Papa Francisco aos católicos canadenses: Igrejas devem ser “abertas e inclusivas”

O papa Francisco beija a mão da sobrevivente da escola residencial Alma Desjarlais, da Frog Lake First Nation, durante uma cerimônia de boas-vindas no Aeroporto Internacional de Edmonton, em 24 de julho de 2022. O papa estava iniciando uma visita de seis dias ao Canadá. Foto: Paul Haring | CNS

26 Julho 2022

Poucas horas depois que o Papa Francisco pediu perdão pelo tratamento vergonhoso da Igreja Católica aos povos indígenas no abusivo sistema de escolas residenciais do Canadá, o papa dirigiu sua atenção especificamente para os fiéis católicos, dizendo que todas as igrejas deveriam respeitar as diferentes culturas e "abrir e inclusiva".

A reportagem é de Christopher White, publicada por National Catholic Reporter, 25-07-2022.

A Igreja, disse Francisco, "é e sempre deve ser - não um conjunto de ideias e preceitos para perfurar as pessoas, mas um lar acolhedor para todos. Ele acrescentou que só então será possível a verdadeira reconciliação entre os líderes da Igreja e os feridos pelo fracassos da igreja.

As declarações do papa foram feitas no início da noite de 25 de julho na Igreja do Sagrado Coração dos Primeiros Povos, no coração de Edmonton, Alberta, a única paróquia católica indígena dedicada no Canadá.

No início do dia, Francisco ofereceu um pedido de desculpas histórico em solo canadense pelo que descreveu como a parte da Igreja na “destruição cultural” dos povos indígenas do país. Ao continuar sua viagem de uma semana pelo Canadá, o papa procurou delinear as condições necessárias para o longo caminho pela frente para a reconciliação com uma população que a Igreja historicamente marginalizou e tratou com suspeita.

“Este lugar é uma casa para todos, aberta e inclusiva, assim como a igreja deve ser, pois é a família dos filhos de Deus, onde a hospitalidade e o acolhimento, valores típicos da cultura indígena, são essenciais”, disse Francisco a cerca de 150 membros da paróquia se reuniram dentro da igreja.

Quando o papa chegou, ele foi recebido por bateristas tradicionais e foi recebido por cantores indígenas, em um serviço de oração destinado a destacar a diversidade de membros da igreja e o compromisso de incorporar elementos da espiritualidade indígena.

Ao longo de seu papado, Francisco procurou enfatizar que a Igreja global deve respeitar e aprender com outras culturas e não ter medo da inculturação de suas tradições na liturgia e no culto católicos.

No Sagrado Coração, uma paróquia recém-reaberta após um incêndio acidental em 2020, o papa destacou especificamente a instalação de um novo tabernáculo construído sob uma tenda e um altar feito em forma de torrão (ou base de árvore).

“Vocês, meus queridos irmãos e irmãs indígenas, têm muito a nos ensinar sobre o simbolismo e o significado vital da árvore”, disse Francisco. "É impressionante ver como o simbolismo da árvore se reflete na arquitetura desta igreja, onde um tronco de árvore une simbolicamente a terra abaixo e o altar no qual Jesus nos reconcilia na Eucaristia em 'um ato de amor cósmico' que 'une o céu e a terra, abraçando e penetrando toda a criação'."

O papa continuou citando as palavras do Papa João Paulo II que, ao visitar o Canadá em 1984 , disse que “Cristo anima o próprio centro de toda cultura, membros de seu Corpo, ele próprio é índio."

Disse Francisco: "Na cruz, Cristo reconcilia e reúne tudo o que parecia impensável e imperdoável; ele abraça tudo e todos. Todos e tudo!"

Pe. Mark Blom, o pastor associado do Sagrado Coração, que construiu o novo tabernáculo à mão, disse ao NCR antes da visita do papa que, embora os paroquianos estivessem entusiasmados com a viagem de Francisco, ele reconheceu que muitos outros fora da igreja sentirão raiva e mágoa, dado o registro histórico da igreja institucional.

Para tornar essa reconciliação possível, Blom disse que quer que a paróquia se torne um local permanente para reunir pessoas para ouvir as experiências dos povos indígenas e proporcionar "encontros para que a química das pessoas seja mudada para sempre".

Em 25 de julho, quando Francisco concluiu seu primeiro dia completo no Canadá, o papa ofereceu suas próprias instruções tanto para a paróquia quanto para a Igreja Católica em geral, dizendo "este é o caminho: não decidir pelos outros, não classificar todos dentro de nossa categorias preconcebidas, mas colocar-nos diante do Senhor crucificado e diante de nossos irmãos e irmãs, para aprender a caminhar juntos”. "Isso é o que a igreja é, e sempre deve ser."