Filme sobre a Guerrilha do Araguaia e Agenda Latinoamericana 2016 serão lançados em Festival de Cinema em Goiás

Revista ihu on-line

Ontologias Anarquistas. Um pensamento para além do cânone

Edição: 543

Leia mais

Vilém Flusser. A possibilidade de novos humanismos

Edição: 542

Leia mais

Ontologias Anarquistas. Um pensamento para além do cânone

Edição: 543

Leia mais

Planos de saúde e o SUS. Uma relação predatória

Edição: 541

Leia mais

Vilém Flusser. A possibilidade de novos humanismos

Edição: 542

Leia mais

Planos de saúde e o SUS. Uma relação predatória

Edição: 541

Leia mais

Mais Lidos

  • Vaticano, roubadas da igreja estátuas indígenas consideradas “pagãs” e jogadas no Tibre

    LER MAIS
  • A peleja religiosa. Artigo de José de Souza Martins

    LER MAIS
  • Começa a hora da decisão para os bispos da Amazônia na semana final do Sínodo. Artigo de Thomas Reese

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

13 Agosto 2015

O filme “ARAGUAIA” e a Agenda Latino Americano Mundial 2016 serão lançados amanhã, 13 de agosto, a partir das 21 horas, no Festival Internacional de Cinema Ambiental na Cidade de Goiás – GO, o FICA. Haverá um debate com a presença do economista Guilherme Delgado e do frei dominicano, José Fernandes Alves.

A informação é publicada por Comissão Pastoral da Terra, 12-08-2015. 

Filme: “ARAGUAIA”

Sinopse: A Guerrilha do Araguaia foi uma parcela na longa cadeia das lutas populares do Brasil, como por exemplo, a Cabanagem, Guararapes, Canudos, Contestado, Revolta da Chibata e Quilombo dos Palmares. Foi um movimento rural armado cujo combate mobilizou o maior número de tropas brasileiras desde a II Guerra Mundial, que ocorreu entre 1966 a 1975 no Sul do Pará, numa batalha desigual entre combatentes revolucionários do PC do B e camponeses, contra as forças de repressão do regime civil militar imposto ao país com o golpe de 1964. Foi uma luta pela liberdade e pela democracia em nosso país, que desde então sua luta permanece contra o esquecimento e a falta de justiça por aqueles que as sequelas acompanham até os dias atuais. 38 minutos.

Além deste, outros filmes sobre a luta pela terra serão lançados na Mostra UEG - FICA

Filme: Acampamento Dom Tomás Balduino (24 minutos) - Ao amanhecer do dia 31 de agosto de 2014, aproximadamente três mil famílias, ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), ocuparam uma das 90 fazendas que compõem o grande latifúndio representado pela Agropecuária Santa Mônica, de propriedade do Senador Eunício Oliveira (PMDB), consolidando o Acampamento Dom Tomás Balduino. As famílias acampadas produziram alimentos em quantidade e qualidade, tendo como base as práticas de cooperação e a agroecologia. Em 04 de março de 2015, após acordo com o Governo Federal, estabelecido em vários compromissos, as famílias deixaram a área ocupada, fortalecendo-se, contudo, como grupo na luta pela Reforma Agrária Popular.

Direção/roteiro/trilha/montagem: Dagmar Talga.

Edição/arte gráfica: Janiel Divino de Souza.

Imagens: Murilo Mendonça, Oliveira de Souza, Janiel Divino de Souza, Dagmar Talga, Gleida Gutielle da Silva Melo, Rafaela Oliveira de Souza, Rebeca Talga Bessa.

Produção: Murilo Mendonça Oliveira de Souza, Janiel Divino de Souza, Dagmar Talga, Rafaela Oliveira de Souza, OP. José Fernandes Alves, Jaqueline Vilas Boas Talga, Tiago Camarinha Lopes, Euzamara de Carvalho, Roberta Caiado de Castro Oliveira, Erika Macedo Moreira.

Produção executia: GWATÁ, Núcleo de Agroecologia e Educação do Campo (UEG), Pós-Graduação Direitos Sociais do Campo (UFG), Comissão Dominicana de Justiça e Paz do Brasil.

Filme: Vala do Rio do Peixe (22 minutos) - O filme discute a resistência dos camponeses da Vala do Rio do Peixe, no município de Santa Cruz de Goiás - GO, que vivem há mais de 30 anos na região e, nos últimos anos têm sido ameaçados de expropriação pelo Grupo Roma empreendimentos e Turismo Ltda. de Caldas Novas, de propriedade da atual Deputada Federal (PRGO) Magda Mofatto Hon. Em formato de documentário, são apresentadas as histórias das famílias e a luta política e jurídica para manutenção de seu território e seu modo de vida.

Direção/Trilha/Roteiro/Montagem: Dagmar Talga.

Edição/Arte Gráfica: Janiel Divino de Souza.

Imagens/Pesquisa: Dagmar TalgaMurilo Mendonça Oliveira de Souza.

Produção: Comissão Pastoral da Terra Regional GoiásCPTMurilo Mendonça Oliveira de SouzaDagmar TalgaJaniel Divino de SouzaCleuton César Ripol de FreitasCléber Adriano Rodrigues FolgadoRanielle Caroline de SouzaEdson Francisco de Mello.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Filme sobre a Guerrilha do Araguaia e Agenda Latinoamericana 2016 serão lançados em Festival de Cinema em Goiás - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV