Francisco, contra “aqueles que confundem o Evangelho da reconciliação com o proselitismo”

Foto: Vatican News

26 Julho 2022

 

Em um novo discurso oferecido em espanhol, e que fará mais de um ranger os dentes, Bergoglio lançou um novo ataque contra aqueles que fazem do Evangelho de Jesus um objeto de poder, pervertendo o próprio Jesus. Com palavras claras e diretas, em segundo plano. “O Senhor não sustenta com o seu Espírito aqueles que dominam os demais, aqueles que confundem o Evangelho da reconciliação com o proselitismo. Porque não se pode anunciar a Deus de um modo contrário a Deus. Contudo, quantas vezes aconteceu isto na história!” Quem tem ouvidos...

 

A reportagem é de Jesús Bastante, publicada por Religión Digital 26-07-2022.

 

Reconciliação e cura, chaves deste caminho percorrido por Francisco na sua cadeira de rodas, com mais vigor, mais autenticidade se possível para quem o ouve ao vivo. A força da fragilidade, aquela trazida pelo próprio Cristo.

 

“Estou feliz por ver esta paróquia, onde se reúnem pessoas de várias comunidades indígenas, Métis e Inuit, juntamente com não indígenas dos bairros locais e vários irmãos e irmãs imigrantes”, sorriu Francisco, lembrando que este lugar “é uma casa para todos, aberta e inclusiva, como deve ser a Igreja, família dos filhos de Deus, onde a hospitalidade e o acolhimento, valores típicos da cultura indígena, são essenciais; onde todos se sintam acolhidos”.

 

O trigo e o joio

 

Francisco quis agradecer aos cristãos que trabalham pelo Evangelho e também advertiu que “não devemos esquecer que na Igreja o trigo também se mistura com o joio”. “E precisamente por causa deste mato quis realizar esta peregrinação penitencial, e iniciá-la esta manhã recordando o mal sofrido pelos povos indígenas por muitos cristãos e com dor pedir perdão”, recordou o Pontífice.

 

 

“Dói-me pensar que alguns católicos tenham contribuído para políticas de assimilação e desengajamento que transmitiam um sentimento de inferioridade, privando comunidades e pessoas de suas identidades culturais e espirituais, cortando suas raízes e alimentando atitudes preconceituosas e discriminatórias, e que isso também foi feito em nome de uma educação que deveria ser cristã", denunciou o Papa, lembrando que "a educação deve sempre partir do respeito e da promoção dos talentos que já estão nas pessoas".

 

“Não é e nunca pode ser algo previamente preparado que se impõe, porque educar é a aventura de explorar e descobrir juntos o mistério da vida”, esclareceu.

 

Paz e reconciliação, que não cai do céu, nem "por imposição de cima ou por absorção do outro". Isso incomoda muito Francisco, e ele repete sempre que pode: não ao proselitismo, sim à escuta do outro. E assim o explicou o Papa, tomando a analogia da árvore (como a fisionomia deste templo).

 

Vergonha e reconciliação

 

"Irmãos, irmãs, o que isso significa para quem carrega feridas muito dolorosas por dentro?", perguntou ele. “Compreendo o cansaço de ver qualquer perspectiva de reconciliação naqueles que sofreram tremendamente por causa de homens e mulheres que tiveram que testemunhar a vida cristã”, lamentou o Papa, que sublinhou que “nada pode apagar a dignidade violada, o mal sofrido, confiança traída. E a vergonha de nós crentes também nunca deve ser apagada. Mas é preciso começar de novo".

 

 

"Se queremos reconciliar-nos entre nós e dentro de nós, reconciliar-nos com o passado, com as injustiças sofridas e a memória ferida, com acontecimentos traumáticos que nenhuma consolação humana pode curar, devemos olhar para Jesus crucificado, devemos obter a paz seu altar", perguntou Francisco.

 

“Se pensarmos na dor indelével vivida neste lugar por tantas pessoas dentro das instituições eclesiais, só sentimos raiva e vergonha”, sublinhou, lembrando que isso “aconteceu quando os crentes se permitiram ser mundanos e, em vez de promover a reconciliação, impuseram seu próprio modelo cultural”.

 

"Esta mentalidade demora a morrer, mesmo do ponto de vista religioso", denunciou o Papa, que foi direto à ferida: "Na verdade, parece mais conveniente incutir Deus nas pessoas, em vez de permitir que as pessoas se aproximem Deus. Mas nunca funciona, porque o Senhor não trabalha assim, não força, não sufoca nem oprime, mas ama, liberta e deixa livre. Não sustenta com o seu Espírito quem subjuga, quem que confundem o Evangelho da reconciliação com o proselitismo, porque Deus não pode ser anunciado de maneira contrária a Deus".

 

"No entanto, quantas vezes isso aconteceu na história! Enquanto Deus se apresenta simples e humildemente, somos tentados a impô-lo e a nos impor em seu nome", lamentou, descrevendo-a como "a tentação mundana de fazê-lo descer a cruz para manifestá-lo com poder e aparência". "Mas Jesus reconcilia na cruz, não descendo da cruz", lembrou.

 

 

"Em nome de Jesus, que isso não aconteça novamente na Igreja. Que Jesus seja anunciado como quiser, na liberdade e na caridade, e que cada crucificado que encontrarmos não seja um caso a resolver para nós, mas um irmão ou irmã para amar, carne de Cristo para amar. Que a Igreja, Corpo de Cristo, seja corpo vivo de reconciliação!"

 

"Em nome de Jesus, que isso não aconteça novamente na Igreja. Que Jesus seja anunciado como quiser, em liberdade e caridade, e que cada crucificado que encontrarmos não seja um caso a resolver para nós, mas um irmão ou irmã para amar, carne de Cristo para amar. Que a Igreja, Corpo de Cristo, seja corpo vivo de reconciliação!", concluiu Bergoglio, que quis identificar o termo "reconciliação" como sinônimo de "Igreja".

 

 

“Por isso, a Igreja é a casa onde se reconciliar novamente, onde se encontrar para recomeçar e crescer juntos”. Este é o caminho, "não decidir pelos outros, não classificar todos em esquemas pré-estabelecidos, mas colocar-se diante do Crucificado e diante do irmão para aprender a caminhar juntos".

 

"Esta é a Igreja —e gostaria que fosse sempre assim—, não um conjunto de ideias e preceitos para incutir nas pessoas, mas uma casa acolhedora para todos. Esta é a Igreja —e espero que sempre tenha sido assim—, um templo de portas sempre abertas onde todos nós, templos vivos do Espírito, nos encontramos, servimos e nos reconciliamos", proclamou.

 

“Deus é o Deus da proximidade, em Jesus nos ensina a linguagem da compaixão e da ternura apontando para o tipi (wigwam), que está muito presente nos dias de hoje. "Deus arma a sua tenda entre nós, acompanha-nos nos nossos desertos; não vive nos palácios celestiais, mas na nossa Igreja, e quer que seja uma casa de reconciliação."

 

 

O discurso do Papa, interrompido três vezes por aplausos, ocorreu em meia hora e meia de cantos e danças que foram exibidos pelos 2.000 representantes de cidades de todo o país que se reuniram no parque visitado por Francisco

 

Os mocassins, que o Papa identificou como um símbolo de "caminhar juntos" para o futuro, evidenciam para os indígenas "que embora o Papa Francisco não use os tradicionais sapatos vermelhos do Papa", ele caminha com o legado daqueles que vieram antes dele: o bom, o grande e o terrível.

 

Leia mais