Aquele azul. Marco Lucchesi na oração inter-religiosa desta semana

Foto: Unsplash

20 Março 2020

Neste espaço se entrelaçam poesia e mística. Por meio de orações de mestres espirituais de diferentes religiões, mergulhamos no Mistério que é a absoluta transcendência e a absoluta proximidade. Este serviço é uma iniciativa feita em parceria com o Prof. Dr. Faustino Teixeira, teólogo, professor e pesquisador do PPG em Ciências da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora – MG.

Aquele azul

quase invisível

reclama
outro mais fundo
e impronunciável

Fonte: Marco Lucchesi. Domínios da insônia. Novos poemas reunidos. São Paulo: Patuá, 2019, p. 94.

Lucchesi | Foto: A.J. Andersson - Wikimedia Commons

Marco Lucchesi (1963): Membro da Academia Brasileira de Letras - ABL, ocupante da cadeira Nº. 15, é um poeta, ensaísta e professor. Lucchesi leciona na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e no Colégio do Brasil.  É graduado em História, doutor em Ciência da Literatura com pós-doutorado em Filosofia da Renascença. O imortal foi agraciado com diversos prêmios, entre os últimos, destacamos o de Doutor Honoris Causa, Universidade Aurel Vlaicu de Arad (Timisoara - Romênia), 2020; Prêmio Internacional da Latinidade, Academia Romena e Museu Nacional de Literatura Romena, 2019 e Comendador da Ordem da Estrela da Itália, 2019.

Autor com vasta obra publicada, entre poemas, livros, ensaios e traduções, apontamos suas últimas publicações poéticas em livro: Domínios da insônia. Novos poemas reunidos (São Paulo: Patuá, 2019) e Mal de amor (São Paulo: Patuá, 2018).