Soneto de inspiração. Vinicius de Moraes na oração inter-religiosa desta semana

Foto: Unsplash

27 Março 2020

Neste espaço se entrelaçam poesia e mística. Por meio de orações de mestres espirituais de diferentes religiões, mergulhamos no Mistério que é a absoluta transcendência e a absoluta proximidade. Este serviço é uma iniciativa feita em parceria com o Prof. Dr. Faustino Teixeira, teólogo, professor e pesquisador do PPG em Ciências da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora – MG.

Soneto de inspiração

Não te amo como uma criança, nem
Como um homem e nem como um mendigo
Amo-te como se ama todo o bem
Que o grande mal da vida traz consigo.

Não é nem pela calma que me vem
De amar, nem pela glória do perigo
Que me vem de te amar, que te amo; digo
Antes que por te amar não sou ninguém.

Amo-te pelo que és, pequena e doce
Pela infinita inércia que me trouxe
A culpa é de te amar — soubesse eu ver

Através da tua carne defendida
Que sou triste demais para esta vida
E que és pura demais para sofrer.

 

Fonte: Vinicius de Moraes. In: Eucanaã Ferraz (Org). Vinícius de Moraes. Música, poesia, prosa e teatro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2017, p. 163.

Vinicius de Moraes nos anos 1970 (Foto: Ricardo Alfieri | Wikimedia Commons)

Vinicius de Moraes (1913 - 1980): Famoso por sua presença na Música Popular Brasileira - MPB, além de músico, foi poeta, dramaturgo, jornalista e diplomata fluminense. Sua poesia é marcada pelo lirismo, já em 1932 publicou seu primeiro poema, “A transfiguração da montanha”, na revista A Ordem. Seu primeiro livro vem logo em seguida, em 1933, com a obra O caminho para a distância. Entre 1934 e 1955 trabalha em diversos jornais e atua em cargos diplomáticos representando o Brasil, além de publicar outros livros. 1956 é marcado como o ano em que conhece seu maior parceiro musical, Antônio Carlos Jobim, com quem, dois anos depois, lançaria um dos mais importantes movimentos musicais brasileiros, a Bossa Nova. O lançamento do álbum Canção do Amor Demais marca o período. Com Tom Jobim escreveu e musicou diversas letras, mas a mais famosa de todas é Garota de Ipanema. Outro grande parceiro musical foi o cantor e compositor Toquinho, com quem lançou diversos álbuns durante sua última década de vida. 

 

Leia mais