• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Leão XIV navega pelas tensões entre a Igreja, o judaísmo e a guerra em Gaza. Artigo de Tom Roberts

Mais Lidos

  • Com promessas de identidade e pertencimento, fóruns online arrastam meninos e homens para ideologias machistas, racistas e antidemocráticas

    A manosfera online seduz e radicaliza meninos e homens. Entrevista especial com Elisa García Mingo

    LER MAIS
  • Os Estados Unidos estão caminhando em direção a um estado de tecnovigilância em massa

    LER MAIS
  • Periferias: Nossa Gaza em câmera lenta? Artigo de Ricardo Queiroz Pinheiro

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    Ascensão do Senhor – Ano C – No seguimento de Jesus voltar para as Galileias da nossa existência

close

FECHAR

Revista ihu on-line

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

04 Junho 2025

"A implacável campanha de Israel em Gaza criou tensões que ameaçam corroer a relação entre católicos e judeus que se desenvolveu desde a promulgação em 1965 do documento Nostra Aetate do Concílio Vaticano II, que revolucionou o relacionamento da Igreja com religiões não cristãs", escreve Tom Roberts, jornalista e autor de A Igreja Católica emergente: a busca de uma comunidade por si mesma (2011) e "Joan Chittister: sua jornada da certeza à fé (2015), em artigo publicado por National Catholic Reporter, 03-06-2025.

Eis o artigo.  

O Papa Leão XIV inicia seu mandato enfrentando um emaranhado quase impenetrável de tensões globais, nenhuma mais carregada de implicações perigosas para católicos e judeus do que a destruição contínua de Gaza por Israel.

O mundo quer saber a posição do novo papa em tudo, seja na invasão russa da Ucrânia; nos conflitos civis em lugares como Etiópia, Mianmar e Síria; na ascensão do autoritarismo globalmente; nos ataques mundiais às instituições democráticas; ou na demonização de ondas sem precedentes de imigrantes que buscam segurança contra regimes opressores e pobreza extrema.

Pode-se desculpá-lo por demorar um pouco para resolver as coisas. Em vez disso, Leão entrou na briga quase imediatamente, destacando em dois momentos o emaranhado mais difícil para os católicos — nossa relação com o judaísmo e a resposta da Igreja à atual campanha militar israelense em Gaza.

"O diálogo teológico entre cristãos e judeus continua sendo sempre importante e próximo do meu coração", disse o papa em 20 de maio. "Mesmo nestes tempos difíceis, marcados por conflitos e mal-entendidos, é necessário dar continuidade ao impulso deste nosso precioso diálogo".

No dia seguinte, em sua primeira audiência geral de quarta-feira na Praça São Pedro, ele levantou a questão da violência em Gaza.

"A situação na Faixa de Gaza é cada vez mais preocupante e dolorosa", disse Leão. "Renovo meu sincero apelo para que seja permitida a entrada de ajuda humanitária digna e para que se ponha fim às hostilidades, cujo preço dilacerante está sendo pago por crianças, idosos e doentes".

A implacável campanha de Israel em Gaza criou tensões que ameaçam corroer o relacionamento entre católicos e judeus que se desenvolveu desde a promulgação em 1965 do documento Nostra Aetate do Concílio Vaticano II, que revolucionou o relacionamento da Igreja com religiões não cristãs.

Nostra Aetate tinha um significado particular para os judeus, dada a longa e violenta história antissemita da Igreja. Reconhecendo as raízes do cristianismo no judaísmo, o concílio declarou: "Sendo tão grande o patrimônio espiritual comum a cristãos e judeus, este sagrado sínodo quer promover e recomendar a compreensão e o respeito mútuos que são fruto, sobretudo, de estudos bíblicos e teológicos, bem como de diálogos fraternos".

É razoável inferir que Leão está criando um espaço — estabelecendo uma distinção — entre a necessidade de buscar o diálogo teológico e avaliar as exigências em qualquer momento da política e das atividades militares israelenses.

A distinção é essencial para a integridade do diálogo de ambos os lados, embora seja extremamente difícil mantê-la, dado que os extremos de ambos os lados se destacam em monopolizar a economia da atenção em torno dessas questões.

Aqueles que romantizam a causa palestina ou diminuem a violência hedionda do Hamas enquanto se envolvem em tropos antissemitas em nome da justiça obliteram a história, ignoram a hostilidade anti-israelense em toda a região e violentam a própria ideia de justiça.

Da mesma forma, aqueles que continuam tentando justificar o ataque em curso em Gaza, acusando de antissemitismo qualquer crítica à violência que tira a vida de inocentes, diminuem sua própria credibilidade. Eles esvaziam o termo antissemitismo de sua importância e do peso histórico que ele deveria transmitir.

Um artigo recente no The Jerusalem Post, escrito por Ilon Mor, um diplomata israelense aposentado, atribuiu a culpa pelo aumento das tensões ao Papa Francisco. Ao mesmo tempo em que anunciava o progresso no relacionamento desde a Nostra Aetate, o escritor observou: "No entanto, o caminho para o entendimento mútuo não tem sido tranquilo. As tensões persistiram, principalmente durante o pontificado do Papa Francisco, cujas críticas públicas às ações de Israel durante o conflito de Gaza em 2023 foram amplamente percebidas em Jerusalém e entre as comunidades judaicas como desequilibradas e insensíveis".

O escritor viu um contraponto em uma carta que Leão escreveu em 8 de maio, poucos dias após sua eleição, ao Rabino Noam Marans, diretor de Assuntos Inter-religiosos do Comitê Judaico Americano. Na carta, Leão assegurou seu "compromisso em continuar e fortalecer o diálogo e a cooperação da Igreja com o povo judeu, no espírito da declaração Nostra Aetate, de 1965, do Concílio Vaticano II".

A avaliação de Mor sobre Francisco, no entanto, ignora a reputação do falecido papa como amigo do judaísmo e de Israel e sugere que devemos sempre concordar com as ambições políticas e militares de "nossos irmãos mais velhos na fé de Abraão", para usar a descrição de São Papa João Paulo II.

Independentemente de como Leão seja percebido no momento, e de quão inextricavelmente ligado o Estado secular de Israel esteja ao judaísmo, é improvável que as tensões se evaporem tão cedo. Leão, assim como Francisco, certamente não ignorará os apelos do Cardeal Pierbattista Pizzaballa, patriarca ecumênico de Jerusalém, que descreveu a situação em Gaza como "inconcebível".

"Não conseguimos entender isso e não podemos aceitar isso. Apelamos a todas as pessoas para que resolvam este conflito de uma maneira diferente", disse ele. "A fome não está resolvendo a situação, só está piorando. Isso não é aceitável. Não é maneira de resolver um conflito, só está gerando ódio".

Leão também não poderá ignorar, como seu antecessor não pôde, os católicos em Gaza. Francisco fazia uma ligação noturna ao Padre Gabriel Romanelli, pároco da Paróquia Sagrada Família, e ouvia em primeira mão sobre a morte e a fome, e o que a pequena paróquia estava fazendo para ajudar os mais necessitados.

Mais de 53 mil pessoas morreram em consequência dos ataques israelenses. Um número excessivo de mortos eram não combatentes. O maior fardo, como observou Leão, recai sobre "as crianças, os idosos e os doentes".

A UNICEF estima agora que cerca de 17 mil crianças na Faixa de Gaza foram separadas de seus pais.

É significativo notar também que os israelenses estão pouco unidos em apoio à continuação da guerra e ao bloqueio da ajuda humanitária imposto pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. Os motivos para a resistência e a desobediência civil são variados, mas centenas de milhares de pessoas se manifestaram nos principais centros populacionais de Israel e em frente à residência pessoal de Netanyahu para protestar.

Seja lá o que Israel ganhe, seja lá o que Netanyahu considere necessário para salvar seu futuro político, o desastre humanitário, inquestionável, é incompreensível. Está, como disse o patriarca ecumênico, "apenas gerando ódio".

A relação entre católicos e judeus não é uma questão simples. O diálogo e a relação gerados pela Nostra Aetate, um reconhecimento do mal causado aos judeus por séculos de animosidade e ódio católicos, são mais importantes do que nunca. Mas esse diálogo não teria sentido se, em busca de tranquilidade, se tornasse a razão pela qual a Igreja ignorasse o enorme sofrimento e a tragédia humana que testemunhamos hoje em Gaza.

Leia mais

  • Papa apela à paz na Ucrânia e em Gaza em meio a nova violência
  • Leão XIV começa a mostrar (um pouco) as cartas do seu pontificado
  • “Uma paz desarmada e desarmante”. A preocupação pastoral maior do Papa Leão XIV. Artigo de Francisco de Aquino Júnior
  • A diplomacia de Leão. Artigo de Lucio Caracciolo
  • Santa Sé e Rússia. Parolin: “Estamos disponíveis, sem retorno até agora”
  • A diplomacia prudente de Leão XIV para sediar as negociações entre Ucrânia e Rússia
  • Ucrânia x Rússia. Os movimentos e viagens dos cardeais. É assim que o Vaticano prepara a cúpula
  • Mediação de Prevost oferece a Kiev a Santa Sé para cúpula com Moscou
  • Papa pacificador? Leão XIV se oferece para mediar disputas em guerras globais
  • Papa Leão XIV pede ajuda para chegar a Gaza e fim das hostilidades em sua primeira audiência geral
  • "Pacificador" Trump: não impede o genocídio de Netanyahu e acusa Putin de ser "louco" e "brincar com fogo"
  • Quantas crianças de Gaza morrerão enquanto Trump toma café com os reis do petróleo? Artigo de Mahmoud Mushtaha
  • "Israel e seus apoiadores desencadearão o caos pelo mundo". Entrevista com Pankaj Mishra
  • A nova Idade das Trevas começa em Israel. Artigo de Chris Hedges
  • Palestina. O último capítulo do genocídio. Artigo de Chris Hedges
  • O mundo está inerte diante da ofensiva final de Israel contra a Palestina. Entrevista especial com Bruno Huberman
  • Israel condena Gaza à fome: "Comemos folhas de árvores ou capim"
  • Relatório inédito do IPC expõe crise alimentar devastadora na Faixa de Gaza
  • Fome atinge 2 milhões em Gaza, segundo OMS; Netanyahu diz que vai agir por "razões diplomáticas"
  • Gaza. “Nunca tínhamos visto uma população civil passar tanta fome, de forma tão rápida e absoluta”
  • Gaza tem cada vez mais fome: “Se consigo comida, é uma vez por dia”
  • “Morre-se de fome na Faixa. Netanyahu aniquila os palestinos”
  • Gaza: contarei como são a fome e a sede infligidas por Israel. Mas o mundo observa e fica em silêncio
  • "Faltam palavras para descrever o dia a dia dos palestinos", diz ex-presidente da Médicos Sem Fronteiras
  • Gaza, Israel aprova conquista e ocupação total. Entrada de ajuda adiada
  • Gaza, 40 dias sem ajuda: “De todas as tragédias, a fome é a mais brutal”
  • Adolescente brasileiro-palestino assassinado de fome e tortura por "israel". X - Tuitadas
  • “Em Gaza estamos à beira da fome, faltam apenas mais alguns dias para evitá-la”. Entrevista com Olga Cherevko
  • A fome de Gaza. Artigo de Francesca Mannocchi
  • O general no labirinto de Gaza: “A única maneira de vencer é matá-la de fome”
  • Wesam Amer, Reitor de Comunicação da Universidade de Gaza: “A mídia ocidental adotou a narrativa israelense”
  • “O mundo assiste a um genocídio ao vivo em Gaza”, diz Anistia Internacional
  • Israel mata 100 em Gaza nas últimas 48 horas
  • O silêncio dos crucificados de Gaza nos julga. Artigo Giuseppe Savagnone
  • Guerra de Gaza: Shuja'iyya é uma "cidade fantasma", imprensa pede acesso ao enclave palestino

Notícias relacionadas

  • Papa abre a Porta Santa: “Bangui é a capital espiritual do mundo”

    LER MAIS
  • A luta de Bergoglio contra a economia que mata e suas tensões na Argentina. Entrevista especial com Eduardo de la Serna

    LER MAIS
  • "Esta economia mata. Precisamos e queremos uma mudança de estruturas", afirma o Papa Francisco

    LER MAIS
  • Discurso do Papa Francisco sobre gênero nas escolas é considerado ambíguo, desatualizado

    O discurso do Papa Francisco de que as escolas estão ensinando as crianças que elas podem escolher o seu sexo – o que seria um[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados