Cardeal Czerny: a hospitalidade possibilita encontro com Deus

Mais Lidos

  • O segredo sujo da inteligência artificial

    LER MAIS
  • Os desafios da Educação diante da necropolítica. Artigo de Vicente Thiago Freire Brazil

    LER MAIS
  • É preciso uma ética católica que veja a sexualidade como um dom, não como uma maldição. Artigo de James F. Keenan

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

13 Setembro 2021

 

 

"Quantos anjos estarão escondidos por trás dos rostos de tantos migrantes e refugiados? Nossa tarefa é acolhê-los e protegê-los para sua promoção humana integral". São palavras do cardeal Michael Czerny, Subsecretário da Seção Migrantes e Refugiados do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral na festa de acolhida da marionete Amal, que representa uma pequena refugiada.

A reportagem é publicada por Vatican News, 10-09-2021. 

Nesta sexta-feira, 10 de setembro, chegou à Praça São Pedro a marionete Amal, que representa uma pequena refugiada. O boneco partiu em 27 de julho de Gaziantep, na fronteira entre a Turquia e a Síria, para viajar pela Europa em busca de sua mãe até chegar a Manchester, no Reino Unido. A Diocese de Roma, apoiada pela Seção Migrantes e Refugiados do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, aceitou o convite dos organizadores do The Walk Festival, projeto destinado a conscientizar sobre a realidade dos refugiados, dos menores, para preparar a etapa romana de Amal.

 

 

Hospitalidade possibilita encontro com Deus

O subsecretário do dicastério vaticano, cardeal Michael Czerny, foi receber a marionete simbólica e na ocasião fez uma saudação na presença de muitas crianças, jovens e adultos. O cardeal recordou que escolheu para esta ocasião a importante simbologia da Tenda. Que no Livro do Gênesis recorda que “a hospitalidade a estrangeiros inesperados abre a possibilidade de um encontro com Deus”, assim como “gera vida”.

 

A cultura do encontro

“A cultura do encontro”, continuou o Cardeal Czerny, “como diz o Papa Francisco, é um prenúncio de desafios - nem sempre fáceis! - que permitem às comunidades crescerem conscientemente como uma família humana, na casa comum. Cara Amal, você pode descansar em sua tenda, é claro, mas logo estará de volta ao seu caminho. Cada um de nós, irmãos e irmãs, está a caminho, a Igreja está a caminho e sua renovação passa pela mudança de cada um de nós, mostrando que ela está viva e bem”.

Em seguida afirmou:

A integração é um processo bidirecional, com reconhecimento recíproco de direitos e deveres, que também é um caminho complexo, às vezes acidentado, mas cujo objetivo deve ser sempre alcançar o desenvolvimento humano integral tanto dos recém-chegados quanto dos anfitriões, especialmente os mais vulneráveis entre eles”.

 

Monumento aos Migrantes, Praça São Pedro (Foto: Vatican Media)

 

Anjos atrás do rosto de migrantes

O cardeal Czerny comentou o significativo monumento presente na Praça que representa uma barca repleta de migrantes de todas as etnias e idades: “Aqui ao nosso lado há realmente uma barca: uma escultura que o Papa Francisco queria na Praça São Pedro para lembrar a todos o desafio evangélico da acolhida, aquela acolhida que abre a porta para encontros extraordinários. Com efeito, pode-se ver que no meio dos muitos migrantes (representando as muitas pessoas que tiveram que fugir ao longo da história) destacam-se duas asas: são as asas de um Anjo. E o Cardeal pondera: “Quem sabe quantos anjos estão escondidos atrás dos rostos de tantos migrantes e refugiados, menores e jovens, adultos e idosos? Nossa única tarefa é acolhê-los e protegê-los como primeiros passos indispensáveis para sua promoção humana integral, ou seja, um futuro como todos nós o queremos".

Agradecendo na sua conclusão: “Cara Amal, obrigado por ter vindo entre nós. Você é um anjo para os que a conhecem. Assumimos sua história, a acompanhamos em sua jornada e esperamos que você e todos nós possamos encontrar o que procuramos”.

 

Leia mais

 

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cardeal Czerny: a hospitalidade possibilita encontro com Deus - Instituto Humanitas Unisinos - IHU