Por que julgamento no STF sobre parecer da AGU poder ser nova grande derrota de Bolsonaro?

Revista ihu on-line

Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

Edição: 546

Leia mais

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Mais Lidos

  • “Se vocês se sentirem como eminências, estarão fora do caminho”. As palavras do Papa Francisco aos novos cardeais quando também condenou a corrupção na Igreja

    LER MAIS
  • Como viver o Advento em tempos de quarentena

    LER MAIS
  • A vacina vai nos ajudar, mas não vai nos livrar das pandemias

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


27 Mai 2020

Julgamento virtual sobre Parecer 001 da AGU começou hoje e vai até a próxima quinta (28/5). Publicada ainda no governo Temer, medida vem sendo usada pela gestão atual para impedir e anular demarcação de Terras Indígenas.

A reportagem é de Oswaldo Braga de Souza, publicada por ISA, 25-05-2020.

Começou à meia-noite desta sexta (22) e segue até a próxima quinta (28), no Supremo Tribunal Federal (STF), o julgamento virtual que vai confirmar ou não a decisão do ministro Edson Fachin que suspendeu a validade do Parecer 001/2017 da Advocacia-Geral da União (AGU). O resultado terá consequências importantes para todos os povos indígenas. Publicado no governo de Michel Temer, o parecer vem sendo usado pela gestão de Jair Bolsonaro para impedir e anular a demarcação de Terras Indígenas (TIs).

Se ocorrer, a manutenção da decisão poderá ser considerada uma nova derrota para os principais defensores do parecer: a bancada ruralista e Jair Bolsonaro, que prometeu não demarcar “nem mais um centímetro” de Tis no país.

Fachin já apresentou seu relatório. O texto retoma sua primeira decisão, apresentada no dia 7/5. Agora, os outros ministros deverão indicar se concordam ou não com o voto. Nesse tipo de julgamento, eles não falam e não são obrigados a divulgar, neste momento, o texto dos votos que sustentam seus posicionamentos.

Entenda o que está em jogo no julgamento clicando aqui.

 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Por que julgamento no STF sobre parecer da AGU poder ser nova grande derrota de Bolsonaro? - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV