A Terra tem seus limites, lembra a Temporada de Criação 2020

Revista ihu on-line

Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

Edição: 546

Leia mais

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Mais Lidos

  • A horripilante foto eleitoral da ‘terrorista de direita’

    LER MAIS
  • Teóloga franciscana desafia a hipocrisia da nova encíclica papal Fratelli Tutti

    LER MAIS
  • Como o desumano entrou no humano. Artigo de Marco Revelli

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


30 Mai 2020

A comunidade cristã de 2,2 bilhões de pessoas espalhada pelo mundo está convidada para celebrar a Temporada de Criação 2020, de 1º de setembro a 4 outubro, que terá por tema “Jubileu pela Terra”, escolhido para defender a santificação da vida e dar descanso a toda a Criação. 

A reportagem é de Edelberto Behs, jornalista.

Jubilee for the Earth

“Acidentalmente ou por providência, a crise do covid-19 nos mostrou que dar um descanso à Terra pela exploração humana pode salvar a vida e a criação em geral, o que poderia nos dar uma lição ecoteológica a ser enfrentada, bem como a crise climática”, disse o consultor do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) em Cuidado para a Criação, Sustentabilidade e Justiça Climática, Dr. Louk Andrianos

A proposta de comemorar “um tempo para a Criação” durante cinco semanas surgiu na 3ª Assembleia Ecumênica Europeia reunida em Sibiu, na Transilvânia, Romênia, em 2007. A data de início e término da celebração está vinculada às tradições oriental e ocidental do cristianismo. O ano da Igreja Ortodoxa inicia no dia 1º de setembro, relembrando como Deus criou o mundo. Em 4 de outubro, católicos romanos e outras igrejas de tradição ocidental lembram Francisco de Assis, o autor do Cântico das Criaturas.

O Patriarca Ecumênico Dimistrius I, já falecido, proclamou o dia 1º de setembro como um dia de oração pelo meio ambiente. Em 2015, o papa Francisco definiu o 1º de setembro como um Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação para a Igreja Católica Apostólica Romana. Ao longo dos anos, organismos ortodoxos, católicos, protestantes e anglicanos se uniram para incentivar cristãos de todo o mundo a orar e agir em questões ecológicas

“Quando a criação é ameaçada, as igrejas e os cristãos são chamados a falar e a agir como uma expressão de seu compromisso com a vida, a justiça e o amor”, enfatiza o CMI. Ao se voltar ao cuidado com a Criação e a justiça, o organismo ecumênico mundial alerta que “o atual modelo de desenvolvimento mundial está ameaçando a vida e os meios de subsistência de muitos, especialmente entre as pessoas mais pobres do mundo”, e defende a superação desse modelo de consumo excessivo e ganância.

Um guia de serviço de oração ecumênico, com recursos litúrgicos, meditações e sugestões para a ação em defesa do meio ambiente foi preparado para a celebração do “Jubileu pela Terra”. O guia ajuda a examinar a realidade que, este ano, com o alcance global do coronavírus “revelou nossa natureza humana compartilhada e a interconectividade de nossas economias, estruturas políticas, sistemas de saúde, cadeias de produção de alimentos e sistemas de energia e transporte de modo devastador”. 

A pandemia demonstrou, prossegue o guia, que “toda rede está enraizada na terra e limitada pela capacidade da Terra de sustentar nossas demandas econômicas e ecológicas. Os efeitos injustos das mudanças climáticas são uma consequência de nossa incapacidade de encontrar um equilíbrio sustentável dessa rede”, aponta. 

A Temporada de Criação é uma celebração que envolve o CMI, o Movimento Global pelo Clima Católico, ACT Alliance, a Comunhão Mundial de Igrejas Reformadas, a Rede Ambiental da Comunhão Anglicana, a Rocha, a Federação Luterana Mundial, Christian Aid, Lausanne/WEA Creation Care e Rede Cristã Ambiental Europeia

O guia de comemoração deste ano pode ser baixado acessando aqui.

 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

A Terra tem seus limites, lembra a Temporada de Criação 2020 - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV