Czerny na Ucrânia: somos todos pobres diante desta guerra, chega de atingir os civis

O cardeal Michael Czerny em Beregove, na Ucrânia (Foto: Vatican News)

11 Março 2022

 

Prossegue a missão do enviado do Papa à Hungria. O cardeal Czerny se encontrou com o vice primeiro-ministro e visitou a fronteira de Barabás, onde centenas de pessoas se encontram em cinco pontos de acolhimento. Depois, superou a fronteira e parou na aldeia ucraniana de Beregove, em Transcarpathia, uma área poupada pelos bombardeios e ponto de encontro para milhares de refugiados.


A reportagem é de Salvatore Cernuzio, publicada por Vatican News, 10-03-2021.


"Bem-vindo à Ucrânia", lê-se numa placa desbotada, coberta com ramos secos, na fronteira de Barabás, confim entre a Ucrânia e a Hungria. É quase uma piada amarga, olhando para a situação que o país do leste europeu está vivendo desde 24 de fevereiro, quando esta guerra "cruel" eclodiu. Na fronteira, há pelo menos cinquenta carros esperando para passar pelos rigorosos e muito lentos controles alfandegários. Às 17h20, uma van branca com cinco pessoas a bordo estava na metade da fila; pouco antes das 20h, ela havia avançado apenas seis lugares.

 

Na fila oposta, a que marca a fronteira ucraniana, apenas os carros da polícia estavam lá. O cardeal Michael Czerny, prefeito interino do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, enviado pelo Papa à Hungria para confortar os refugiados ucranianos, cruzou a fronteira no final da tarde. Estava acompanhado por dois sacerdotes envolvidos no cuidado pastoral dos migrantes e pelo eparca greco-católico de Nyíregyháza, Ábel Szocksa, que disponibilizou seu carro para ir "para o outro lado", para Beregovo, uma vila em Transcarpathia poupada pelas bombas, e que se tornou um dos principais pontos de encontro dos refugiados.

 

O bombardeio em Mariupol: "Terrível"

 

O eparca fez o sinal da cruz antes de entrar. Mais como uma bênção para a missão do que por medo de qualquer perigo, uma vez que nos últimos dias ele foi frequentemente visitar "os irmãos" que ajudam as pessoas que fogem, levando alimentos e ajuda. Enquanto esperava que seus documentos fossem verificados (algumas palavras em seu passaporte italiano, por exemplo, eram desconhecidas e tinham que ser traduzidas com o Google), o cardeal recebeu a notícia do bombardeio de um hospital pediátrico em Mariupol. "Bombardeio e hospital, estas duas palavras na mesma frase já fazem estremecer. Se você depois lê pediátrico... O cardeal Parolin tem razão, é inaceitável! É preciso deter estes ataques a civis", comentou ele.

 

O cardeal Czerny cruza a fronteira entre a Hungria e a Ucrânia (Foto: Vatican News)

 


Em Beregovo, um ponto de encontro para milhares de refugiados


O trajeto até Beregovo - Beregszász para os húngaros - dura menos de vinte minutos. A periferia é semi-deserta, e de longe se vê uma Dácia, uma das típicas casas de campo russas. "É lá que ficam os refugiados ricos", explicam eles. Beregovo é na verdade o cenário de uma luta entre os pobres: refugiados contra outros refugiados, ricos contra menos ricos, valentões que exigem dos mais fracos uma espécie de imposto ou suas rações de alimento. Alguns ucranianos parecem pedir até 2.000 florins para ajudar seus compatriotas a cruzar a fronteira ou para fornecer aos homens um certificado de saúde frágil para contornar a lei marcial que os obriga a permanecer no país. Muitos também se oferecem para transportar os refugiados para Budapeste a preços elevados. Muitos aceitam, desconfiados dos ônibus húngaros que esperam fora da fronteira, especialmente as mulheres que temem ser sequestradas e colocadas nas ruas. Estes receios não são totalmente infundados. "O tráfico de pessoas é um problema real", disse o cardeal Czerny, "uma tragédia dentro de uma tragédia que se alimenta de crises humanitárias".

 

Fraternidade com os que sofrem

 

A poucos metros do centro da cidade, onde a vida parece fluir normalmente, o carro com o cardeal para em frente a um colégio interno branco ainda em construção. Deveria ser um dormitório para estudantes, agora se tornou um abrigo. O nome é longo e complexo, mas poderia muito bem ter sido chamado "Fratelli tutti" (Todos irmãos), pois reúne os esforços de católicos, greco-católicos, católicos-romanos, protestantes e reformados. "Não há distinção, somos todos agora o Bom Samaritano chamado a ajudar nosso próximo". Entendemos que se não cooperarmos, não podemos dar ajuda real àqueles que sofrem", explicou o eparca Nil Luschschak, ao fazer sentar à mesa os representantes das diversas confissões. Cada um contou ao emissário do Papa a experiência de acolher pessoas em fuga, depois o encontro com o drama de famílias destruídas pela morte ou pela separação de um membro da família, ou o pesar de alguns soldados russos que pensavam participar de uma rápida "operação militar" e se encontraram no meio de uma guerra. "É um genocídio", disse o bispo latino Péter Miklós Lucsok quase em um sussurro, referindo-se às vítimas. "Para o nosso povo é uma Via-Sacra e muitos estão prontos para ir ao Gólgota". Os ucranianos não estão fugindo, não estão desistindo. Queremos defender os valores da liberdade, da verdade e da dignidade humana".

 

Beregov, representantes das diferentes confissões contam ao cardeal sobre seu trabalho conjunto em prol dos refugiados (Foto: Vatican News)

 

Uma resposta dupla de caridade

 

"Somos todos pobres diante deste desafio da guerra", disse o cardeal Czerny, a quem os presentes pediram para agradecer ao Papa por sua visita e "por ter feito tocar no Vaticano o sino da pequena Ucrânia". O cardeal explicou que eles são dois purpurados a visitar o país: ele e o cardeal Konrad Krajewski, que está atualmente em Lviv. "É uma resposta dupla, de caridade imediata e de desenvolvimento humano integral a longo prazo". Um compromisso que durará através dos séculos. "Seria triste responder à emergência e depois voltar para a vida pobre e desarticulada que tantos vivem e sofrem neste mundo", acrescentou o cardeal. "Depois deste pesadelo não queremos voltar como era antes, mas sair melhores como seres humanos". Czerny também reiterou a vontade do Papa de "fazer todo o possível" pela paz: "Se vocês têm alguma ideia do que pode ser feito, não hesitem em fazer uma sugestão". Ao chefe do dicastério vaticano foram apresentados alguns refugiados hospedados no internato. Dentre eles estava Glib, de 14 anos, que fugiu de Kiev com sua mãe e suas irmãs. "Para onde você quer ir?". "Eu não sei, eu só quero voltar para casa".

 

Histórias de vida em Barabás

 

Falam sobre casa centenas de refugiados que se encontram no centro da Caritas em Barabás, que Czerny visitou antes e depois de sua parada na Ucrânia. Alguns lamentam suas casas devastadas pelos bombardeios em Kiev, enquanto outros falam de casa em referência às acomodações que os esperam na Alemanha, Áustria ou mesmo nos Estados Unidos. Como Irina que, tendo fugido de Kiev pela manhã, disse estar "irritada" com o sistema de transporte lento que a fizeram perder o avião. Por outro lado, não é fácil administrar o ritmo das chegadas e transferências: oitenta pessoas foram anunciadas nas poucas horas em que o cardeal fez um giro pelo prédio, onde foram montadas camas e mesas cheias de comida, colocados jogos e roupas. "Estamos trabalhando muito pouco. Apenas 24 horas por dia...", brincou o coordenador da Caritas.

 

Czerny cumprimenta os trabalhadores da Cáritas na fronteira de Barabás (Foto: Vatican News)

 

Czerny saúda os trabalhadores da Caritas na fronteira de Barabás

 

"Obrigado por seu trabalho. O Santo Padre me disse para trazer-lhes sua bênção e é isto que eu faço", disse Czerny aos refugiados e voluntários. Uma mulher, que tinha ficado deitada até aquele momento, levantou-se para mostrar-lhe em seu celular a imagem triste de uma mulher morta por uma bomba em Irpil, enquanto tentava fugir com seus filhos: "É isso que a guerra faz. Pessoas inocentes mortas, mulheres violentadas". Alguns acenam, a maioria continua a fazer o que está fazendo: dormir, fazer as malas, distrair as crianças lendo um conto de fadas ou brincando de construção. Czerny passa entre as camas, dá alguns terços, acaricia as crianças. Numerosos jornalistas locais esperavam por ele fora da estrutura. A eles, na esteira do último Angelus do Papa, ele expressou sua gratidão: "Continuem seu serviço e vão com a bênção do Papa. Que a verdade venha à tona, que a verdade seja conhecida".

 

Compromisso para o bem

 

O cardeal retornou ao Centro no final da noite para partilhar um sanduíche e uma bebida quente com os refugiados. Algumas mulheres se aproximam dele: "Spasiba", exclamou uma jovem em russo com cabelos cor de mogno; "levamos seis dias para nos transferir de uma região para outra", disse outra. Uma mulher com um chapéu de pelo explicou que fugiu de Donesk em 2014 e se refugiou em Karkhiv, devastada pela bomba. A guerra a perseguiu e agora ela se encontra novamente em fuga. Czerny está para abençoá-la, mas sua mão foi interceptada por Inna, uma poetisa idosa de Kiev: "Sou judia, tenho cidadania ucraniana e falo russo. O Senhor não quer que concorramos, mas que trabalhemos para o bem".

 

Uma mulher de Kiev mostra ao cardeal os horrores da guerra em seu telefone celular (Foto: Vatican News)

 

Encontro com o vice primeiro-ministro húngaro

 

O segundo dia da missão do cardeal teve início com um encontro com o vice primeiro-ministro húngaro, Zsolt Semjén, que reiterou o apoio do governo às iniciativas da Igreja em resposta à crise humanitária: "A Hungria disse que acolherá os refugiados sem nenhuma restrição", afirmou ele. Czerny espera que esta atitude acolhedora se torne permanente, não apenas limitada à emergência: "Que estes braços estejam sempre abertos".

 

Leia mais