“Construímos cidades para que as pessoas invistam, não para que vivam”. Entrevista com David Harvey

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

20 Agosto 2019

David Harvey é, sem dúvida, o geógrafo do capitalismo. Claro, é marxista. Nascido em Gillingham, Inglaterra, em 1935, foi professor de universidades como a Johns Hopkins, Oxford e, na atualidade, a City University of New York. Não era, recorda com um sorriso, um jovem radical. Começou a ler Marx aos 35 para poder interpretar melhor o que estudava como geógrafo. Livros como Os limites do capital, de 1982, foram um guia para entender as turbulentas paisagens do capitalismo moderno e mostraram que a análise da dinâmica da urbanização permitia compreender o que acontecia na complexa macroeconomia.

Harvey, que se tornou referência para a esquerda, visitou Barcelona para falar no MACBA [Museu de Arte Contemporânea de Barcelona] de um livro dedicado à sua obra: David Harvey. La lógica geográfica del capitalismo (Icaria), editado por Núria Benach e Abel Albert.

A entrevista é de Justo Barranco, publicada por La Vanguardia, 19-08-2019. A tradução é do Cepat.

Eis a entrevista.

Afirma que, a partir dos anos 1980, as teorias de Marx se tornaram cada vez mais úteis para interpretar o mundo. Por quê?

A teoria de Marx parte da visão utópica dos pais da economia clássica, de Adam Smith e David Ricardo, cujo argumento básico era: deixe que os mercados façam seu trabalho e o mundo será muito melhor. Sendo assim, analisou as coisas pensando em um mercado perfeito. Contudo, quando comecei a ler Marx, nos anos 1970, contávamos com duas décadas de ampla intervenção do Estado na economia. Não era um mercado perfeito em nada. No Reino Unido, muitas moradias eram sociais.

Nos anos 1980, chegaram Thatcher e Reagan e disseram que o Estado precisava retirar suas mãos de tudo. Thatcher privatiza a moradia social e vamos nos submetendo cada vez mais à disciplina do mercado. As teorias marxistas se tornam ainda mais significativas porque se cria algo próximo ao mercado livre. Quanto mais mercado tínhamos, mais era necessário ler O Capital. Voltamos ao século XIX que Marx analisava.

Quando fala do capitalismo atual, diz que mudou: antes tratava da acumulação, agora da desapropriação do comum.

Houve um amplo leque de mudanças. O Estado se reorientou, passou de responsável pelo bem-estar da população como um todo a responsável do bem-estar das corporações capitalistas. É um curioso socialismo empresarial em que o Estado subsidia as corporações para instalar trabalhos em sua cidade, recursos que são retirados da educação, da moradia.

Além disso, o capital produz continuamente excedentes que precisam ser empregados para produzir mais excedentes. Desse modo, precisam definir novos campos para a acumulação. Quando a moradia se torna um campo onde o grande capital realmente pode circular, entra e organiza seus mercados, também entra na educação e na universidade, que começam a ser uma mercadoria. Coisas que deveriam ser direitos se tornam mercadorias.

Como esta mudança de sistema mudou as cidades?

Há muitas versões. Nos estados do Golfo, é louco. Em uma região onde a maioria da população está desesperada por ajuda econômica, constroem grandes cidades que não significam nada, a não ser consumo especulativo. Estamos de maneira crescente construindo cidades para que as pessoas invistam, em vez de cidades para que as pessoas vivam, e a qualidade da vida nelas cai, a menos que você seja ultrarrico. Muitos edifícios de Nova York permanecem vazios, muitos investidores são chineses que compram até que as coisas fiquem melhor na China. Caminhe à noite e veja quantas luzes há.

O que as cidades podem fazer?

Deve haver uma taxa para moradias desocupadas, mesmo que talvez muitos encontrarão formas de demonstrar que nelas vive o zelador do edifício e um gato. Há vias tributárias para taxar as pessoas que usam a moradia apenas como uma fonte de investimento e poupança, em vez de espaço de vida. Outra das coisas que acontecem em Barcelona e Nova York é que muitos andares se tornam Airbnb e isso também não ajuda na qualidade da vida comunitária, ao contrário, a destrói.

É possível mudar essas dinâmicas em um mundo onde as grandes cidades são o principal centro do sistema?

Acredito na importância do poder dos movimentos políticos em nível municipal. Contudo, neste momento, não temos uma ideia de como usar esse poder. A experiência da administração de Colau é importante para ver as possibilidades e os limites de um projeto político municipal. As cidades têm muito potencial para lidar com temas como a provisão de moradia e que seja acessível. Mas, não possuem poder suficiente. Nos Estados Unidos, estão limitadas pelos Estados, que possuem o poder tributário e podem inibir sua capacidade de resposta. É muito importante entender onde está o poder, como é distribuído entre os diferentes níveis: nacional, local, distrito, e será necessária muita experiência para ter ideias mais claras.

Será complicado diante da dinâmica global de concentração da população em megacidades.

Hoje, há um desequilíbrio entre os centros metropolitanos e as áreas rurais, que foram minadas pela industrialização da agricultura. Possuem menos oportunidades de emprego. E de educação. Seu hospital pode estar a 70 km. Desse modo, tudo se concentra em grandes cidades, cuja política é muito diferente daquela das zonas rurais, que em muitos lugares foram o centro da reação populista de direita.

Esse desequilíbrio conduziu à onda populista?

Seu papel é muito importante. Não o único. O outro problema é que o neoliberalismo, após 2007, perdeu sua legitimidade. Havia pessoas que, nos anos 1990, gostavam de seu jogo, o empreendimento, o progresso pessoal. Houve muitas coisas boas na era neoliberal: mais atenção aos direitos dos gays, muitas feministas puderam utilizá-lo em seu benefício, havia uma base de apoio popular. Contudo, explodiu e não foi restabelecida.

A política neoliberal continua, mas sem legitimidade. Sendo assim, agora está em aliança com governos autoritários, populistas de direita. A primeira ação do atual presidente do Brasil foi nomear um ministro das Finanças que fizesse o que Pinochet fez no Chile, em seu início: liberalização total. A política real de Trump é a de desregulamentação em tudo. Desse modo, temos uma política neoliberal aplicada pela direita populista e acredito que veremos uma reação contra isso, porque não serão capazes de cumprir grande coisa em forma de melhoras econômicas e políticas.

O populismo nascido das consequências do neoliberalismo agora é sua muleta?

Sim. O mais surpreendente é que não houve muito pensamento novo surgido da crise de 2008. Os economistas não sabem o que dizer. Não possuem um programa alternativo para sair da estagnação.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

“Construímos cidades para que as pessoas invistam, não para que vivam”. Entrevista com David Harvey - Instituto Humanitas Unisinos - IHU