catholics Westminster Pastoral Council)

O programa incluía uma conversa com os correspondentes em Roma Christopher Lamb (The Tablet) e Robert Mickens (La Croix International), apresentando suas perspectivas sobre a estratégia de reforma da Igreja por parte do Papa Francisco, também à luz da recente cúpula vaticana sobre o abuso sexual. Eles também ouviram o teólogo moral estadunidense Prof. James Keenan SJ, que falou sobre a resposta do papa aos Sínodos sobre a família de 2014 e 2015. Ele se focou nos princípios-chave do “acompanhamento” e do “discernimento moral”, segundo o Papa Francisco, como considerações vitais para abordar as preocupações LGBT.

O grupo celebrou a missa no quarto onde Santo Inácio de Loyola, fundador dos jesuítas, morreu; e também na igreja titular do cardeal Vincent Nichols, a Igreja do Santíssimo Redentor e Santo Afonso. [Abaixo, pode-se ler a mensagem do Arcebispo de Westminster aos peregrinos.]

A Oração da Manhã, recordando as vítimas da homofobia e da transfobia, foi celebrada na Igreja de São Bartolomeu na Ilha, local que comemora os mártires dos nossos tempos e é gerido pela Comunidade de Santo Egídio.

* * *

Mensagem de Sua Eminência, o Cardeal Vincent Nichols, aos membros católicos LGBT da Peregrinação de Westminster – 4 a 10 de março de 2019

Estar em Roma enquanto a Quaresma inicia é uma oportunidade maravilhosa, não só para desfrutar desse belo ambiente com suas conotações históricas, mas também, mais especialmente, para aprofundar a sua fé. Que os Santos Pedro e Paulo, junto com todos os Apóstolos, continuem guiando-os no seu caminho, e que vocês nunca deixem de se inspirar no testemunho deles, como fiéis discípulos de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Tenham certeza das minhas orações por cada um e por todos vocês. E, por favor, rezem por mim nos túmulos de São Pedro e São Paulo e em todos os lugares santos que vocês visitarem.

Deus abençoe a todos vocês.

Cardeal Vincent Nichols
Arcebispo de Westminster

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Conselho Pastoral de Católicos LGBT da Arquidiocese de Westminster encontra o Papa Francisco - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV