Você pode trocar sua carne de Segunda por uma saborosa refeição vegetariana

Revista ihu on-line

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Clarice Lispector. Uma literatura encravada na mística

Edição: 547

Leia mais

Mais Lidos

  • Só um radical ecossocialismo democrático pode mudar o horizonte

    LER MAIS
  • Byung-Chul Han: smartphone e o “inferno dos iguais”

    LER MAIS
  • Seu bispo necessita dos seus conselhos: o que dirá a ele?

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


08 Outubro 2019

Campanha Segunda Sem Carne completa 10 anos. Compartilhamos algumas receitas deliciosas para comemorar.

A reportagem é de Mariana Campos e Rafael Silva, publicada por Greenpeace, 07-10-2019.

Um dos eventos da Semana Sem Carne no Brasil foi um churrasco vegano realizado na Agência Solano Trindade em Campo Limpo, periferia de São Paulo. (Foto: Tuane Fernandes/Greenpeace)

A campanha #SegundaSemCarne acaba de completar 10 anos e temos muito a comemorar! Com receitas deliciosas, celebramos esta importante iniciativa, que nos convida a refletir sobre como nossos hábitos alimentares geram impacto na nossa saúde, no planeta e nos animais.

Ficar um dia da semana sem consumir produtos de origem animal parece pouco, mas isso já provoca muitas consequências positivas. Como apontou Monica Buava, gerente de campanhas da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), “a gente nem se dá conta, mas sim, a Segunda Sem Carne está mudando a realidade do consumo de carne e derivados no país”. Segundo Monica, mais de 327 milhões de refeições vegetarianas e veganas foram oferecidas desde 2009 até hoje graças à Segunda Sem Carne, um trabalho feito com diversos parceiros.

“O que eu mais adoro nessa campanha é que ela não aponta o dedo, ela acolhe e convida a gente a mudar os hábitos de um jeito muito prazeroso”, comemora Adriana Charoux, da campanha de Florestas do Greenpeace.

A agropecuária é hoje uma das principais causas do desmatamento de florestas no mundo e é responsável por aproximadamente 60% das emissões dos gases do efeito estufa, que provocam o superaquecimento do planeta. Além disso, a soja, que é o principal vetor de desmatamento do Cerrado, tem 90% de sua produção mundial destinada para ração animal.

Nós defendemos a redução drástica do consumo de proteína animal, não apenas para poupar a floresta e reduzir as emissões de gases do efeito estufa, mas também porque sabemos que “mais vegetais e menos carne” é sinônimo de melhorias para a nossa saúde. Por isso, há mais de 10 anos expomos os problemas relacionados à pecuária. Você pode conhecer mais sobre o assunto aqui.

O movimento só cresce: além da Segunda Sem Carne, também participamos da Semana Mundial Sem Carne, que acontece todos os anos, em junho.

Receitas?! Quero!!

Perguntamos em nosso Instagram: “Qual a sua receita sem carne favorita?”. Selecionamos algumas das respostas para compartilhar as receitas dessas refeições tão saborosas – foi impossível não ficar com água na boca. Delicie-se!

Falafel, sugestão do @gabrielsilvani

 

 

 

 

 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Você pode trocar sua carne de Segunda por uma saborosa refeição vegetariana - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV