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Um catolicismo pós-papal? Artigo de Sergio Di Benedetto

Foto: Vatican News

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17 Outubro 2025

A voz menos incisiva do Papa em muitas questões abre espaço para vozes mais locais: mas isso exige mudanças de expectativas e perspectivas. Estamos prontos?

O artigo é de Sergio Di Benedetto, professor de Literatura Italiana na Universidade da Suíça Italiana, em Lugano, publicado por Vino Nuevo, 16-10-2025.

Eis o artigo.

Há quem gostaria de uma declaração mais clara de Leão XIV sobre a Palestina, uma condenação mais dura da guerra, uma preocupação maior com Gaza; há quem o gostaria em Kiev ou em sua Chicago natal, onde a situação está cada vez mais acirrada.

Há quem gostaria de um discurso para sabotar o sínodo, ou para relançá-lo. Em suma, em muitas questões, mesmo aquelas de relevância imediata e trágica, muitos gostariam de um Leão XIV mais incisivo. E eu também, confesso, às vezes me encontro nessa situação...

Então paro para refletir. E observo.

A voz de Prevost é menos pronunciada — devido ao seu caráter, timidez, postura intelectual e educação.

Em vez disso, ouvem-se as vozes de Pizzaballa, Parolin, Cupich, Zuppi, Irmã Clémence... ou seja, ouvem-se vozes locais, mais conhecedoras de certos temas, nas situações mais complexas e dolorosas. Pessoas que vivem, que têm a mão na massa, e a profundidade de pensamento, fé e humanidade para falar e ser autoritárias.

Talvez, já em pleno século XXI, tenhamos chegado a um catolicismo menos papal, ou pós-papal? Um catolicismo em que as vozes locais, as igrejas do mundo e seus pastores, e os próprios fiéis, possam fazer-se ouvir porque a do Papa é menos poderosa?

Não sei até que ponto isso é um desejo, uma escolha, uma necessidade, uma consequência natural de uma personalidade reservada (a de Leão XIII). No entanto, talvez estejamos diante de um catolicismo pós-papal, que conclui a era de comunicação e governança que começou com o carismático João Paulo II e terminou com o carismático Francisco.

Isso também significaria ter vozes dissonantes e conflitantes: algo que, aliás, vem acontecendo há anos, quando a polarização já era muito forte com Bergoglio e seus detratores (a quem foi concedida ampla liberdade de expressão, mesmo dentro do Colégio Cardinalício, para além de narrativas interesseiras).

Um catolicismo pós-papal, então? Isso teria muitas consequências, a começar pelo potencial de maior responsabilidade por parte dos fiéis individuais: o papa não é mais o tomador de decisões finais em todas as questões sob o sol, sua palavra não é mais a decisiva para o mundo católico. Há pessoas mais competentes, mais experientes e mais educadas em áreas específicas: o papa não é mais "tudo" (supondo que fosse antes). E isso poderia realmente ser um passo à frente: seja chamado de colegialidade ou sinodalidade, partilha ou fraternidade; seja simplesmente sermos discípulos, com diferentes dons, carismas e papéis, do único Jesus de Nazaré. Mas a consequência não é insignificante; o barco abrange muitas figuras. Assim, por exemplo, o que Pizzaballa diz sobre Gaza importa mais, o que Cupich diz sobre Chicago, e assim por diante. Até mesmo a voz tênue, mas decisiva, da Irmã Clémence, das Pequenas Irmãs de Jesus, uma voz com autoridade ao falar sobre os pobres.

Um catolicismo pós-papal exige uma conversão de perspectiva, comunicação e expectativas: estamos prontos?

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