O que é a Internet das Coisas e como isso irá mudar o cotidiano das pessoas

Revista ihu on-line

Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

Edição: 546

Leia mais

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Mais Lidos

  • Nota de apoio ao Padre Edson Adélio Tagliaferro. Mais de cem padres já assinaram

    LER MAIS
  • Bem comum e justiça social: agora mais do que nunca. Manifesto de mais 110 bispos, arcebispos e cardeais

    LER MAIS
  • Aquele vírus entre Darwin e Marx

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


06 Dezembro 2019

No início ela era discada e poucas pessoas a utilizavam. Mas o tempo passou, a tecnologia foi evoluindo e atualmente já não conseguimos imaginar como seria a nossa vida sem ela. Por isso já não há mais dúvidas a respeito do quanto a internet é influente no cotidiano de todos nós.

A reportagem é publicada por EcoDebate, 04-12-2019.

Hoje em dia nós a usamos para comprar produtos e serviços, para estudar, trabalhar e para consumir entretenimento praticamente 24h por dia.

Um exemplo que mostra como a nossa relação com a web mudou ao longo dos anos é a facilidade para a criação de sites e blogs. Se até há alguns anos saber como criar um blog era uma arte dominada apenas por quem entendia de programação, mas hoje a situação é diferente.

Quer saber como criar o seu blog? clique aqui!

Plataformas cada vez mais intuitivas e tutoriais possibilitam que qualquer pessoa tenha condições de investir em um projeto online. Além disso, a proliferação de smartphones permite que a todo instante a gente acesse a internet.

Mas será que a tecnologia atual em relação à web chegou ao limite? Nada disso, graças à moderna Computação em Nuvem nem mesmo o céu – com o perdão do trocadilho – é o limite para as possibilidades que o mundo digital oferece.

Um exemplo disso é o que os especialistas chamam de IoT, sigla para “Internet of Things”, ou “Internet das Coisas”, se a gente procurar uma tradução literal para o nosso idioma.

Entendendo as características de um mundo conectado

A Internet das Coisas consiste em uma ampla rede de dispositivos conectados. Você certamente sabe que o seu computador, assim como o smartphone e mais alguns gadgets são conectados com a internet para fazer a mágica acontecer.

Mas a Internet of Things vai além desses dispositivos. Ela promete uma conexão com todos os equipamentos que fazem parte do cotidiano da sua casa, da casa do seu vizinho, de uma universidade, de uma empresa e até mesmo de uma cidade inteira.

Por isso, não é por acaso que quando se pensa atualmente na concepção de Cidades Inteligentes, seja preciso de uma mãozinha da Internet das Coisas.

É por meio dessa ampla rede de conexões que será possível conceber projetos urbanísticos que destacam a sustentabilidade, a organização do trânsito e mais qualidade de vida.

Sendo assim, se em um futuro não muito distante você se deparar com veículos autônomos e sistemas inteligentes de reaproveitamento de água, a culpa com certeza será da Internet das Coisas.

O advento das conexões sem fio e da Computação em Nuvem foram um grande avanço para nos aproximarmos da IoT. Em breve não será apenas a SmartTV da sua casa que estará conectada.

Portanto, se prepare para você colocar em funcionamento desde a torradeira até o seu aparelho de ar-condicionado, tudo isso com alguns cliques no seu smartphone ou com um comando de voz.

(Fonte: EcoDebate)

Alguns exemplos da Internet das Coisas no cotidiano

A capacidade de estar conectado com vários recursos e serviços vai impactar uma série de elementos em nosso dia a dia, tanto em casa quanto no trabalho. Veja alguns exemplos práticos disso a seguir!

Na área da saúde

Hospitais estarão aptos a usar equipamentos capazes de coletar dados importantes dos pacientes. Tudo isso poderá ser feito por meio de pulseiras ou outros dispositivos semelhantes.

Nas maternidades, por exemplo, berços conectados poderão monitorar com mais eficiência o sono dos bebês.

Nos serviços domésticos

Aspiradores de pó automatizados podem ser previamente programados para funcionarem no horário que o dono considerar mais conveniente.

Nesse contexto doméstico, a atuação de assistentes pessoais, tais como a Cortana e a Siri (ambas respectivamente da Microsoft e da Apple) é um exemplo claro da praticidade proporcionada por essa tecnologia.

Na área comercial

Sistemas de alarmes cada vez mais inteligentes serão capazes de reforçar a segurança de restaurantes, lojas e indústrias.

Na agricultura e agropecuária

Tratores automatizados poderão atuar nas lavouras, agilizando o processo de plantio. Além disso, dispositivos especiais poderão detectar alguma enfermidade nos rebanhos, evitando uma série de prejuízos.

A tecnologia 5G e a Internet das Coisas

Em um mundo onde até o ventilador na sua casa poderá funcionar conectado com a internet, a conexão deverá ser de excelente qualidade. É aí que a tecnologia 5G entra em campo.

A capacidade que o 5G proporciona é enorme, com uma velocidade de download realmente impressionante.
Diante de uma tecnologia capaz de suportar o alto volume de dados conectados, o futuro certamente será marcado pela Internet das Coisas, trazendo mais agilidade e facilidades para o nosso cotidiano.

Conclusão

Até parece que era ontem que o download de um simples longa-metragem demorava séculos. Hoje a Netflix e outros serviços de streaming modificaram completamente esse cenário.

Portanto, o próximo passo em termos de tecnologia será a consolidação da Internet das Coisas nos nossos lares, escolas, fábricas e cidades.

Nota da IHU On-Line:

Instituto Humanitas Unisinos – IHU promove o seu XIX Simpósio Internacional. Homo Digitalis. A escalada da algoritmização da vida, a ser realizado nos dias 19 a 21 de outubro de 2020, no Campus Unisinos Porto Alegre.

XIX Simpósio Internacional. Homo Digitalis. A escalada da algoritmização da vida.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O que é a Internet das Coisas e como isso irá mudar o cotidiano das pessoas - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV