"Gaudete et Exsultate", em 9 de abril chega a nova exortação do Papa sobre a santidade

Revista ihu on-line

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Clarice Lispector. Uma literatura encravada na mística

Edição: 547

Leia mais

Mais Lidos

  • “A pastoral com as pessoas LGBT deve fazer parte do caminho sinodal”, defende o cardeal de Bolonha

    LER MAIS
  • As origens do termo “gaúcho” e nossas heranças indígenas. A história que não te contam

    LER MAIS
  • Os padres das novas gerações e o ‘modelo’ padre Pino Puglisi: uma distância intransponível?

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


07 Abril 2018

Seu título é Gaudete et Exsultate a Exortação Apostólica do Papa Francisco "sobre o chamado à santidade no mundo contemporâneo", que será publicada na próxima segunda-feira, 9 de abril. O anúncio foi feito pela Sala de Imprensa do Vaticano informando que o documento será apresentado oficialmente às 12h15min, pelo arcebispo Angelo De Donatis, vigário geral para a diocese de Roma, por Paola Bignardi, ex-presidente nacional da Ação Católica, e por Gianni Valente, jornalista e colaborador do Vaticano Insider.

A reportagem é publicada por Vatican Insider, 05-04-2018. A tradução é de Luisa Rabolini.

A respeito da nova exortação do Papa dedicada ao tema da santidade já tinha sido feito um breve aceno pelo cardeal Oscar Rodriguez Maradiaga, coordenador do C9, durante a apresentação do livro "Todos os homens de Francisco", em Roma, no final de janeiro. "Eu ouvi um murmúrio distante – havia dito o cardeal hondurenho - que falava que o Papa está preparando um belo documento sobre a santidade. Nós todos somos chamados à santidade, se não ouvirmos este apelo, a reforma não acontece".

Já em várias ocasiões e em vários discursos, Bergoglio abordou a questão da vocação universal à santidade, tratada pelo Concílio Vaticano II, bem como o tema da alegria, central em suas exortações Evangelii gaudium e Amoris laetitia.

Gaudete et Exsultate é o quinto grande documento do pontificado, depois das duas encíclicas Lumen Fidei (escrita em parceria com Bento XVI) em junho de 2013 Laudato si’ sobre o cuidado com a criação publicado em maio de 2015, e as duas exortações apostólicas Evangelii Gaudium (novembro 2013) e Amoris Laetitia (março de 2016), esta última publicada na conclusão dos dois Sínodos dos bispos sobre a família.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

"Gaudete et Exsultate", em 9 de abril chega a nova exortação do Papa sobre a santidade - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV