El Salvador. Líder do governo ameaça o cardeal Rosa Chávez

Revista ihu on-line

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Clarice Lispector. Uma literatura encravada na mística

Edição: 547

Leia mais

Mais Lidos

  • Müller também se recusa, na 'TV do diabo', a participar do Sínodo

    LER MAIS
  • Aquele que veio para desconstruir e devastar - Frases dia

    LER MAIS
  • Desmatamento na Amazônia já chega a quase 9 mil km² em 2021, mostra Imazon

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


09 Agosto 2021

 

Walter Araújo, ex-Arena e hoje liderança do partido governista Nuevas Ideas, ameaçou o cardeal Gregório Rosa Chávez com um “terremoto” político, em resposta às declarações que o religioso deu à agência de notícias do Vaticano, no marco das festas do padroeiro de El Salvador, nas quais fez referência à atual conjuntura do país.

A reportagem é publicada por Diario Co Latino, 07-08-2021. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

À pergunta de “como interpreta a atualidade sociopolítica em El Salvador?”, que o Vatican News fez ao cardeal Rosa Chávez, este respondeu: “é uma pergunta difícil neste momento. Porque estamos em um momento de terremoto político, podemos dizer. Quando vivenciamos o terremoto político de 1986 estávamos em plena guerra, e o arcebispo Rivera Damas usou uma imagem muito bonita, que cada domingo celebramos a missa dominical, desde um lugar que havia sofrido o terremoto. Com duas vigas de madeiras de uma casa que foi destruída se fazia uma cruz, símbolo de um país que tem uma esperança em Cristo. É preciso dar esperança ao povo, ante uma tragédia tão grande como a guerra e o terremoto”.

O cardeal Rosa Chávez acrescentou que “algo parecido ocorre hoje em dia, temos o terremoto da pandemia, que tantas dores está causando no mundo e também entre nós. E como dói ver o povo cada dia mais angustiado ou entubado como falamos aqui. Atado a uma máquina com um monte de cabos. E muitas vezes também em um cemitério, enterrado seguindo um protocolo. E ninguém pode estar perto do morto. E o outro terremoto é um político, o país está com uma grande convulsão política neste momento, uma crise política muito grave porque não temos neste momento um Estado de Direito que funcione, não temos independência de poderes, não temos uma figura política em quem confiar, não temos uma lei que tenhamos que respeitar, há um temor muito grande para que não haja lei nem ordem, portanto não há justiça verdadeira”.

Ante essas declarações, Walter Araújo ameaçou nas redes sociais. “Terremoto para ele, quando virem a público a propina e a casinha que seu irmão está construindo”, disse.

Araújo, desde que esteve na Arena, tanto como dirigente quanto funcionário, atacou os padres que denunciavam as injustiças, como Rosa Chávez, e repetia os jargões de seu ex-chefe e fundador do partido Roberto d’Abuisson, de “curas rojos (comunistas) com batina preta”.

Geralmente, os líderes mais reconhecidos do Nueva Ideas, e fiéis seguidores do presidente Nayib Bukele, recorrem aos ataques para desqualificar as opiniões contrárias ao governo ou que criticam o presidente Bukele, e Walter Araújo é um deles.

O cardeal apontou ao Vatican News que há uma preocupação pelo futuro, para onde vai El Salvador, que o povo “pensante” se pergunta. “Há uma data chave, o dia 15 de setembro deste ano, quando celebramos o bicentenário de nossa independência, lá escutaremos o presidente, qual é seu projeto de país, onde crê que devemos caminhar, e assim então caminharemos baseados nas coordenadas que por agora não temos. Neste momento, as instituições democráticas não funcionam, não há uma separação de poderes e a cultura democrática. Isso deve mudar e rezaremos nesta festa a favor do mundo e do país para que encontremos os caminhos que nos levem a uma autêntica reconciliação”, apontou.

 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

El Salvador. Líder do governo ameaça o cardeal Rosa Chávez - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV