Papa escolhe Bassetti: “Os velhos também são capazes de sonhar”

Revista ihu on-line

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Clarice Lispector. Uma literatura encravada na mística

Edição: 547

Leia mais

Mais Lidos

  • “Sínodo é até o limite. Inclui a todos: Os pobres, os mendigos, os jovens toxicodependentes, todos esses que a sociedade descarta, fazem parte do Sínodo”, diz o Papa Francisco

    LER MAIS
  • Por que a extrema direita elegeu Paulo Freire seu inimigo

    LER MAIS
  • Enquanto Francisco visitava a Eslováquia, a comunidade internacional celebra a mulher sacerdote da Tchecoslováquia

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


26 Mai 2017

A notícia foi dada pelo cardeal Angelo Bagnasco, ao término da missa da manhã celebrada na Basílica de São Pedro, com todos os coirmãos bispos: o Papa Francisco escolheu o cardeal Gualtiero Bassetti como novo presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI).

A reportagem é de Paolo Rodari, publicada por La Repubblica, 25-05-2017. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

O arcebispo de Perugia, 75 anos, havia sido o primeiro e o mais votado na terça-feira pela assembleia, depois Brambilla e Montenegro, respectivamente bispos de Novara e Agrigento. Francisco o tinha indicado há muito tempo como o homem certo depois da década de Bagnasco.

Há poucas semanas, ele havia prorrogado o seu mandato em Perugia até os 80 anos. E, em 2014, também havia rompido, com ele, a tradição que dizia que o barrete vermelho devia ser concedido apenas às dioceses chamadas de cardinalícias, criando-o, surpreendentemente, cardeal. A sua ascensão na CEI foi freada pela avaliação de que era melhor que Bagnasco continuasse o seu caminho até o fim do mandato e, ao mesmo tempo, pela necessidade de dar à própria CEI novos procedimentos para a eleição do presidente: com a nomeação de Bassetti, pela primeira vez, a eleição ocorreu depois que a assembleia indicou ao papa uma lista de três nomes sobre a qual, depois, ele escolheu livremente.

Pouco depois do anúncio de Bagnasco, Bassetti quis se encontrar brevemente com a imprensa. Ele agradeceu ao papa “pela coragem que mostrou ao me confiar essa responsabilidade no crepúsculo da minha vida. É realmente um sinal de que ele crê na capacidade dos velhos de sonhar... Os velhos também terão sonhos e visões”, disse. E confessou ter recebido um telefonema afetuoso dos jovens do Mondo X, do Pe. Eligio, “que me disseram: ‘Continue sendo um pai para nós’. Eu considerei essa como a recomendação mais importante, a de continuar sendo um pai”.

Bassetti confidenciou que não tem “programas pré-preparados para oferecer, porque, na minha vida, com os escoteiros e como jovem padre, eu sempre fui muito improvisador”. E disse que quer trabalhar “com todos os bispos, grato pela confiança que me asseguraram”.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Papa escolhe Bassetti: “Os velhos também são capazes de sonhar” - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV