Crise dos bispos. Papa suspende a atividade do cardeal no Paraguai

Mais Lidos

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

Por: André | 25 Julho 2014

Por disposição do Papa Francisco, Mons. Milton Trócolli cumprirá a agenda do dia, depois que o cardeal Santos Abril y Castelló desmaiou na manhã desta quinta-feira, durante uma reunião com autoridades do Alto Paraná.

A informação é publicada no jornal paraguaio ABC Color, 24-07-2014. A tradução é de André Langer.

A informação foi dada pelo secretário de Governo do Departamento de Alto Paraná, Benjamín Ozuna, que informou que o enviado do Vaticano permanecerá por uma hora a mais no Hospital Tesái, para diversos exames. Santos Abril y Castelló está lúcido e inclusive teve a oportunidade de falar com o Santo Padre, a quem comentou sobre seu estado de saúde. Posteriormente, o Papa Francisco ordenou que suspendesse a agenda prevista para esta quinta-feira e que a mesma fique a cargo de dom Trócolli.

As causas do desmaio estariam relacionadas a uma descompensação devida a uma indigestão e ao esforço realizado nos últimos dias. Felizmente, seu custódio o segurou a tempo e evitou que batesse a cabeça.

Para a tarde da quinta-feira estava prevista uma missa na catedral de Ciudad del Este. A participação do cardeal dependia do seu estado de saúde. Entretanto, os leigos e padres expulsos da diocese aguardavam uma comunicação oficial sobre a mudança na agenda. Em princípio, a reunião foi reprogramada para as 16h.

O cardeal está no Paraguai em missão oficial do Vaticano para investigar a grave crise instaurada entre os bispo de Ciudad del Est e o arcebispo de Assunção.

Veja também: