Conferência Eclesial da Amazônia promove seminário online: “Unidade e diversidade de nossa Igreja”

Revista ihu on-line

Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

Edição: 546

Leia mais

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Mais Lidos

  • “A mulher precisa, e as religiosas sobretudo, sair daquele papel de que ela é inferior”. Entrevista com a Ir. Maria Freire

    LER MAIS
  • Governo Bolsonaro deixa estragar 6,8 milhões de testes de covid-19

    LER MAIS
  • A Economia de Francisco. ‘Urge uma nova narrativa da economia’. A vídeomensagem do Papa Francisco

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


07 Agosto 2020

No último dia 29 de junho, depois de um processo sinodal, foi criada a nova Conferência Eclesial da Amazônia, e no seminário online, que será realizado no sábado, 08-08-2020, serão respondidas perguntas como: “Quem faz parte desta conferência?”, “Quais são as expectativas para a região pan-amazônica?”, “Como foi o processo que levou a sua criação?”. Participe do seminário, que estará disponível com tradução simultânea em inglês, espanhol e português.

A reportagem é publicada por Religión Digital, 06-08-2020. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

A celebração do Sínodo Especial para a Amazônia, que ocorreu em Roma durante o mês de outubro de 2019, foi uma parte importante de um longo processo de escuta que vinha sendo gestado nas comunidades de base na região pan-amazônica. Fruto do diálogo suscitado durante as sessões sinodais no mês de outubro em Roma, propôs-se “a criação de um organismo episcopal que promova a sinodalidade entre as igrejas da região, que ajude a delinear a face amazônica desta Igreja e que continue a tarefa de encontrar novos caminhos para a missão evangelizadora, incorporando especialmente a proposta de ecologia integral, fortalecendo a fisionomia da Igreja Amazônica. Seria um organismo episcopal permanente e representativo que promove a sinodalidade na região amazônica, articulado ao Celam, com estrutura própria, em uma organização simples e também articulado à Repam” (Documento Final do Sínodo Especial para a Amazônia, n.115).

Em 29 de junho este organismo episcopal foi criado, e segundo Vatican News, constituiu-se de forma virtual, estando presentes o presidente do Celam, dom Miguel Cabrejos, o.f.m.; o presidente e o vice-presidente da Repam, cardeais Cláudio Hummes, o.f.m., e Pedro Barreto, s.j., e um bispo para cada um dos nove países que compartilham o território amazônico. Do Brasil há dois representantes. Também participam representantes da Cáritas da América Latina e do Caribe, dom José Luis Azuaje, da Clar, irmã Liliana Franco e da Repam, Mauricio López. A estes, somam-se três representantes dos povos originários: Patricia Gualinga, a irmã Laura Vicuña e Delio Siticonatzi. Pelas instâncias vaticanas, participam: pela secretaria do Sínodo dos Bispos, o cardeal Baldisseri; da Congregação para os Bispos, o cardeal Ouellet; da Congregação para a Evangelização dos Povos, o cardeal Luis Tagle; e do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral, o cardeal Czerny.

O escrito de JPIC da Ordem de Frades Menores (OFM) convida a participar deste seminário que contará com a intervenção de três membros da Conferência Eclesial da Amazônia: dom Miguel Cabrejos, o.f.m., presidente da Celam; irmã Laura Vicuña Pereira, religiosa catequista franciscana; e Mauricio López, secretário-executivo da Repam. A mediação será do frei Valmir Ramos, o.f.m., definidor-geral e animador-geral para a evangelização.


Cartaz de divulgação do Seminário On-Line de apresentação da Conferência Eclesial da Amazônia

O seminário online será no sábado, 08 de agosto:

10.00AM | Los Angeles, CA, EUA
11.00AM | El Salvador, Honduras, Guatemala, Nicaragua, Costa Rica.
12.00 PM | Chicago IL-USA, México, Panamá, Colombia, Equador, Peru.
1.00 PM | Venezuela, Bolívia, Chile, Paraguai.
2.00 PM | Brasília-Brasil, Argentina, Uruguai.
7.00 PM | Madrid, Portugal, Itália.

Para participar, inscreva-se neste link.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Conferência Eclesial da Amazônia promove seminário online: “Unidade e diversidade de nossa Igreja” - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV