Gänswein: “As palavras de Bento XVI, como sucessor de Pedro, não foram aceitas”

Mais Lidos

  • Elon Musk e o “fardo do nerd branco”

    LER MAIS
  • O Novo Ensino Médio e as novas desigualdades. Artigo de Roberto Rafael Dias da Silva

    LER MAIS
  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

05 Janeiro 2023

  • A mídia vaticana conversou com Georg Gänswein, secretário do Papa emérito Bento XVI, falecido em 31 de dezembro: uma lembrança comovente de suas últimas horas e dos muitos anos passados ​​ao seu lado;
  • "Eu disse a todos: 'Vou ligar imediatamente para o Papa Francisco, ele é o primeiro a saber'. Liguei para ele e ele disse: 'Vou imediatamente!' Disse a todos: 'Fiquem'. O Papa cumprimentou, ofereci-lhe uma cadeira, sentou-se ao lado da cama e rezou. Deu a bênção e despediu-se";
  • Sobre sua renúncia: "A pura verdade é esta: ele não tinha mais forças para dirigir a Igreja, como disse naquele dia em latim. Perguntei-lhe: 'Santo Padre, por que em latim?' linguagem da Igreja.' Engana-se quem pensa que pode ou deve encontrar alguma outra razão.";
  • "Procurei fazer o que havia prometido: rezar, estar presente e, sobretudo, acompanhar com a oração o meu sucessor", confessou o Papa emérito ao seu secretário pessoal.

Triste, comovido, mas ao mesmo tempo em paz. O Arcebispo Georg Gänswein, Prefeito da Casa Pontifícia e secretário particular primeiro do Cardeal Joseph Ratzinger e depois de Bento XVI, narra nos estúdios da Rádio Vaticano os últimos momentos da existência terrena do homem que serviu à Igreja como Bispo de Roma em 2005 para 2013, antes de tomar uma decisão histórica com sua renúncia ao papado há quase dez anos.

A entrevista com arcebispo Georg Gänswein, secretário pessoal de Bento XVI, é de Silvia Kritzenberger, reproduzida por Religión Digital, 04-01-2023.

Eis a entrevista.

Milhares de fiéis prestaram homenagem aos restos mortais do papa emérito. Você passou grande parte da sua vida com ele, como você vive esse momento?

Humanamente, muito sofrido. Espiritualmente, muito bom. Eu sei que o Papa Bento está agora onde queria ir.

Qual foi o espírito com o qual Bento XVI viveu estes últimos dias? Quais foram suas últimas palavras?

Não ouvi suas últimas palavras com meus próprios ouvidos, mas na noite anterior à sua morte foram ouvidas por uma das enfermeiras de plantão. Por volta das três: 'Senhor, eu te amo'. A enfermeira me disse de manhã assim que cheguei ao quarto, foram as últimas palavras realmente compreensíveis.

Normalmente rezamos os louvores diante de sua cama: também naquela manhã eu disse ao Santo Padre: 'Façamos como ontem: eu rezo em voz alta e você se une espiritualmente'. Na verdade, ele não conseguia mais orar em voz alta, estava muito cansado. Aí ele só abriu um pouco os olhos - ele havia entendido a pergunta - e acenou com a cabeça. Então eu comecei.

Por volta das 8 horas ele começou a respirar cada vez mais com dificuldade. Havia dois médicos lá - Dr. Polisca e um socorrista - e eles me disseram: 'Temos medo de que tenha chegado a hora de você suportar sua última luta na terra. Chamei os memorandos e também a irmã Brígida, mandei virem porque ela estava morrendo. Naquele momento ele estava lúcido. Eu havia preparado com antecedência as orações que acompanham o moribundo, e rezamos por cerca de 15 minutos, todos juntos, enquanto Bento XVI respirava cada vez com mais dificuldade, cada vez que via que não conseguia respirar bem. Então olhei para um dos médicos e perguntei: "Mas ele está morrendo?" Ele me disse: 'Sim, começou, mas não sabemos quanto tempo vai durar .

E depois o que aconteceu?

Nós estávamos lá, cada um de nós rezou em silêncio e às 9h34 ele deu seu último suspiro. Então continuamos as orações, não mais pelos moribundos, mas pelos mortos. E concluímos cantando "Alma Redemptoris Mater". Morreu na oitava do Natal, sua estação litúrgica preferida, no dia de um de seus predecessores: São Silvestre, Papa sob o imperador Constantino. Ele havia sido eleito na data em que se comemora um Papa alemão, São Leão IX, da Alsácia; ele morreu no dia de um papa romano, São Silvestre. Eu disse a todos: 'Vou ligar imediatamente para o Papa Francisco, ele é o primeiro a saber'. Liguei para ele e ele disse: "Vou já!". Aí ele veio, eu o acompanhei até o quarto onde ele morreu e disse a todos: 'Fiquem'. O Papa cumprimentou, ofereci-lhe uma cadeira, sentou-se ao lado da cama e rezou. Ele deu sua bênção e disse adeus. Isso ocorreu em 31 de dezembro de 2022.

Que palavras do seu testamento espiritual mais o emocionaram?

A vontade como tal foi o que mais me comoveu. Escolher algumas palavras é difícil, devo dizer. Mas este testamento já havia sido escrito em 29 de agosto de 2006: festa litúrgica do martírio de São João Batista. Está escrito à mão, muito pequeno mas legível, no segundo ano do seu pontificado. Em alemão diz "O-Ton Benedikt", que significa "este é o Bento". Se eu tivesse um texto como tal, sem conhecer o autor, eu o teria reconhecido. Dentro está o espírito de Bento. Lendo-o ou meditando nele, vê-se que é dele. Está tudo aqui, em duas páginas .

É, enfim, um agradecimento a Deus e à família...

Sim. É uma ação de graças, mas é também um encorajamento para os fiéis, para que não se deixem levar por nenhuma suposição, seja no campo teológico ou filosófico, nem em qualquer outro . Em suma, é a Igreja que comunica, é a Igreja, Corpo vivo de Cristo, que comunica a fé a todos e para todos. Às vezes, mesmo na teologia, se existem teorias muito esclarecidas, ou teorias que parecem assim, pode ser que depois de um ano ou dois já tenham passado. É a fé da Igreja Católica, é ela que verdadeiramente nos liberta e nos põe em contato com o Senhor.

Qual é a mensagem mais forte do seu pontificado?

A sua força reside no lema que escolheu quando se tornou arcebispo de Munique, citando a terceira carta de João: "cooperatores veritatis", isto é, "cooperadores da verdade", o que significa que a verdade não é algo pensado, mas que ele é uma pessoa: é o Filho de Deus. Deus encarnou em Jesus Cristo, em Jesus de Nazaré, e esta é a sua mensagem: não siga uma teoria sobre a verdade, mas siga o Senhor. "Eu sou o caminho, a verdade e a vida". Esta é a sua mensagem. Uma mensagem que não é um peso: é uma ajuda para carregar todos os pesos de cada dia , e isso dá alegria. Os problemas existem, mas quanto mais forte a fé, mais forte deve ser a fé para ter a última palavra.

O mundo jamais esquecerá aquele 11 de fevereiro de 2013, o anúncio de sua renúncia. Há quem continue a dizer que não foi uma eleição livre ou mesmo que de alguma forma ele quis continuar a ser Papa. O que você acha?

Eu mesmo fiz esta mesma pergunta em várias situações dizendo: "Santo Padre, eles estão procurando uma interpretação sobre o anúncio de 11 de fevereiro depois do consistório. Eles estão olhando, olhando, olhando...". Bento respondeu: "Aqueles que não acreditam que o que eu disse é o verdadeiro motivo da renúncia, não acreditarão em mim, mesmo que eu lhes diga agora: "Acredite em mim, é assim! ". Este é e continua sendo o único motivo e não devemos esquecê-lo. Ele previu esta decisão para mim: 'Devo fazê-lo.'

Fui um dos primeiros que tentou dissuadi-lo. E ele respondeu secamente: 'Olha, não estou pedindo a sua opinião, mas estou lhe comunicando a minha decisão. Eu orei, eu sofri. Há quem não acredite ou faça teorias, dizendo que "ele deixaria uma parte, mas ficaria com outra", etc.: todos os que dizem isso só fazem teorias sobre uma palavra ou outra e no final não confiam em Bento, no que ele disse. Isso é realmente uma afronta para ele.

Claro que cada um tem sua vontade, sua liberdade, e pode falar coisas que fazem ou não sentido. Mas a verdade nua é esta: ele não tinha mais forças para liderar a Igreja, como disse em latim naquele dia. Perguntei-lhe: "Santo Padre, por que em latim?" Ele respondeu: "Esta é a linguagem da Igreja." Engana-se quem pensa que pode ou deve encontrar algum outro motivo. Comunique o real motivo. Amém.

Que aspecto mais o impressionou na convivência com Bento durante seu longo período como emérito?

Quase dez anos. Bento - ora como cardeal, ora como professor - tinha um grande dom. Muitos dizem humildade: sim, é verdade, mas também - talvez isso não fosse tão óbvio - a capacidade de aceitar quando as pessoas não concordavam com o que diziam . Como professor, isso é normal: há o confronto, o discurso, a “briga” entre diferentes argumentos.

Palavras fortes também são usadas nesse contexto, mas sem nunca ferir e, se possível, sem ser polêmica. Outra coisa é quando alguém é bispo e depois papa: ele prega e escreve não como um particular, mas como alguém que recebeu o mandato de pregar e ser pastor de um rebanho. O Papa é a primeira testemunha do Evangelho, mais ainda, do Senhor. E aí vimos que as suas palavras, as palavras do Sucessor de Pedro, não foram acolhidas. Mas isso nos diz que a liderança da Igreja não se faz só mandando, decidindo, mas também sofrendo, e essa parte do sofrimento não foi pouca. Quando se tornou emérito, certamente toda a responsabilidade e todo o pontificado haviam terminado para ele.

Você pensou que viveria tanto tempo depois de sua renúncia?

Há cerca de três meses eu disse a ele: 'Santo Padre, estamos chegando ao meu décimo aniversário de episcopado: Epifania 2013, Epifania 2023. Devemos celebrá-lo'. Mas também significa dez anos desde sua renúncia. Algumas pessoas me dizem: 'Mas como é que ele desistiu de dizer que não tinha mais forças e depois continua a viver dez anos? E ele respondeu: 'Devo dizer que sou o primeiro a ficar surpreso que o Senhor tenha me dado mais tempo. Eu pensei um ano no máximo, e Ele me deu dez! E 95 é uma boa idade, mas os anos e a velhice também têm seu peso, mesmo para um "papa emérito".

E acrescentou: "Aceitei e tentei fazer o que havia prometido: rezar, estar presente e, sobretudo, acompanhar o meu sucessor com a oração. E isto é muito bonito. Recomendo também a alguns que têm problemas com isso para reler o que disse Bento, agradecendo ao Papa Francisco na Sala Clementina no 65º aniversário de sua ordenação sacerdotal.

Finalmente, uma vez eu disse a ele brincando, não muito elegantemente: 'Santo Padre, você fez a conta, sem o dono do restaurante, ("Santo Padre lei ha fatto i conti senza l'oste)... Ele respondeu: 'Não: aceitei o que o Senhor me deu'. Ele me deu isso, devo agradecê-lo. Esta é a minha convicção. Outros podem ter outras ideias, teorias ou convicções, mas esta é a minha."

Qual foi a maior lição de sua vida e do que você mais sentirá falta em Joseph Ratzinger?

O maior ensinamento é que a fé escrita, falada e proclamada não é apenas algo dito e pregado, mas algo vivido. Ou seja, o exemplo para mim é que a fé aprendida , ensinada e proclamada tornou-se a fé vivida. E isso para mim - mesmo neste momento em que estou sofrendo, não sozinha - é um grande alívio espiritual.

Em seu testamento, Bento XVI escreveu: "Se nesta hora tardia de minha vida eu olhar para as décadas que vivi, vejo antes de tudo quantos motivos tenho para agradecer". Ele era um homem feliz e realizado?

Era um homem profundamente convencido de que no amor do Senhor nunca se erra, ainda que humanamente se erre muito. E esta convicção deu-lhe paz e - pode-se dizer - esta humildade e também esta clareza. Ele sempre dizia: 'A fé deve ser uma fé simples, não simplista, mas simples. Porque todas as grandes teorias, todas as grandes teologias são baseadas no fundamento da fé. E este é e continua sendo o único alimento para si mesmo e também para os outros".

Obrigado por estar conosco

Sou eu quem vos agradece este convite: vim com muita boa vontade e sei bem que o Papa Bento se sentiu muito apoiado e também - se posso dizer assim - amado, amado pelo que fez, e também rodeado de seu carinho.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Gänswein: “As palavras de Bento XVI, como sucessor de Pedro, não foram aceitas” - Instituto Humanitas Unisinos - IHU