Reclusão em tempos de coronavírus: “Isolar-se é um gesto de solidariedade”. Artigo de Michela Marzano

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

27 Março 2020

“O verdadeiro desafio não é apenas isolar-se, mas proteger-se para proteger melhor os outros, as pessoas mais idosas, os mais frágeis. Isolar-se é um gesto de solidariedade. Assim que entendermos que a separação está ligada à solidariedade, o significado do gesto já é outro”, escreve Michela Marzano em artigo publicado por La Vie, 17-03-2020. A tradução é de André Langer.

Michela Marzano é professora na Universidade Paris-Descartes e realiza pesquisas no campo da filosofia moral. Ex-deputada do parlamento italiano, é colunista do jornal La Repubblica. Devemos a esta ensaísta e escritora trabalhos notáveis sobre o corpo, o medo e o amor.

Eis o artigo.

Como italiana, tendo a família na Itália e acompanhando de perto tudo o que aconteceu nas últimas semanas no meu país de origem, fiquei aliviada ao ver o governo francês finalmente tomar as medidas necessárias. Eu tinha, até esse momento, a sensação de uma inconsciência e de uma leveza fora de lugar. Nós levamos muito tempo para reagir e nos dar conta do que estava acontecendo. As autoridades não queriam criar pânico, mas poderiam ter agido mais rapidamente.

O verdadeiro desafio não é apenas isolar-se, mas proteger-se para proteger melhor os outros, as pessoas mais idosas, os mais frágeis. Isolar-se é um gesto de solidariedade. Assim que entendermos que a separação está ligada à solidariedade, o significado do gesto já é outro. Nós vemos isso na Itália. Todos ficam em casa, mas acabam se criando outras relações: as crianças fazem desenhos que penduramos nas janelas, desenhos com mensagens de esperança; outros cantam na varanda e convidam seus vizinhos a fazer o mesmo. A reclusão compulsória pode se tornar uma oportunidade para inventar novas formas de comunicação.

Tempo de viver

Não é porque as crianças não vão mais à escola que os pais estarão mais próximos delas. Algumas famílias vivem em condições difíceis de acomodação, até com uma grande promiscuidade. Quando se está em oito pessoas numa mesma peça, é muito difícil ficar trancado. Especialmente porque a proximidade física com as crianças também deve ser evitada: elas são as primeiras disseminadoras da doença. Ter que ficar em casa nos forçará a nos relacionarmos entre nós, o que achamos difícil de fazer na sociedade atual. No entanto, é preciso estar, em primeiro lugar, em contato consigo mesmo para estar em condições de criar sociabilidade. Uma sociabilidade profunda e não apenas proximidade física. Teremos que inventar uma nova maneira de nos comunicar, falar e viver. É possível! E teremos que aprender a viver o tempo de maneira diferente.

Ainda parece muito cedo para tirar outras lições. Certamente, as imagens de satélite capturadas da China ou da Itália nos mostram que é possível reduzir nossa pegada de carbono. Mas o que faremos quando a epidemia tiver sido superada? Vamos começar a produzir e consumir da mesma maneira, como se nada tivesse acontecido? Por enquanto, nosso dever é gerenciar essa situação da melhor maneira possível e apoiar as pessoas que estão na linha de frente. E, acima de tudo, manter o moral elevado.

Várias imagens magníficas circularam nos últimos dias, postadas nas redes sociais por equipes médicas que trabalham em hospitais, com máscaras, óculos e cartazes com os dizeres: “Eu fico no hospital e você fica na sua casa”. Uma maneira de dizer que estão na linha de frente, que estão lutando e que precisam de nós para ajudar a parar esta epidemia. Essas são mensagens importantes que nos ajudam a entender de onde vêm os sacrifícios. Aceitar ficar enclausurado em casa é interpor um ato de resistência contra a doença.

Um lembrete extenuante e doloroso dos nossos limites

O coronavírus vem nos recordar de maneira cruel nossos limites, nossas fraquezas e nossas fragilidades. Quer gostemos ou não, essa provação faz parte da vida. E cada um reage com sua própria psicologia, com suas próprias carências, mas também com suas próprias forças. É apenas um pequeno lembrete, um lembrete extenuante e doloroso. Às vezes tentamos esquecê-lo, mas nossa condição humana é frágil e mortal. Somos vulneráveis, mas também somos capazes de muitos atos de coragem, capazes de nos engajar e de nos colocar em perigo para salvar os outros.

É numa crise como essa que estamos atravessando que vemos a importância, não de um Estado forte, mas de um Estado competente. O que importa é a clarividência e a compaixão. Ser realista, solidário e manter a calma para tomar as decisões corretas. Tomemos o exemplo de Donald Trump, que mostra, mais uma vez, sua completa incompetência. Ele deveria ser muito atencioso, porque nos Estados Unidos a situação é muito grave, especialmente com um sistema de saúde majoritariamente privado. Eu não ouso imaginar o que poderá acontecer a partir do momento em que o pico dessa pandemia chegar ao seu país. Ninguém sabe quanto tempo essa crise vai durar. Mas no dia em que sairmos dela, teremos que fazer as contas. E parar de fazer cortes no orçamento da saúde.

Finalmente, a reclusão representa uma terrível provação, especialmente para os idosos, ainda mais isolados, que não podem sair ou receber visitas – é uma escolha obrigatória para evitar a hecatombe. Na Itália, os hospitais estão sobrecarregados; já não há mais espaço para reanimação, nem respiradores suficientes. Os médicos são obrigados a realizar uma triagem. Se quisermos evitar algo parecido na França, todas as medidas de proteção adotadas hoje fazem sentido.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Reclusão em tempos de coronavírus: “Isolar-se é um gesto de solidariedade”. Artigo de Michela Marzano - Instituto Humanitas Unisinos - IHU