Sínodo 2018: Vaticano quer conhecer expectativas e condições de vida dos jovens

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

16 Janeiro 2017

O Vaticano divulgou hoje o documento preparatório para o Sínodo dos Bispos de 2018, dedicado aos jovens e ao “discernimento vocacional”, anunciando a realização de um inquérito online dirigido às novas gerações.

“Está prevista uma consulta a todos os jovens, através da internet, com um questionário sobre as suas expectativas e a sua vida”, adianta o documento, disponibilizado pela sala de imprensa da Santa Sé.

A informação foi publicada por Ecclesia, 13-01-2017.

Os chamados ‘lineamenta’ incluem já um questionário próprio, com 30 perguntas sobre a relação entre jovens, Igreja e sociedade; o acompanhamento espiritual e vocacional dos mais novos, por parte dos responsáveis católicos; a pastoral juvenil vocacional; e um conjunto de questões específicas para os vários continentes.

O Papa Francisco decidiu convocar para outubro de 2018 a 15ª assembleia geral ordinária do Sínodo dos Bispos, dedicada ao tema ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’.

A publicação do documento preparatório dá início a um processo de consulta que levará à redação do instrumento de trabalho para a assembleia sinodal.

O Vaticano questiona os jovens e os responsáveis católicos sobre o descontentamento perante o atual sistema político, económico e social na Europa: “Como ouvem este potencial de protesto, para que se transforme em protesto e colaboração?”.

O texto fala numa geração “(híper)ligada”, para sublinhar que esta experiência de relacionamento através da tecnologia “estrutura a conceção do mundo, da realidade e das relações pessoais”.

À Igreja, pode ler-se, compete ajudar os jovens a criar um itinerário “reflexivo” que os ajude na transição para a vida adulta num contexto de “fluidez e precariedade”.

O documento preparatório propõe uma reflexão em três partes, começando pelas dinâmicas sociais e culturais antes da passar à abordagem do “discernimento”, como instrumento que a Igreja oferece aos mais novos para a descoberta da sua vocação.

Em terceiro lugar, são colocados em relevo os elementos fundamentais da pastoral juvenil vocacional.

O Sínodo dos Bispos pode ser definido, em termos gerais, como uma assembleia consultiva de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo, a que se juntam peritos e outros convidados, com a tarefa ajudar o Papa no governo da Igreja.

Até hoje houve 14 assembleias gerais ordinárias e três extraordinárias, as últimas das quais dedicadas à Família (2014 e 2015).

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Sínodo 2018: Vaticano quer conhecer expectativas e condições de vida dos jovens - Instituto Humanitas Unisinos - IHU