Dois abraços e duas assinaturas: a viagem do Papa Francisco a Abu Dhabi

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

06 Fevereiro 2019

"A segunda assinatura foi colocada pelo Papa, ao lado de Al Tayyb e os dois governantes dos Emirados, na primeira pedra de uma nova igreja dedicada a São Francisco, um dom dos Emirados para o papa e os católicos que aqui vivem."

O comentário é de Marco Impagliazzo, presidente da Comunidade de Sant'Egidio, publicado por Vatican Insider, 05-02-2019. A tradução é de Luisa Rabolini.

A viagem do Papa Francisco a Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos (a primeira na história da Igreja de um papa na Península Arábica) foi caracterizada por dois abraços e duas assinaturas. O abraço de paz com o Grão-Imã de Al Azhar, e, portanto, com o mundo muçulmano sunita, que sela um caminho de encontros do qual sou testemunha com a Comunidade de Sant'Egidio no "Espírito de Assis". É um abraço que levou à primeira das duas assinaturas, aquela em um documento conjunto entre a Igreja Católica e Universidade de Al-Azhar (o mais importante ponto cultural e religioso do islamismo sunita) sobre a fraternidade humana pela paz mundial e a convivência comum. Nós nos declaramos irmãos com todas as implicações positivas que este nome traz em si. Como testemunhas ao abraço e à assinatura, estavam os líderes das grandes religiões mundiais e, humildemente, a Comunidade. É a realização do sonho de João Paulo II: as religiões rezam pela paz e umas pelas outras. Não mais uns contra os outros.

Assim, disse o Papa em seu discurso: "Cabe às religiões neste delicado momento histórico, uma tarefa que não se pode adiar mais: contribuir ativamente para desmilitarizar o coração do homem. A corrida aos armamentos, o alargamento das respectivas zonas de influência, as políticas agressivas em detrimento dos outros nunca trarão estabilidade. A guerra nada mais pode criar senão miséria; as armas nada mais, senão morte. A fraternidade humana impõe-nos, a nós representantes das religiões, o dever de banir toda a nuance de aprovação da palavra guerra. Restituamo-la à sua miserável crueza.".

A segunda assinatura foi colocada pelo Papa, ao lado de Al Tayyb e os dois governantes dos Emirados, na primeira pedra de uma nova igreja dedicada a São Francisco, um dom dos Emirados para o papa e os católicos que aqui vivem. É para eles o segundo abraço dessa jornada. Milhares e milhares de católicos, migrantes da Ásia e da África, que buscam um futuro nesta terra, também através da ajuda de suas famílias que muitas vezes permanecem em seus países de origem. Aqui também o papa abraçou uma periferia humana e existencial, feliz por poder receber a palavra e o abraço de um pai. O

Oriente Médio não é apenas uma terra de emigração de cristãos, mas também de imigração. O sonho é que essas pessoas encontrem aqui, além do acolhimento, uma via de integração. Desses abraços e dessas assinaturas sou testemunha feliz com toda a Comunidade de Sant'Egidio.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Dois abraços e duas assinaturas: a viagem do Papa Francisco a Abu Dhabi - Instituto Humanitas Unisinos - IHU