Papa Francisco exalta o papel das mulheres na luta contra o coronavírus

Revista ihu on-line

Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

Edição: 546

Leia mais

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Mais Lidos

  • Francisco para os pais e mães de homossexuais: “A Igreja ama os vossos filhos do jeito que eles são, porque são filhos de Deus”

    LER MAIS
  • O fenômeno dos padres fisiculturistas e estrelas das redes sociais

    LER MAIS
  • “O Papa me disse: Deus ama os filhos homossexuais como eles são”

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


15 Abril 2020

Na segunda-feira de Páscoa, o Papa Francisco ofereceu sua solidariedade e orações ao povo dos Estados Unidos e de outros países atingidos pela Covid-19. Ele também destacou o papel crucial que as mulheres têm desempenhado no combate à pandemia, comparando-as às mulheres fiéis dos relatos do Evangelho sobre a ressurreição, que prestaram seu testemunho ao Senhor ressuscitado enquanto os discípulos ainda estavam escondidos.

A reportagem é de Gerard O’Connell, publicada por America, 13-04-2020. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Ele expressou sua “proximidade e afeto” por “todos os países fortemente atingidos pelo coronavírus, alguns com um grande número de contagiados e mortos” e, “de modo especial, a Itália, os Estados Unidos da América, a Espanha, a França”. Ele disse: “Não se esqueçam de que o papa reza por vocês, está perto de vocês”.

Ele fez suas declarações depois de recitar a oração Regina Caeli, no meio-dia da segunda-feira de Páscoa, 13 de abril, na biblioteca particular do Palácio Apostólico no Vaticano. A oração foi transmitida ao vivo pelo Vatican Media.

Antes, ele recordou o relato do Evangelho lido na Vigília Pascal que contava que Jesus, depois da sua ressurreição, se encontrou com as mulheres tristes e assustadas que haviam visitado seu túmulo e lhes disse: “Não tenham medo”, e depois lhes designou “um mandato missionário” de dizer a seus discípulos para irem à Galileia, onde Ele os encontraria.

O Papa Francisco observou que essas mulheres “deram um admirável exemplo de fidelidade, de dedicação e de amor a Cristo no tempo da sua vida pública, assim como durante a sua paixão, e agora são premiadas por Ele com esse gesto de atenção e de predileção”.

Nesse contexto, Francisco voltou a chamar a atenção ao papel que as mulheres estão desempenhando hoje em meio à pandemia do coronavírus que atingiu países em todo o mundo, infectando quase dois milhões de pessoas, provocando a morte de mais de 100.000 e paralisando a economia mundial devido a restrições de viagens e quarentenas forçadas.

“Hoje, gostaria de recordar com vocês aquilo que muitas mulheres fazem, também durante este tempo de emergência sanitária, para cuidar dos outros”, disse ele. Ele mencionou em particular as mulheres que são “médicas, enfermeiras, agentes das forças de segurança e das prisões, funcionárias das lojas de bens de primeira necessidade”.

Ele também lembrou as “muitas mães, irmãs e avós que se encontram fechadas em casa com toda a família, com crianças, idosos, pessoas com deficiência”. Ele observou que, às vezes, “elas correm risco de sofrer violência devido a uma convivência da qual carregam um fardo pesado demais”.

O Papa Francisco convidou sua audiência virtual a “rezar por elas, para que o Senhor lhes dê força e que as nossas comunidades possam apoiá-las junto com as suas famílias”. E, acrescentou, “que o Senhor nos dê a coragem das mulheres de seguir sempre em frente”.

Antes de fazer a sua despedida final, o papa renovou suas saudações de Páscoa e convidou todos a permanecer “unidos na oração e no compromisso de nos ajudarmos uns aos outros como irmãos e irmãs”.

Depois, foi à janela do apartamento papal, a partir da qual ele costuma saudar os peregrinos e os turistas na Praça São Pedro aos domingos. Ele olhou para a praça vazia e depois deu a sua bênção para a sua audiência virtual.

 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Papa Francisco exalta o papel das mulheres na luta contra o coronavírus - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV