Temer cancela jantar após baixa adesão de aliados

Mais Lidos

  • Elon Musk e o “fardo do nerd branco”

    LER MAIS
  • O Novo Ensino Médio e as novas desigualdades. Artigo de Roberto Rafael Dias da Silva

    LER MAIS
  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

22 Mai 2017

Presidente queria demonstrar força e buscar apoio entre parlamentares da base aliada para tentar evitar debandada e barrar pedidos de renúncia e de impeachment no Congresso. Mas poucos confirmaram presença.


Michel Temer  (Foto: Beto Barata(PR)/ Congresso em Foco)

A reportagem é publicada por Congresso em Foco, 21-05-2017.

O presidente Michel Temer (PMDB) sofreu novo revés político neste domingo (21). A maioria dos parlamentares convidados por ele para jantar no Palácio da Alvorada nesta noite declinou da oferta. A intenção de Temer era reunir aliados para demonstrar força e buscar apoio no Congresso para enfrentar o pior momento de sua carreira política. O convite foi feito pelo ministro Antonio Imbassahy, da Secretaria de Governo. Poucos parlamentares, porém, aceitaram se encontrar com o presidente, que enfrenta um inquérito por corrupção, obstrução da Justiça e participação em organização criminosa, debandada em sua base, pedidos de impeachment e apelos para renunciar ao mandato.

Devido ao baixo quórum, o jantar foi transformado em um encontro informal de aliados. O presidente reuniu-se com alguns de seus ministros mais próximos, como Eliseu Padilha (Casa Civil), Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência), Osmar Serraglio (Justiça) e Raul Jungmann (Defesa). Também eram esperados outros auxiliares como Maurício Quintella (Transportes) e Helder Barbalho (Integração Nacional).

A ausência de lideranças e ministros do PSDB e do DEM é um mau sinal para Temer. Os dois partidos discutem deixar a base governista para cobrar a renúncia do presidente e, conforme o caso, até apoiar o impeachment dele. Ontem o PSB decidiu, formalmente, romper com Temer. O Podemos (antigo PTN) e o PPS já haviam tomado a decisão.

Acuado pela divulgação de áudios e dos depoimentos do empresário Joesley Batista, da JBS, Michel Temer tenta ganhar tempo. Seus advogados recorreram ontem ao Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir a suspensão do inquérito até que seja feita uma perícia nas gravações entregues por Joesley. O relator, ministro Edson Fachin, determinou a realização do exame pericial no material, mas resolveu submeter ao plenário do Supremo o pedido para suspender a investigação. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, concordou com a perícia, mas opinou contra a interrupção do inquérito.

No pronunciamento que fez nesse sábado, Temer atacou seu delator, a quem acusou de “falastrão” e de “criminoso”, e contestou a autenticidade da gravação que o compromete. 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Temer cancela jantar após baixa adesão de aliados - Instituto Humanitas Unisinos - IHU