Itaipu doou 300.000 dólares e um teatro à Diocese de Ciudad del Este

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Mais Lidos

  • “Se vejo o Evangelho apenas de maneira sociológica, sim, sou comunista, e Jesus também”. Entrevista com o Papa Francisco

    LER MAIS
  • Eu, o tirano. Entrevista com Éric Sadin

    LER MAIS
  • Dois teólogos questionam o Concílio Vaticano II sobre questões que nunca havia se posto...

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Por: Jonas | 24 Julho 2014

A represa Itaipu, compartilhada entre Brasil e Paraguai, doou 300.000 dólares e um teatro à Diocese de Ciudad del Este, que está sendo investigada por uma missão do Vaticano pela polêmica gerada pela presença de um sacerdote argentino acusado de abusos sexuais, disseram, hoje, várias fontes.

A reportagem é publicada por Religión Digital, 23-07-2014. A tradução é do Cepat.

A própria diocese, comandada pelo bispo do Opus Dei, Rogelio Livieres, a quem um grupo de leigos acusa de má administração dos fundos, afirmou em um comunicado emitido por ocasião da visita dos enviados do Santo Padre, que usou os 300.000 dólares para manter seu novo Seminário, que atende aproximadamente 200 pessoas.

Livieres se defendeu das acusações do líder leigo Javier Miranda de má administração das doações concedidas pela Itaipu e “pela dilapidação do patrimônio imobiliário da Diocese”, e disse que todos os gastos foram realizados “sem desvios para bolsos de particulares”.

O bispo qualificou Miranda de “agitador político, pouco familiarizado com o rigor da verdade”.

A hidrelétrica entregou os 300.000 dólares no início do episcopado de Livieres, em 2004, segundo a informação do porta-voz de imprensa da Diocese de Ciudad del Este, o padre David Sánchez, e um porta-voz da Itaipu, ao passo que o teatro foi concedido no ano passado, segundo os registros.

A Área financeira da Itaipu afirma que o valor total do imóvel, com a edificação existente no local, com uma superfície de 2.836 metros quadrados, é de 1,5 milhão de dólares.

Sánchez afirmou que o cardeal espanhol Santos Abril y Castelló, em companhia de Milton Luis Tróccoli Cebelio, bispo auxiliar de Montevidéu, chegaram à noite ao bispado de Alto Paraná para realizar uma “visita apostólica”, disposta pelo papa Francisco, “com o objetivo de oferecer uma assistência para o bem dessa igreja particular”.

Abril y Castelló, figura de confiança do Santo Padre, Arcipreste da Basílica romana Santa Maria Maior e presidente da Comissão Cardinalícia de Vigilância do Instituto para as Obras de Religião (IOR), presidiu uma missa na capela do bispado, antes de falar a sós com alguns sacerdotes.

De sua parte, Tróccoli Cebelio foi até o Seminário Maior São José, onde conversou com alguns dos seminaristas, segundo a fonte.

A visita acontece após a peleja, dos últimos meses, entre o arcebispo de Assunção, Pastor Cuquejo, e Livieres, pelo fato deste último ter como “número dois” de sua diocese o sacerdote argentino Carlos Urrutigoyti, que foi acusado nos Estados Unidos de abusos sexuais.

“Não entrarei nisso, unicamente o Santo Padre quis e quer estar informado, ter uma presença e poder falar entre nós e dialogar”, explicou ontem o cardeal espanhol à imprensa, no Palácio de Governo da capital, após se reunir com o presidente paraguaio Horacio Cartes.

Urrutigoyti, que trabalha em Ciudad del Este há nove anos e há dois é o segundo da diocese, foi acusado em 2002 por um estudante da Academia Saint Gregory, na Pensilvânia (Estados Unidos), de ter lhe oferecido “direção espiritual”, dormindo com ele, e mais tarde de atacá-lo sexualmente junto ao reverendo Eric Ensey.

Essa denúncia foi seguida de ao menos outras três acusações: de compartilhar a cama e aproximações sexuais com outras pessoas, que foram resolvidas com altas indenizações, segundo várias fontes.

Cuquejo sugeriu, em junho passado, reabrir uma investigação para averiguar se são certas as acusações de abuso contra Urrutigoity, a quem Livieres respondeu chamando-lhe de “homossexual” em atos públicos e para os meios de comunicação.

A Diocese de Ciudad del Este manifestou-se, em um comunicado divulgado no último dia 12 de junho, para que seja realizada “qualquer investigação ou visita apostólica que se deseje”.

“Jamais alguma vítima que tenha sido menor acusou de algum crime Carlos Urrutigoity”, segundo o texto, no qual se enfatiza que há “apenas três acusações concretas apresentadas devidamente contra este presbítero”, mas não dá detalhes sobre as mesmas.

Após essas acusações nos Estados Unidos, o sacerdote argentino foi suspenso em 2002 e enviado ao Canadá para que passasse por exames psicológicos no Instituto Southdown, especializado em tratar religiosos com problemas mentais.

Tanto a Diocese de Scranton, na Pensilvânia, como antigos professores do seminário onde estudou Urrutigoity recomendaram ao bispo de Ciudad del Este, ao núncio apostólico no Paraguai e ao núncio nos Estados Unidos que não o admitissem.

Veja também:

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Itaipu doou 300.000 dólares e um teatro à Diocese de Ciudad del Este - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV