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O Sínodo do Papa Francisco é radical, mas não como seus críticos pensam

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11 Outubro 2023

"Dadas as tensões que o Papa está a tentar aliviar, o Espírito Santo tem muito trabalho a fazer", escreve EJ Dionne Jr., jornalista e colunista político estadunidense, em artigo publicado por The Washington Post, 09-10-2023. 

Eis o artigo.

A assembleia que o Papa Francisco abriu em Roma na semana passada é radical, embora não no sentido que os seus críticos de direita têm em mente. O seu objetivo é absolutamente revolucionário para a nossa era: ele está a tentar fazer com que os campos beligerantes da Igreja Católica se ouçam uns aos outros.

O nome misterioso da reunião – “Sínodo sobre a Sinodalidade” – traz à mente a velha piada sobre “o Departamento de Redundância”. Sinodalidade é uma palavra muito religiosa, com a qual o corretor ortográfico tem problemas e que mesmo os católicos devotos raramente invocam. Mas a sinodalidade, definida como consultar, ouvir e deliberar em conjunto (Francisco gosta da palavra “encontro”) é precisamente o objetivo do encontro. Envolve não apenas cardeais e bispos, mas também padres e leigos, incluindo mulheres – um grande passo para uma Igreja que privilegia o poder masculino.

O Sínodo tem as suas raízes no Concílio Vaticano II da década de 1960, que abriu a Igreja ao mundo, elogiou a abordagem sinodal e definiu a Igreja não em termos de alguma estrutura eclesiástica, mas como “o povo de Deus”. Hoje em dia, o “povo de Deus” católico está ferozmente dividido, não muito diferente de muitas outras tradições religiosas e nações inteiras. Isto frustra Francisco, que pensa que “a alegria do Evangelho” deveria ser suficiente para todas as facções. Ele espera que o raciocínio conjunto possa lembrá-los disso. “Acho que ele quer criar as condições para que a Igreja tenha um futuro”, disse um responsável católico envolvido no planeamento do Sínodo, que preferiu não ser identificado, “e se quiser ter um futuro, tem de aprender a conviver consigo mesmo e com estranhos também”.

O documento preparatório para o Sínodo falava de um imperativo “gerir as tensões sem ser esmagado por elas” (uma ideia que pode ser atraente neste momento no Congresso dos EUA). “Se for bem-sucedido”, acrescentou o responsável do Sínodo, “poderá mudar a forma como os católicos resolvem as suas próprias diferenças e isso poderá ser um presente para a cultura em geral”. Tais finais felizes são raros neste mundo imperfeito, e a Igreja ainda está a lidar com as consequências dos escândalos de abuso sexual, deserções em grande escala entre os jovens e prioridades diferentes no Norte e no Sul globais. A visão aberta de Francisco é em si um desafio para os tradicionalistas que pensam que a doutrina da Igreja é imutável e que a sua função é mantê-la firme e continuar a proclamá-la.

Muitos católicos progressistas – com os quais me identifico – esperam que um processo de três anos que começou com consultas entre católicos de todo o mundo possa culminar no Vaticano III e numa nova ronda de reformas importantes. Entre elas: a abertura do sacerdócio às mulheres e aos homens casados, uma mudança na abordagem doutrinária da Igreja às pessoas LGBTQ+ e divorciadas, e uma maior ênfase na justiça social e nas preocupações ambientais.

Mas os sonhos dos liberais são os pesadelos dos conservadores da Igreja, como os críticos de Francisco trouxeram para casa com uma declaração na véspera do Sínodo, na qual cinco cardeais explicaram uma série de questões céticas que tinham colocado ao papa neste verão. Os tradicionalistas alegavam que as declarações de “prelados de alto escalão” eram “abertamente contrárias à doutrina e disciplina constantes da Igreja” e poderiam “gerar grande confusão e cair no erro entre os fiéis”.

Os papas nem sempre respondem a essas perguntas (conhecidas como “dubia”), mas Francisco respondeu. Ele ofereceu um resumo clássico da visão de que não há nada de errado com uma tradição que se mantém viva respondendo a novos insights e circunstâncias. “A Igreja”, escreveu ele, “deve ser humilde e reconhecer que nunca esgota a sua riqueza insondável e precisa crescer na sua compreensão”. Ele acrescentou: “Toda corrente teológica tem seus riscos, mas também suas oportunidades”.

No curto prazo, é pouco provável que o Sínodo satisfaça as esperanças liberais ou justifique os receios conservadores. Mas isto não tranquilizará os críticos de Francisco porque a sua definição da tarefa central da Igreja difere das prescrições dos seus antecessores, os Papas Bento XVI e João Paulo II.

“O Papa Francisco está a tentar afastar-nos da mentalidade de guerra cultural”, disse Cathy Kaveny, professora de direito e teologia no Boston College. “João Paulo II e Bento XVI estavam respondendo ao problema do relativismo. O Papa Francisco reconhece que o verdadeiro problema é o niilismo, a visão de que nada nem ninguém tem valor. O que supera o niilismo não é uma discussão, mas um encontro pessoal que revela o valor das pessoas e das comunidades que elas constroem juntas”.

A abordagem do papa às questões LGBTQ+ enquadra-se neste modelo. “Ele fez uma crítica à teologia que não está suficientemente enraizada nas preocupações pastorais”, disse o reverendo David Hollenbach, teólogo moral da Universidade de Georgetown (onde leciono), referindo-se a pensar sobre como as pessoas são tratadas. Como escreveu Francisco na sua resposta aos cardeais conservadores, “não podemos ser juízes que apenas negam, rejeitam e excluem”.

O sínodo se reunirá até o final do mês e haverá outra sessão no próximo ano. Muita coisa pode acontecer ou as pessoas podem simplesmente continuar falando. No seu sermão de abertura do Sínodo, Francisco exortou os participantes a estarem “abertos às surpresas do Espírito Santo”. Dadas as tensões que o Papa está a tentar aliviar, o Espírito Santo tem muito trabalho a fazer.

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