Vaticano confirma cúpula de governadores da Amazônia para o próximo dia 28

Revista ihu on-line

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Mais Lidos

  • Uma visão do suicídio no Brasil em resposta à outra visão apresentada

    LER MAIS
  • "É hora de reaprender a arte de sonhar com os xamãs nativos"

    LER MAIS
  • Não tenho nenhuma esperança de que o Governo Bolsonaro ainda se empenhe em transmutar sua visão a respeito da Amazônia. Entrevista com Dom Erwin Krautler

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


11 Outubro 2019

O Vaticano marcou para o próximo dia 28 a 1ª Cúpula dos Governadores dos Estados da Pan Amazônia. O encontro foi marcado após pedido de governadores de estados brasileiros que compõem a chamada Amazônia Legal.

Conforme o calendário, a cúpula acontecerá no dia seguinte ao término do Sínodo da Amazônia, na Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano.

A reportagem é de Matheus Leitão, publicada por G1, 09-10-2019.

Os países da chamada Pan-Amazônia são Brasil, Colômbia, Equador, Bolívia, Peru, Venezuela, Guianas e Suriname. No Brasil, nove estados compõem a Amazônia Legal: Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Rondônia, Roraima e parte de Tocantins, Mato Grosso e Maranhão.

A maioria dos governadores brasileiros já confirmou presença no encontro. Uma carta-convite foi enviada aos governadores de estados em outros países nos quais está assentada parte da floresta.

Segundo informado ao blog, parte dos governadores deverá criticar no Vaticano a política ambiental do governo Jair Bolsonaro.

Oficialmente, o tema escolhido para inaugurar a agenda de encontros dos governadores será "Caminhos e Compromissos para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia".

O objetivo da Cúpula, de acordo com o teor da carta-convite enviada aos governadores da Amazônia Legal e de outros países, é ampliar o diálogo entre os governos que compõem o território amazônico e a comunidade internacional.

Na oportunidade, os governadores poderão apresentar ao Papa Francisco e aos membros da Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano, onde será realizado o encontro, compromissos para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

No documento, os governadores e o chanceler Monsenhor Marcel Sorondo, responsável pela Academia, atribuem aos campos socioeconômicos e político-institucionais a necessidade de um novo e eficaz posicionamento em defesa da Amazônia.

As críticas poderão gerar nova rusga desses estados com o governo federal, já incomodado com o Sínodo.

Isso porque, como informado pelo G1, a mobilização dos bispos para discutir temas relacionados à Amazônia levou o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência, comandado pelo ministro Augusto Heleno, a admitir a preocupação com "alguns pontos da pauta", incluindo questões de "soberania nacional".

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Vaticano confirma cúpula de governadores da Amazônia para o próximo dia 28 - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV