Os primeiros sacerdotes eram mulheres? Sim, atesta pesquisadora inglesa

Revista ihu on-line

Vilém Flusser. A possibilidade de novos humanismos

Edição: 542

Leia mais

Planos de saúde e o SUS. Uma relação predatória

Edição: 541

Leia mais

Hans Jonas. 40 anos de O princípio responsabilidade

Edição: 540

Leia mais

Mais Lidos

  • “A Terra é um presente para descobrir que somos amados. É preciso pedir perdão à Terra”, escreve o Papa Francisco

    LER MAIS
  • “O que acumulamos e desperdiçamos é o pão dos pobres”, afirma o papa Francisco em carta à FAO

    LER MAIS
  • Desigualdade entre ricos e pobres é a mais alta registrada no Brasil

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

09 Julho 2019

As mulheres são representadas em altar das três igrejas mais importantes da cristandade: São Pedro, em Roma, Hagia Sofía, em Constantinopla, e a Igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém”, alegou a doutora Ally Kateusz, pesquisadora do Wijngaards Institute for Catholic Research, no Reino Unido.

Ally Kateusz defende que no Batistério de Latrão, em Roma, as autoridades da Igreja, cobriram com pintura branca um mosaico no qual a Virgem Maria foi representada como bispo.

A reportagem é publicada por Religión Digital, 09-07-2019. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

Os primeiros padres da história do cristianismo eram mulheres. É a tese de partida da doutora Ally Kateusz, pesquisadora do Wijngaards Institute for Catholic Research, no Reino Unido, que assegura que durante séculos, o Vaticano tratou de ocultar as provas de que no início do cristianismo, o papel da mulher era chave no desenvolvimento da religião.

Suas conclusões foram apresentadas em um encontro da Sociedade Internacional de Literatura Bíblica, celebrado na Universidade Gregoriana de Roma, nesta semana.

Segundo o jornal Irish Independent, Kateusz, historiadora da antiguidade, que também lecionou na Universidade Webster, no Missouri, e na Universidade de Kansas City, também no Missouri, assegura que as primeiras representações artísticas de cristãos em um altar tinham uma mulher no papel de sacerdotisas. Assegura inclusive que um antigo mosaico encontrado em Roma mostra a Virgem Maria com o traje próprio de bispo.


Capa do livro da pesquisadora Ally Kateusz, onde defende que a liderança da mulher nas igrejas foi sistematicamente ocultada pelo Vaticano

Kateusz, autora de um estudo pioneiro publicado neste ano intitulado“Mary and Early Christian Women: Hidden Leadership”, no original (“Maria e as Cristãs Primitivas. Uma liderança oculta”, em tradução livre), revelou em sua intervenção em Roma que a Virgem neste mosaico, no Batistério de Latrão, veste uma cruz vermelha em um pálio episcopal e que esse pálio e cruz vermelha são usados somente pelos bispos.

Porém, autoridades da Igreja a cobriram com uma pintura branca, por indicação do Vaticano “para ocultar o fato de que Maria fosse retratada como bispo”.

Kateusz sustenta que a Igreja Católica tentou sempre ocultar essas manifestações artísticas, e que o papa João Paulo II foi um dos principais opositores à opção de que as mulheres pudessem ser ordenadas sacerdotisas da fé católica.

Segundo a doutora Kateusz, os três artefatos mais antigos do mundo que representam os cristãos em um altar de igreja, em todos, há a representação de mulheres nesse lugar simbólico e importante para o cristianismo.


Mural no Batistério de Latrão. Foto: Giovanni Battista de Rossi

“Representam as mulheres no altar em três das igrejas mais importantes da cristandade – São Pedro, em Roma, Hagia Sofia, em Consantinopla, e a Igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém”, disse a pesquisadora.

Miriam Duignan, porta-voz do Wijngaards Institute, assegurou ao Independent que “há provas de que as mulheres trabalhavam como sacerdotisas nas principais igrejas da Cristandade”.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Os primeiros sacerdotes eram mulheres? Sim, atesta pesquisadora inglesa - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV