A defesa da Amazônia está entre as preocupações do Papa na Colômbia

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

05 Setembro 2017

O Papa Francisco pedirá pela defesa da Bacia Amazônica, que abrange sete países, considerada o pulmão do planeta por ser a maior floresta tropical do mundo.

A reportagem é publicada por El Espectador, 02-09-2017. A tradução é de André Langer.

O Papa Francisco vai aproveitar a sua visita desta semana à cidade de Villavicencio, para fazer um apelo em favor da preservação e da proteção da Amazônia, disse, na última sexta-feira, Guzmán Carriquiry, da Pontifícia Comissão para a América Latina.

“O Papa não vai deixar de falar da Amazônia e ainda mais de Villavicencio, de onde tem a vista de Los Llanos e de toda a região amazônica. Os ensinamentos de sua encíclica Laudato Si’ estarão presentes ali”, antecipou à imprensa o professor uruguaio Carriquiry, primeiro leigo a ocupar a vice-presidência de uma comissão pontifícia.

“De um país com tanta biodiversidade, com tanta variedade étnica, olhando para a Amazônia, o Papa olha para toda a América Latina, porque se estende por boa parte dos países latino-americanos e amplia assim seu olhar”, disse.

Francisco, que começa nesta quarta-feira uma visita histórica de quatro dias à Colômbia para impulsionar o processo de paz e reconciliação, pedirá também pela defesa da Bacia Amazônica, que abrange por sete países, considerada o pulmão do planeta por ser a maior floresta tropical do mundo.

O chamado papa ecológico, por sua encíclica de 2015 sobre o meio ambiente, lançou, na última sexta-feira, junto com o patriarca Bartolomeu, um apelo conjunto aos líderes de todo o mundo para que encontrem uma solução para a mudança climática e a deterioração do planeta que afetam, sobretudo, os mais pobres e necessitados.

O dano causado pelo narcotráfico, pela guerrilha, pelos projetos extrativistas, pela monocultura nas florestas tropicais da América Latina foi diversas vezes mencionado pelo papa argentino, preocupado com o que chama de “casa comum”.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

A defesa da Amazônia está entre as preocupações do Papa na Colômbia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU