Uma encíclica sobre a fraternidade em breve do Papa Francisco

Foto: Pixabay

Mais Lidos

  • Alessandra Korap (1985), mais conhecida como Alessandra Munduruku, a mais influente ativista indígena do Brasil, reclama da falta de disposição do presidente brasileiro Lula da Silva em ouvir.

    “O avanço do capitalismo está nos matando”. Entrevista com Alessandra Munduruku, liderança indígena por trás dos protestos na COP30

    LER MAIS
  • Dilexi Te: a crise da autorreferencialidade da Igreja e a opção pelos pobres. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

28 Agosto 2020

“Em breve o próprio Papa publicará uma encíclica sobre o tema da fraternidade humana”, disse monsenhor Domenico Pompili, bispo de Rieti, na quarta-feira, 26 de agosto, por ocasião da assinatura da “Carta de Intenções” com a qual foi constituída a Comissão do VIII Centenário da Regra Franciscana e do Presépio de Greccio (1223-2023).

A reportagem é de Pe. Pietro Messa, ofm, professor de história do franciscanismo na Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma, publicada por Il Cattolico, 27-08-2020. A tradução é de Luisa Rabolini.

Certamente tal documento pontifício retomará o documento sobre a fraternidade humana para a paz mundial e a convivência comum, assinado em 4 de fevereiro de 2019 em Abu Dhabi pelo Papa Francisco e Ahmad Al-Tayyeb, o grande imã de Al-Azhar. Depois de publicada, será a terceira encíclica do Papa Francisco depois da “Lumen fidei” de 2013 e da “Laudato si'” de 2015.

Intervenção de Mons. Pompili e do Padre Fusarelli

Na mesma cerimônia realizada em Rieti, a partir de 2020, centenário do assassinato dos protomártires franciscanos em Marrocos, o Ministro Provincial dos Frades Menores do Lácio-Abruzzo, Pe. Massimo Fusarelli, enumerou as recorrências que ocorrerão nos próximos anos até 2026, aniversário da morte de São Francisco e em que se celebra o aniversário da liturgia natalina desejada por São Francisco em 1223.

Leia mais