Estátua do Papa Francisco é colocada na fronteira entre o México e os Estados Unidos

Revista ihu on-line

Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

Edição: 546

Leia mais

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Mais Lidos

  • “O Papa se cansou dos ‘tesouros’. Há anos desejava a reforma das finanças”. Entrevista com Oscar Andres Maradiaga

    LER MAIS
  • “Não podemos esperar que o atual modelo econômico resolva os nossos problemas. Não resolveu e não resolverá”, constata o Papa

    LER MAIS
  • Agro é fogo: Queimadas são crimes do agronegócio!

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


22 Fevereiro 2017

Quatro metros e 60 centímetros de altura, mais de uma tonelada de peso, branca: apresenta-se assim a escultura dedicada ao Papa Francisco feita pelo artista mexicano Pedro Francisco Martínez e colocada, na quinta-feira passada, em Ciudad Juarez, na fronteira entre o México e os Estados Unidos.

A reportagem foi publicada por L’HuffingtonPost.it, 20-02-2017. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

A obra – ressalta a Rádio Vaticano – foi colocada precisamente no “Ponto”, onde está posta a fronteira entre os dois países, o lugar que o pontífice visitou há um ano, como última etapa da sua viagem ao México, em um lugar de passagem de migrantes latino-americanos rumo aos Estados Unidos.

“É um símbolo de amor, bondade e solidariedade”, explicou o artista Pedro Francisco Martínez. “O braço esquerdo é paralelo ao Rio Grande, o rio que divide o México dos Estados Unidos, para que lance uma mensagem de esperança com a pomba e una a nossa cidade com El Paso, ou seja, a cidade no Texas, Estados Unidos, logo depois da fronteira.”

“São cidades unidas – continua o escultor – que não devem ser separadas nem por um muro nem por um rio. A comunidade humana não tem fronteiras.”

Na cerimônia de inauguração, estavam presentes o prefeito da cidade mexicana, Enrique Serrano, e a orquestra Aztec, formada por 120 jovens músicos. Quem presidiu a missa de encerramento foi o bispo local, Dom José Guadalupe Torres.

Nos últimos dias, dezenas de milhares de mexicanos – informam as mídias locais – saíram às ruas para protestar contra a decisão do novo presidente dos Estados Unidos, Trump, de construir um muro na fronteira entre os dois países. Protestos também foram registrados em algumas cidades estadunidenses.

Leia mais:

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Estátua do Papa Francisco é colocada na fronteira entre o México e os Estados Unidos - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV