Prestigiado prêmio de teologia católica será entregue a ex-presidente da Irlanda

Revista ihu on-line

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Clarice Lispector. Uma literatura encravada na mística

Edição: 547

Leia mais

Mais Lidos

  • Müller também se recusa, na 'TV do diabo', a participar do Sínodo

    LER MAIS
  • Desmatamento na Amazônia já chega a quase 9 mil km² em 2021, mostra Imazon

    LER MAIS
  • Aquele que veio para desconstruir e devastar - Frases dia

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


24 Agosto 2019

A ex-presidente da Irlanda, Mary McAleese, será homenageada com um dos mais prestigiados prêmios do mundo católico, pela sua tese de doutorado de 500.000 palavras sobre “Direitos e Obrigações das Crianças no Direito Canônico”, concluída no ano passado.

A reportagem é publicada por The Irish Times, 23-08-2019. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Ela será presenteada com o Prêmio Alfons Auer de Ética 2019 na Universidade de Tübingen, na Alemanha, em outubro próximo. Avaliado em 25.000 euros [pouco mais de 115.000 reais] e entregue pela primeira vez em 2015, ele é considerado como o prêmio mais prestigiado da Europa para as lideranças católicas.

Entregue a cada dois anos, ele leva o nome do falecido Pe. Alfons Auer, ex-professor da Faculdade de Teologia Católica de Tübingen, falecido em 2005. Sendo um dos teólogos morais católicos liberais mais influentes após o Concílio Vaticano II, seus contemporâneos em Tübingen foram, em um dado momento, o futuro Papa Bento XVI e o professor Hans Küng.

O discurso em homenagem a McAleese na universidade no dia 30 de outubro próximo será feito pelo Dr. Hille Haker, professor de Ética Teológica da Loyola University, em Chicago.

Atualmente professora da disciplina Crianças, Religião e Direito da Universidade de Glasgow, McAleese defendeu publicamente sua tese de doutorado, na qual trabalhou por quatro anos, na Universidade Gregoriana, em Roma, em setembro passado.

Ela o fez em italiano por cerca de 90 minutos, perante um painel composto por três padres acadêmicos. A plateia contou com a presença do arcebispo de Dublin, Diarmuid Martin, do reitor do Colégio Irlandês de Roma, Mons. Ciarán O’Carroll, e do embaixador da Irlanda na Itália, Colm Ó Floinn.

A tese e o livro

Sua tese deve ser publicada em livro pela Brill, editora internacional de direitos humanos, em novembro próximo. Ela é descrita como o primeiro estudo desse tipo, “que submete a um escrutínio abrangente o Código de Direito Canônico da Igreja Católica Romana, de 1983, em relação ao modo como se aplica às crianças”.

Ela também trata da “Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança” de 1989, da qual a Santa Sé é um Estado parceiro e como essa convenção é seguida por Roma.

A editora observa que a análise de McAleese “traça uma mudança clara e preocupante na atitude da Santa Sé em relação às suas obrigações sob a Convenção (da ONU) desde que os escândalos de abuso sexual clerical se tornaram assunto de discussão no Comitê dos Direitos da Criança, que monitora a implementação da Convenção”.

Para marcar o recebimento do prêmio por parte de McAleese, uma conversa pública entre a ex-presidente e a renomada freira beneditina norte-americana Joan Chittister será realizada no Trinity College, em Dublin, no dia 2 de novembro.

A Ir. Chittister, 83 anos, é teóloga, autora e defensora apaixonada dos direitos das mulheres há mais de 50 anos. No mês passado, ela foi “desconvidada” de falar em um congresso sobre educação católica em Melbourne, na Austrália, aparentemente por causa de suas opiniões liberais.

A conversa pública no Trinity College está sendo organizada pelo grupo We Are Church Ireland, pelo Voices of Faith, a organização internacional criada para promover a liderança das mulheres na Igreja Católica, e a School of Religion do Trinity College.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Prestigiado prêmio de teologia católica será entregue a ex-presidente da Irlanda - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV