O Vaticano unificará toda a comunicação

Revista ihu on-line

Ontologias Anarquistas. Um pensamento para além do cânone

Edição: 543

Leia mais

Ontologias Anarquistas. Um pensamento para além do cânone

Edição: 543

Leia mais

Vilém Flusser. A possibilidade de novos humanismos

Edição: 542

Leia mais

Vilém Flusser. A possibilidade de novos humanismos

Edição: 542

Leia mais

Planos de saúde e o SUS. Uma relação predatória

Edição: 541

Leia mais

Planos de saúde e o SUS. Uma relação predatória

Edição: 541

Leia mais

Mais Lidos

  • Os Arautos do Evangelho não reconhecem o Comissário do Vaticano, dom Raymundo Damasceno Assis

    LER MAIS
  • Pacto das Catacumbas pela Casa Comum. Por uma Igreja com rosto amazônico, pobre e servidora, profética e samaritana

    LER MAIS
  • A ideologização da Sociologia (além de uma simples distração). Artigo de Carlos A. Gadea

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

Por: André | 29 Junho 2015

“Motu proprio” do Pontífice para a criação de uma única estrutura para a comunicação vaticana. No plano da reorganização da cúria romana, no âmbito da revolução relacionada aos meios de comunicação de massa, foi criada a coordenação central seguindo o modelo da nova estrutura vaticana da Economia.

A reportagem é de Giacomo Galeazzi e publicada por Vatican Insider, 27-06-2015. A tradução é de André Langer.

O novo dicastério será dirigido por dom Dario Viganò, desde há três anos diretor do Centro Televisivo Vaticano, após ter sido presidente do Organismo do Espetáculo e vice-diretor da Oficina Nacional das Comunicações Sociais da Conferência Episcopal da Itália. “Era necessário estabelecer uma maior unidade na ação comunicativa da Santa Sé antes de dois eventos de extraordinária relevância, como o Sínodo sobre a Família e o Jubileu da Misericórdia – explicam na cúria. Por isso, a rapidez com que foi instituída a nova estrutura de coordenação entre os meios vaticanos, para a cobertura destes dois importantes eventos eclesiais”.

Então, Francisco acelerou os tempos de um dos capítulos mais complicados e delicados da reforma da cúria romana, o dos meios de comunicação vaticanos. E criou a Secretaria para as Comunicações, o novo dicastério que coordenará a Sala de Imprensa, o jornal L’Osservatore Romano, o Centro Televisivo Vaticano, o Escritório da Internet e a Rádio Vaticano, com particular atenção na integração entre os diferentes meios e na gestão economicamente saudável e racional.

Dom Viganò, que nasceu de pais italianos no Brasil, é padre da Arquidiocese de Milão, especialista em pastoral (foi presidente do Instituto de Pastoral da Pontifícia Universidade Lateranense), mas é muito conhecido como crítico de cinema. Trabalhará com o padre argentino Lucio Ruiz, atual diretor do Escritório da Internet da Santa Sé, que o Papa nomeou como secretário do dicastério, e com o Dr. Paolo Nusiner, atual diretor administrativo do jornal Avvenire, que será o novo diretor-geral do organismo recém criado. O vice-diretor-geral será Giacomo Ghisani, encarregado do Escritório de Relações Internacionais e Assuntos Legais da Rádio Vaticano, além de membro do Conselho de Administração do Centro Televisivo Vaticano.

O Pontífice colocou em prática com o novo Motu proprio as indicações elaboradas pela comissão internacional presidida pelo ex-presidente da BBC, lord Patten, que no ano passado ouviu os pareceres dos dirigentes e dos operadores dos meios de comunicação para obter um marco geral de contribuições, informações e propostas. O projeto da Comissão Patten depois foi integrado e é viabilizado na realidade vaticana pela sucessiva comissão interna presidida por dom Viganò, cuja competência, concreção e lealdade são muito apreciadas por todos os que colaboraram com ele, e, evidentemente, também por Francisco.

O diretor do Centro Televisivo Vaticano, que completou 53 anos neste sábado, será, pois, o novo encarregado da Secretaria para as Comunicações. As competências (atualmente divididas entre os diferentes organismos curiais relacionados: a Sala de Imprensa, o Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, o Centro Televisivo Vaticano, a Rádio Vaticano e o L’Osservatore Romano) estarão concentradas em um único órgão.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O Vaticano unificará toda a comunicação - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV